Jump to content

Alexandre Sales

Turma 21
  • Interações

    244
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Alexandre Sales

  1. Fala Michel!! Em que módulo você está? Essa informação me ajuda a dizer quais respostas você ainda via encontrar nas aulas. Escolher onde e como via investir depende muito dos seus objetivos, e o ideal é não aportar em nada até acabar o módulo 8. Até lá, por tudo no Tesouro Selic. Até porque faltaria também diversificação no seu exemplo (mesmo sendo um conservador que só investe em renda fixa, tem muuuitas outras ótimas oportunidades nesses mercado hoje em dia). Sobre o valor, também vale a pena checar se é uma quantia grande pra você (maior do que 5-6x seus aportes mensais habituais), porque se for, pode ser interessante fracionar, mesmo falando de Tesouro. Dito isso, vamos ao que você perguntou!! Cada título do Tesouro tem uma função diferente na carteira. O Tesouro Selic serve basicamente pra manter grana que vai ficar parada (e que você não vi precisar com liquidez imediata) ou pra parte da sua reserva de emergência. O IPCA te protege da inflação, é bem vantajoso pegar em momentos que essa preocupação está baixa e a parte pós-fixada (o valor depois do "IPCA+) está mais alto. Acima de 6% é bem legal. O prefixado protege sua rentabilidade. Agora é um momento bom também, esse valor que você pôs é bom demais. Esses 2 últimos títulos sofrem com a marcação a mercado (MÓDULO 3), então, se a taxa de juros ou a inflação subirem mais pode ser que você tenha um rentabilidade negativa provisória (que some até o vencimento). Até por isso eu acho que seria No caso a queda da Selic, que você citou, levaria a uma oportunidade de vender esses títulos antecipadamente, e realmente poderia ser vantajoso. Desde já desculpa se falei algo que você já sabia ou se não falei bem o que vc queria saber.
  2. Com mil reais dessa grana você consegue um bom contador pra já se programar pra te ajudar com o IR. Ele deve conseguir te ajudar a ficar com o máximo possível dessa grana sem se enrolar com o Leão.
  3. Falo e faço questão de mostrar, hehe. Uso meia vermelha sempre que posso. A maioria não dá muito bola mesmo, não sabe nem o que falar, aí eu realmente não entro no assunto. Mas pra quem já tem interesse em saber mais ou já tem alguma experiência em investimentos eu comento.
  4. Estava pesquisando isso mais cedo! Vou compartilhar um pouco do que vi. 1) Livelo: dá pra acumular pontos para trocar por produtos, viagens, serviços, etc. Tem muito mais opções do que a Esfera. Dá pra transferir para qualquer uma das 3 cias aéreas nacionais. 2) Esfera Menos opções, mas promoções melhores no último ano. Também transfere para as 3, mas também tem parceira com AAdvantage, que pelo que vi a Livelo não tem. 3) Cashback Direto, simples, dinheiro na mão. Vale a pena se você não for tentar usar promoções/bonificações nos pontos esfera/livelo. Com os bônus, dá pra fazer muuito mais com milhas, pra quem viaja. Minha opinião: se você viaja muito, melhor pontos e aprender um pouquinho sobre milhas (se já não souber). Se não, vale abrir os sites esfera e livelo e dar uma olhada. Se não se interessar, vai de cashback, que 1% é bem legal.
  5. Nossa, lembranças FORTES da minha infância agora, até o futebol do NTES64.
  6. Brabo demais. Sekiro quase me mata de estresse.
  7. Recebi o mesmo e-mail!! Eu já nem vejo valendo tanto a pena esse "melhor dia". Só espero rodar pra saber se já posso passar os gastos recorrentes de novo e não me enrolar. Mas é isso aí, cada vez mais um detalhe pra aumentar a margem. Também não reclamo porque tenho ITUB3 🤣🤣
  8. "Sem tag along você não tem nada"!!
  9. Concordo com o pessoal acima: Sempre SSD, nunca HD. Pelo menos 8GB de RAM. Eu tenho tido um apego aos notebooks da Acer tem um tempo. Admito que nunca precisei de suporte deles, então não sei avaliar, mas considero não precisar de suporte um ponto bem positivo 😅
  10. De coração: Remo! Pra ver passando no Globo Esporte: São Paulo. Raul não curte muito futebol, mas tá sempre falando do Vila Nova!
  11. Consome as aulas no seu ritmo, se vc se empolgar e maratonar, beleza, desde que esteja aprendendo bem. Só não deixa de seguir as propostas da aulas (às vezes vc tem que parar um pouco pra isso). É bem possível que vc assista de novo pelo menos um módulo, pra ter que fixar, e realmente tudo bem se isso acontecer. Quanto à comunidade, pode e deve interagir!! Aqui tem aprendizado sempre. Pode ir mandando dúvidas pontuais aqui, inclusive, assim como coisas que vierem à cabeça. Pessoal adora bater um papo.
  12. Não conheço, mas achei um site de RI. Só pesquisar "RI Alares Internet" - chequei, lá dentro tem tanto dados da empresa pra você analisar como as lâminas dos debêntures. Te adianto que tem dado prejuízo 😅
  13. Só acompanhando essa queda! Ainda não baixou o suficiente para o diagrama me mandar comprar, mas se cair mais, vai dar pra encher o carrinho antes do próximo topo histórico! Por enquanto, pelo menos na minha carteira, a promoção tá ainda mais forte aqui no Brasil, hehe.
  14. Oi Fernanda! Duas respostas possíveis aqui: 1) Se você não terminou o curso, deixa no Tesouro Selic e termina, você vai entender direitinho. 2) Se você já terminou, já deve ter seu diagrama bem montado. Caso o investimento seja para liberdade financeira, você precisa avaliar se esse aporte é grande pra você (comparado ao valor que você aporta mensalmente de costume): se não for, joga no diagrama e segue direitinho; se for, daí é melhor "parcelar" os aportes ao longo de alguns meses. Agora se for pra algum outro objetivo separado da sua carteira principal, depende muito do objetivo. Não só do prazo, mas da liquidez e do risco que você está disposta a correr com esse dinheiro.
  15. Fala Jonathas! Tudo bem? 1) Quando as taxas de juros caem, os NOVOS TÍTULOS são emitidos a um valor menor. Nessa situação, dá pra ganhar com marcação a mercado, meio parecido com o nosso Tesouro. Mas sim, o movimento geral do mercado à um movimento para outros ativos, de maior risco, porém mais rentabilidade; 2) Tem alguns ETFs de Brasil lá fora, o maior é o EWZ, da BlackRock. Mas não é a única forma. Dentro dos ETFs, tem outros, como os de países emergentes.
  16. Sempre tem um motivo. Eu mesmo não tenho estômago pra ser sócio desse tipo de empresa. Prefiro dormir tranquilo, como diria Philip Fisher.
  17. Não tinha olhada ela ainda, achei até redondinha!! A DL/EBITDA um pouco alta mesmo, mas lucrando bonitinho, aumentando receita no ano a ano mesmo depois da pandemia (ela parece ter tido um aumento grande nesse período, mas agora já não parece algo isolado). Olhei rapidamente, mas achei bem ok. TALVEZ a Analítica coloque como BOMBA por não ter 5 anos de lucros consistentes após listagem na CVM (que foi em 2021, pelo que entendi). Pelo que entendi ela era um BDR antes.
  18. Oi Sérgio! Ainda não estou nos 50 nem na fase de usufruir, mas voi compartilhar de maneira mais resumida o que penso: Depende um pouco do seu apetite pra risco, mas qcho que depois dos 50 já não dá pra brincar demais escolhendo small caps e empresas sem lucratividade, aquele papo de "acredito que um dia possa dar certo" já não vale muito aqui. De restante, sendo bons ativos já serve. Cara, eu acho que o melhor caminho aqui é exatamente o inverso, o que o Raul propõe nos módulos iniciais. Descobrir qual seu sonho, o quanto custa pra viver do jeito que você quer, e aí sim achar o quanto você precisa acumular. Isso tanto te poupa da frustração de acumular pouco e ser "menos feliz" por isso, mas também te ajuda a achar a hora de parar. Essa deve ser a mais pessoal de todas! Eu aconselharia fazer o que te der mais paz de espírito!! Tem gente que foca tudo em deixar herança, mas se vc quer viver bem e reduzir isso, eu acho que você tem todo o direito. Mas a resposta disso aqui influencia na resposta pra segunda pergunta também. Se vc quer torrar mais dinheiro, dá até pra mexer no montante final, ao invés de só nos rendimentos!!
  19. Olhei de curioso hoje, tinha uns CRIs IPCA+9.
  20. São Paulo capital aqui. Influenza e dengue pegando pesado, cara. Todo lugar lotado.
  21. A página mudou e restringiu bastante coisa. Eu acabei assinando durante o período de estudar mais empresas, porque gostei muito da facilidade. Mas acho que o Status Invest oferece os dados dos últimos 5 anos gratuitamente, embora eu acho menos visualmente agradável.
  22. Boa tarde Ricardo!! Você já chegou no módulo 8? Se não, o PIAR vai te ajudar com boa parte dessas perguntas! Te adianto que o ele vai dar respostas exatas, mas te ajudar a refletir um pouco sobre como monte. Se você quer viver de renda dentro desse período mais curto, o ideal é focar sim em RF, FIIs e ações de empresas pagadoras de dividendos. Não seria um bom momento pra escolher empresas sem lucro ou de crescimento, mas algumas midcaps não tem problema, embora o ideal é que sejam uma minoria (aí é um pouco pessoal e depende de QUAL midcap estamos falando, mas eu deixaria no máximo uns 20% da minha carteira de ações nisso, já que vc já vai estar "com o jogo ganho"). Entre FIIs de tijolo e papel não vejo tanto problema, acho que vale diversificar pra ter um bom retorno, e a divisão aí dentro tb pode ficar a seu critério. Dependendo do setor e do fundo de tijolo, ele pode ter até mais risco (imprevisibilidade) do que um fundo de papel.
  23. Previsão da Selic só aumenta, hehe. Mas continuo achando a do IPCA muito otimista!! Mesmo no preço dos títulos, parece que todo mundo está esperando mais que isso.
×
×
  • Criar novo...