Jump to content

Mauricio Mascarenhas Ferreira

Turma 34
  • Interações

    25
  • Entrou

  • Última visita

Posts postado por Mauricio Mascarenhas Ferreira

  1. 51 minutes ago, Edison Paulini disse:

    Boa noite, Maurício!

    Antes de mais nada, você já tem em mente em qual área vai empreender?

     

    O que posso te dizer com base no que venho estudando pois também estou prestes a abrir meu primeiro negócio é consumir cvrsos do Sebrae. Tem bastante conteúdo legal para você administrar bem seu negócio, fluxo de caixa, gestão financeira, formação de preço de venda, capital de giro, marketing e até mesmo cvrsos voltados para área específicas como, por exemplo, gestão de bares e restaurante que é o meu caso da área de gastronomia. Além disso o sebrae tem serviços de consultoria gratuitos. Você agenda um horário em uma unidade próxima do sebrae na sua região e troca uma ideia com o consultor que poderá lhe dar bons nortes. Apenas atente-se nesse caso que na maioria das vezes eles gostam de sugerir empréstimos e afins o que pode ser perigoso. Começar um negócio com dívida na minha opinião não é nada saudável.

    Todos esses materiais fornecidos pelo sebrae ajudam muito a você ter um bom controle e a se planejar. Um bom planejamento entendo que seja a maior importância de todas para você não enfrentar gargalos vendendo seu produto a um preço que na verdade não cubra seus custos e o mantimento da empresa. 

    Separe também muito bem o que será o PJ da PF. JAMAIS misture os dois para você não acabar roubando a própria empresa e também não ter números fidedignos para se analisar misturando ambos. O crescimento do empreendimento depende muito de uma visão clara sobre o que acontece no mesmo e isso lhe dá margem agora criar estratégias bem planejadas inclusive separando bem valores que serão direcionados para o próprio negócio crescer e o que será seu salário. Por exemplo, você tira no máximo 50% do lucro líquido como seu salário e os outros 50% voltam para a empresa para desenvolvimento de novos produtos, investimentos em marketing ou equipamentos para melhorias de processos, etc. Lembre-se que quanto maior seu salário, mais devagar a presa vai crescer. Mas também não é muito saudável você ficar sem usufruir do seu trabalho. Acho a divisão 50/50 bem justa.

    A parte disso, me foi recomendado fortemente dois livros. A Startup Enxuta de Eric Reis e A Estratégia do Oceano Azul de W. Chan Kim / Renée Mauborgne. Ainda não tive a oportunidade de lê-los para opinar mais.

    Por fim e até mais importante, chamo aqui nosso amigo @Marcelo R que já é empreendedor há uns bons anos. Ele com certeza poderá agregar.

     

    Espero que ajude a pensar!

    Muito obrigado mesmo Edison Paulini, eu penso em começar fazendo algumas vendas no ecommerce em alguns Marketplaces, e com o tempo ir abrindo novos negócios em algumas oportunidades do mercado.

    Eu já tinha visto alguns cvrsos do sebrae e agora com sua opinião sobre, com certeza eu vou assisti-los.

    Fico agradecido pelas dicas! 

    • Brabo 2
  2. Olá comunidade tudo bem?

    Eu sei que uma das principais formas de se ganhar conhecimento é trocando Networking, eu atualmente estou com novos planos para empreender, porém eu nunca tinha feito isso antes, eu só fico nos planos.

    Quem tiver mais experiência ou dicas para me ajudar na minha jornada eu ficaria muito feliz.

    Dicas como, algum conteúdo pra consumir, livros, players do mercado para acompanhar, como estudar sobre o assunto, etc...

    • Brabo 4
  3. 2 horas atrás, Andre Bianchi disse:

    Bom dia, pode ser algum problema do site onde vc está, o ideal é sempre consultar os relatorios gerenciais do fundo, lá apresentam os valores atualizados das vacâncias de cada mês.

    https://www.vincifundoslistados.com/nossos-fundos/vinci-shopping-centers-fii-visc11/informacoes-aos-investidores/relatorios-mensais/

    No site deles, pode ver todos os relatorios desde a criação do fundo.

    entendi, basicamente tudo sempre vai estar no RI

    • Brabo 2
  4. 5 minutes ago, Andre Bianchi disse:

    Opa, isso tens que ler os relatórios gerencias dos fundos e comparar mês a mês para verificar esse indicador.

    Esse print é do relatorio do VISC11 do mês de junho, ai a titulo de comparação, teria que ver os relatórios anteriores para ver se a renda deles é constante ou se varia muito. 

    image.png.174d37797b64322ce6db3543fa23f07c.png

    entendii, obrigado pela ajuda!

    • Brabo 1
  5. Bom dia pessoal, estou analisando algumas empresas e queria saber se vocês possuem algumas dicas para me dar para analisar melhor. A análise é dividia em 3 aspectos, o setor, a empresa e depois os números. O que eu mais tenho dificuldade é ver as informações sobre a empresa, sem fico meio perdido e não sei para onde "ir".

    • Brabo 1
  6. 2 minutes ago, Edison Paulini disse:

    Seu raciocínio está no caminho!

    Pegue o cenário que propus antes. Como você disse, em dado momento a Selic poderá começar a baixar e a inflação já estará baixa. Até a inflação subir leva tempo. Então o prefixado seria uma forma de travar boas taxas em comparação as que serão oferecidas.

    Eu costumo também seguir essa "colinha" aqui que aprendi com nosso moderador @Adriano Umemura :

    - Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;
    - Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;
    - Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

     

    Obrigado!

    • Brabo 1
  7. 4 minutes ago, Edison Paulini disse:

    Boa noite de novo, Maurício  😂

    O contrafluxo como mostrado na aula é adquirir títulos que tenham indexadores que o mercado e a manada não estejam preocupados no momento e travar boas taxas.

    Vamos a um exemplo hipotético.

    Imagine a inflação (IPCA) acumulada em 2% e a Selic em 13%.

    A Selic neste cenário está rendendo mais o que consequentemente atrai mais investidores. Como os títulos indexados ao IPCA serão pouco atrativos, para chamar a atenção os títulos são oferecidos com altas taxas. Por exemplo IPCA+ 10%. Ainda assim é mais baixo que a Selic. Mas é aqui que entramos.  Vamos travar um IPCA+10 onde achamos um título com vencimento para 5 anos.

    O mercado é feito de ciclos. Ainda seguindo nosso cenário hipotético, sabemos que a tendência seria a Selic cair em vista que a inflação está baixa. Uma vez a Selic baixando abre margem para que o IPCA suba. Agora vamos avançar um pouco no tempo onde se passa 2 anos e devido a algum cenário macroeconômico a taxa de juros acumulada sobe para 8%. Lembra do nosso título onde ainda o temos e era IPCA +10 % ?  Agora a coisa fica legal com 18% de rentabilidade. Neste momenti inclusive não teria nenhum título IPCA+ oferecendo os 10% que pegamos lá atrás.

    Acho que este exemplo vai te ajudar a compreender um pouco mais inclusive para os outros indexadores que temos nos títulos.

     

    Espero que ajude!

    Obrigado novamente! E um momento oportuno para investir em um pré-fixado séria quando a Selic e o IPCA estiverem altos? Porque pelo que eu entendi no longo prazo eles iriam diminuir e o pré-fixado iria manter o mesmo valor. Não sei se minha analise foi correta 

    • Brabo 1
  8. 9 minutes ago, Edison Paulini disse:

    Boa noite, Maurício!

    Saber com exatidão é difícil para não dizer impossível.

    O que mais pode se aproximar mas ainda considerando uma margem de erro é acompanhar o boletim Focus onde podemos ver as expectativas do mercado.

    Sugiro inclusive acompanhar o @Flavio Prado que todo início de semana ele posta aqui pra gente um resumão do relatório.

    entendi, obrigado pela dica, vou começar a acompanhar o flavio!

    • Brabo 1
  9. Nome: Mauricio
    Idade: 20
    Cidade: Salvador BA
    Investe a quanto tempo: 2 meses
    Sou aluno da turma UVP: 34

    Comecei a investir porque me interessei muito sobre o assunto e é algo que eu me vejo feliz em estudar, fazer e praticar. :classic_biggrin:

    • Brabo 3
  10. Atualmente tenho 20 anos de idade, tenho um patrimônio de 200mil e tenho o sonho de atingir a liberdade financeira, ainda não tenho uma casa e nem carro, moro com minha mãe e meu irmão e irmã. Tenho um planejamento de ter um apartamento com minha namorada e viver somente com meus investimento em mais ou menos 10 anos. Quero também aproveitar a vida fazendo viagens para conhecer mais o mundo.

×
×
  • Criar novo...