Jump to content

Módulo 2 - Dúvidas


Recommended Posts

Raul Sena e Pessoal, boa noite Já finalizei o módulo e estou cheia de dúvidas, inclusive vou assistir todas as aulas novamente pra fixar bem, pois eu não consegui baixar o aplicativo ainda, deu erro.
1º) De reserva de emergência eu havia calculado 6x o meu salário líquido e confesso que deixar o valor em conta corrente pensando em qualquer desgraça emergencial me dá uma sensação de perca de dinheiro, mas mesmo deixando o valor de contas fixas acho muito. Por isso, pensei se e m relação a Reserva de emergência, compensaria então abrir uma conta no Nubank, por exemplo, para deixar o dinheiro na conta corrente de lá, já que me parece que eles pagam um valor sobre CDI que fica maior que a poupança?
Porque acho que não exista também nenhuma emergência que não dê pra esperar o dia útil pra resgatar o dinheiro do Tesouro Selic, por exemplo, afinal, até os caixas eletrônicos tem um certo limite de gastos. Dependendo do valor, compensa inclusive pagar com o cartão de crédito, certo? Ou meu pensamento está muito equivocado?
2ª) Raul, a sua planilha pode ser compartilhada? Você comentou que usa uma mais detalhada e eu particularmente também já tenho um controle meu, bem mais detalhado e fiquei curiosa pra saber do seu controle. :)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Tenho outra dúvida ainda : 3ª) Outra coisa que pode ser bem babaca da minha parte, mas estava fazendo uns cálculos e com o dinheiro pra quitar o financiamento do meu apartamento, se eu investir, vai render mais do que os juros que eu estou pagando. Os juros efetivos do meu contrato é de 5,1161\%. Se eu colocar os R$27k em uma aplicação de 8\% a.a. por exemplo pelos próximos 16 anos +/- que é quanto falta pra pagar, então compensa não quitar certo e aplicar? Ou tô muito errada?
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana Gonçalves eu investiria, tu fez um financiamento com taxa baixa... No meu ponto de vista é o mesmo que pegar um empréstimo em um banco com a taxa de 5\%aa, e investir em algum lugar e conseguir 10\%aa. Esta bom para o banco que esta ganhando o que foi combinado e para ti que esta ganhando com o dinheiro do banco. Novamente é somente o meu ponto de vista.
Link para compartilhar
Share on other sites

NA reserva de emergência, segurança e liquidez são o mais importante, pois emergência não tem dia nem hora para acontecer e talvez não de tempo de esperar um dia útil. Nesse caso não me preocupo com rentabilidade. Gosto de um banco que me de segurança, com FGC e um bom índice de basileia. ( Qual te parece mas seguro um banco do Brasil, Itau ou Bradesco ou a Pic Pay? Como dizem os fornecedores de conteúdo, não é uma recomendação hahaha, é só uma forma para te ajudar a pensar ).
Link para compartilhar
Share on other sites

Paulo Gustavo Santana Então Paulo, não sei se entendi seu ponto, porque um banco normal também não deixaria você sacar R$30k no final de semana também, pois caixa eletrônico tem limite. E sobre segurança, os "bancões" que tem histórico são mais seguros, mas o PIC Pay também é garantido pelo FGC, ou não?
Bom, fui pesquisar na Internet e o PIC Pay não é garantido pelo FGC. Não tinha pensado por esse lado. Mas o Nubank é.
Link para compartilhar
Share on other sites

Essa questão de não pensar em rentabilidade na reserva de emergência é bem difícil mesmo. No começo eu pensava: Eu sou funcionária Pública.. eu tenho plano de saúde, eu tenho limite no cartão.. até que esses dias vi uma pessoa contando que um parente não conseguia se internar porque não tinha plano. (isso não se aplica a mim, ok, mas vai que um dia eu precise dar uma caução alta por questão de saúde?) um dia de UTI pode chegar facilmente em 30 mil reais.
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana no módulo de renda fixa o Raul vai explicar, quando for avaliar os CDBs. A basileia, ser para avaliar a saúde financeira do banco (resumindo). No site https://bancodata.com.br, digitando o nome do banco você tem varias informações sobre ele.( volto a dizer, não se preocupe no módulo de renda fixa você vai ver tudo com Raul haha )
Link para compartilhar
Share on other sites

A minha reserva de emergência está no Nubank, e eu tenho ciência que é um lugar um pouco mais arriscado que os bancos tradicionais ... mas, é o que se encaixa para mim Em relação a quitação, se você consegue uma rentabilidade maior com os investimentos, compensa investir ... mas, tentou ver se não tem um bom desconto para pagamento integral da dívida?
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Mariana, sou iniciante no curso também e fiz a minha reserva de emergência da seguinte forma: 12 x o meu gasto médio mensal. Sou funcionário público, pago plano de saúde do meu bolso. Atualmente uso essa reserva investida em CDB com 105\% do CDI com liquidez diária sem limite num " bancão" tradicional e gosto. É coberto pelo Fgc. Confesso que ainda tenho receio de "banco digital", mas pode ser que essa minha visão mude conforme venho evoluindo no curso. Não conheço Pic & Pay o suficiente pra te informar algo. O legal seria estudar cada uma das opções e ver o que você se sente mais a vontade pra fazer.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Anderson, eu penso assim: Se você necessita do seu carro pra viver eu clasificaria como despeza fixa, pois você não poderia se livrar dele pois geraria dor de cabeça pra você certo. Conforto eu classificaria como algo além do necessário, conforme uma recompensa pelo seu esforço entende? Essa é apenas a minha visão das coisas,podendo ter variações nos pensamentos dos colegas. Espero ter ajudado, pois ainda não preenchi a minha planilha. Eu tenho um controle pessoal um pouco mais detalhado do que essa planilha e já me acostumei com ele.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Mariana Gonçalves o que gostaria de complementar é sempre você pensar no risco de onde você está deixando a sua reserva de emergência, mesmo as que são garantidas pelo FGC. Pois o FGC é um seguro e todo seguro tem um tempo para você receber caso ele seja acionado, ou seja, na minha opinião sempre é bom você dividir esse risco em mais de 1 lugar. Pensando no ranking de risco, acredito que o tesouro selic é o que tem menor chance de dar problema, afinal se o governo quebrar varias instituições já terão quebrado. Existem no mercado alguns fundos de taxa 0 que são para esses fins de reserva de emergência (os saques são em D0 e que aplicam somente no tesouro selic e não possuem taxa de adm ou performance). Eu uso um fundo de taxa zero e tb utilizo o cdb de liquidez diária do banco inter que tem taxa de 100\% do CDI. Falando do tesouro selic ou do fundo de taxa 0 você tem que levar em consideração a questão da marcação a mercado que acontecem nesses títulos do governo, mesmo para o Selic e isso pode influenciar o valor do seu título caso alguma oscilação de curto prazo venha acontecer (por isso gosto de dividir em locais diferentes a reserva).
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...