Jump to content

Igualzinho no Brasil


Recommended Posts

Oi S@rdinhas,

Nas minhas férias, eu esqueci/perdi meu iPhone no transporte público em Genebra, vulgo ônibus.  Só dei por falta dele depois de uma 4 horas que tinha chegado em casa.  Olhei no "Find My" e vi que ele estava pertinho de casa, cheguei a achar que tinha caido no chão perto do ponto e desci para tentar encontrar, mas quando puxei a localização novamente, vi que ele já estava longe.

Liguei para o celular, que foi atendido pelo motorista do bus e este me informou que eu poderia resgatar ele no setor "Objetos Encontrados" da empresa de transporte público.

No dia seguinte, puxei novamente a localização e vi que o aparelho já se encontrava lá.  Me dirigi até lá, encarei uma fila de 15 minutos e fui super-bem atendido.  Expliquei a situação, a atendente me mostrou uma caixa cheia de smartphones e pediu se eu conseguia identificar o meu.  Respondi dizendo que conseguiria fazer ele tocar, e assim o fiz.  Ela pescou o meu iPhone da caixa e me pediu desbloqueá-lo e qunando consegui, me pediu um documento, preencheu um documento, me cobrou uma taxa de 20 dinheiros e me devolveu meu aparelho.

As pessoas na minha frente estavam recuperando chaves, casacos, chapéus, etc...  Para chaves não tem custo, para peças de vestuário, a taxa é de 5 dinheiros.  Além disso, o TPG (transporte público de genebra) tem um site onde diariamente são postadas fotos de peças de vestuário e chaveiros encontrados.

Igualzinho aqui no Brasil!!  Do que já reparei de maior diferença entre a vida no Brasil e vida na Suiça, é o respeito à pessoa....

O que aqui, simplesmente não existe, lá é das maiores prioridades dos órgãos do governo.

  • Brabo 3
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Então né... 

Maior diferencial do respeito seria as questões que um celular a mais ou a menos na vida do pessoal não faria a menor diferença... um país totalmente desenvolvido.

Porém conforme o curso nos mostrou e todos do setor financeiros mostram, a mentalidade muda a pessoa, o Brasil infelizmente tem sua população com mentalidade muito distante, ao ponto de que se alguém acha e devolve é taxado de "tonto", "louco" e simplesmente por que "ninguém faria por você", mas ai que ta...

Ao momento que ninguém faz por ninguém já que ninguém faz por ninguém, ninguém continuará fazendo... para quebrar esse ciclo é apenas mudando a mentalidade da população... o que acho muito difícil nos tempos atuais.

Inclusive moro no interior e minha roda de amigos, ninguém sequer quer ouvir falar de investimentos ou planos futuros, o assunto é sempre o role de fim de semana, o jogo de quarta e a mega sena, ou o que eu faria se fosse milionário... mas ninguém acredita ser possível, então fica na redoma dos sonhos e não na de ação... de fazer...

Com certeza na Suíça crianças aprendem sobre finanças, pensam em futuros... fazem o "pé de meia".... No Brasil o sonho é ter o dinheiro para o fim de semana torrar no churrasco ou em balada...

image.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Nas minhas férias, eu esqueci/perdi meu iPhone no transporte público em Genebra, vulgo ônibus.  Só dei por falta dele depois de uma 4 horas que tinha chegado em casa.  Olhei no "Find My" e vi que ele estava pertinho de casa, cheguei a achar que tinha caido no chão perto do ponto e desci para tentar encontrar, mas quando puxei a localização novamente, vi que ele já estava longe.

Liguei para o celular, que foi atendido pelo motorista do bus e este me informou que eu poderia resgatar ele no setor "Objetos Encontrados" da empresa de transporte público.

No dia seguinte, puxei novamente a localização e vi que o aparelho já se encontrava lá.  Me dirigi até lá, encarei uma fila de 15 minutos e fui super-bem atendido.  Expliquei a situação, a atendente me mostrou uma caixa cheia de smartphones e pediu se eu conseguia identificar o meu.  Respondi dizendo que conseguiria fazer ele tocar, e assim o fiz.  Ela pescou o meu iPhone da caixa e me pediu desbloqueá-lo e qunando consegui, me pediu um documento, preencheu um documento, me cobrou uma taxa de 20 dinheiros e me devolveu meu aparelho.

As pessoas na minha frente estavam recuperando chaves, casacos, chapéus, etc...  Para chaves não tem custo, para peças de vestuário, a taxa é de 5 dinheiros.  Além disso, o TPG (transporte público de genebra) tem um site onde diariamente são postadas fotos de peças de vestuário e chaveiros encontrados.

Igualzinho aqui no Brasil!!  Do que já reparei de maior diferença entre a vida no Brasil e vida na Suiça, é o respeito à pessoa....

O que aqui, simplesmente não existe, lá é das maiores prioridades dos órgãos do governo.

Não sei como é, até porque nunca fui para Europa, mas pelos videos que aparece no Instagram as coisas não estão tão diferente do Brasil não, principalmente na Italia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...