Jump to content

Dúvida sobre Ativos e passivos!!!


Recommended Posts

Pode parecer banal, mas depois de estudar sobre ativos e passivos eu entendi o conceito. O que mais fiquei confuso é o seguinte: Se eu tenho renda passiva suficiente pro meu padrão de vida, não precisarei mais trabalhar né?? Então chego a conclusão que se um dia meus investimentos chegarem a esse patamar eu posso deixar meu emprego, que é um ativo e viver de renda, sem me preocupar em fazer mais aportes mensais, ou preciso continuar fazendo esses aportes pra estar seguro se algo muito ruim acontecer? Preciso de reserva de emergência ainda?? Muitas dicas de como começar existem, mas eu não vi o fim da história ainda..rsrsrs
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Mate, na minha opinião quando voce chegar a esse patamar de receber essa renda passiva, voce já terá um patrimônio bem grande, tudo e questao de planejamento. Nos investimos para o longo prazo, entao entende se que no período produtivo vc construa patrimônio para que nos 20 anos seguinte consiga viver tranquilo recebendo a renda passiva ou torrando tudo adoidado sem deixar nada para os herdeiros.
Link para compartilhar
Share on other sites

Claro q sua estratégia deve mudar conforme os anos passam, por exemplo, no período produtivo nos focamos em aumentar o patrimônio nos expondo ao um pouco mais de risco ( small caps, renda fixa, cripto etc) Quando chegamos no período de receber a renda passiva, focamos mais em receber dividendos e outras receitas ( empresas boas pagadoras de div, fundos imob) pq ai vc ja vai ter um puta patrimônio e recebera essa renda passiva com a estratégia em dividendos.
Descula se nao fui claro ou repetitivo, to no trampo kkk
Link para compartilhar
Share on other sites

Lucas Rodrigues esta certo na sua explicação , porem eu mesmo vivendo se dividendo eu nunca pararei de aportar uma porcentagem do que recebo independentemente se esse valor vem dos dividendos ou de meu trabalho. Eu tb terei uma reserva de emergencia que as vezes pode se tornar reserva de opportunidade com o tempo mas sempre irei repor e O dinheiro usado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando sua renda passiva (dividendos, JCP, rendimento de FII, lucros de participação societária) for maior que seus gastos (passivos), vc pode se considerar independente financeiramente. Ou seja, pode parar de trabalhar e viver apenas da sua renda passiva. Caso vc não esteja satisfeito com sua renda passiva, vc pode continuar trabalhando e aumentá-la realizando novos aportes (ideal seria utilizar os rendimentos recebidos + aporte mensal), e então, aumentando ainda mais seu patrimônio e seus rendimentos.
Isso não excluí a importância de se ter uma reserva de emergência!!! Pois, como o próprio nome diz, trata-se de casos de emergência. Por exemplo, mesmo que vc ganhe 10 mil de renda passiva e seus gastos de 5 mil, se amanhã depois ocorrer alguma crise (igual a pandemia que estamos passando) e as empresas pararem temporariamente de distribuir dividendos, vc ainda tem sua reserva para arcar com seus gastos, até que tudo volte ao normal.
Link para compartilhar
Share on other sites

Reserva de Emergência, entendo que será sempre preciso ter. Afinal, ela serve para você ter tranquilidade de manter o seu estilo de vida por um determinado tempo (eu penso em 1 ano, pelo menos) para o caso de alguma... emergência! Quanto a parar de aportar, seria uma decisão pessoal do quanto você quer crescer seu patrimônio e o qual será o fim dele (por exemplo, herança para filhos, doações para instituições de caridade, etc.)...
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas respostas pesssoal. Estou indo em direção ao módulo 2 muito confiante, pois na minha análise de perfil deu exatamente como estou me comportamento. Eu sou bem equilibrado, mas preciso dividir melhor meus investimentos. Cheguei a conclusão que minha reserva de emergência está muito grande pro meu estilo de vida e vou esperar os outros módulos para me organizar melhor. Por enquanto só invisto onde eu conheço, que é renda fixa, previdência, Cdb e ações ( 3 meses de bolsa). Ainda preciso entender melhor o mercado de ações e conhecer outros tipos também. Boa sorte pra gente e sabedoria pra lidar com dinheiro!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

Rafael, se você já conseguiu a sua reserva de emergência, pode se considerar bem adiante do que muita gente no que diz respeito a investimentos, e porque digo isso? O primeiro passo para se investir é ter essa reserva, o que, infelizmente, muitos começam sem tê-la, face a ansiedade de conseguir resultados rápidos e, pior, acham que com os rendimentos do investimentos vão conseguir atingir esse objetivo. Essa reserva serve de proteção, mas muitos não entendem dessa forma.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...