Jump to content

Vc conhece o mercado da steam ? Quero sua opnião


Recommended Posts

   Se sim, então comentem a sua opnião se dá pra ganhar muito dinheiro, se posso considerar uma forma de diversificação e se pode ser mais seguro que criptomoedas, comparadas com as capsulas de Majors.

   Se não, a steam é tanto um app de celular, quanto um site, mas de forma geral é uma grande galeria de jogos, em que vc pode compra-los. 

   Mas o que tem de especial nisso ?

Dentro de alguns jogos, como o famoso CSGO ou CS2, atualmente, ou Dota2, tem um mercado interno no jogo. No caso do CS, há inumeras "skins" - desenhos de armas dentro do jogo, as quais podem variar de R$0.03, que é o preço minimo de venda, até R$1.500.000,00, até o presente momento com as facas Blue jeans, mas podendo citar Dragon Lore, Adesivos Katowice 2014, Medusa, The Prince, ect1686613574_ImagemdoWhatsAppde2023-11-09(s)13_50.16_590a20d7.jpg.f480ba8b2f639c188bfdf77a7a4f0ce2.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu era muito ligado em video games anos atrás, hoje posso dizer que sou um jogador casual, de modo que obviamente conheço o fato de grande parte dos jogos possuírem as tais micro transações, porém o que não está no meu conhecimento e gostaria de perguntar em cima do seu tópico é: Qualquer pessoa pode criar uma "skin" seja de roupa ou de arma e vender na plataforma? Até então pensava que apenas os desenvolvedores dos jogos eh quem produziam e vendiam...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Felipe Seiji Namiyama Nishina disse:

   Se sim, então comentem a sua opnião se dá pra ganhar muito dinheiro, se posso considerar uma forma de diversificação e se pode ser mais seguro que criptomoedas, comparadas com as capsulas de Majors.

   Se não, a steam é tanto um app de celular, quanto um site, mas de forma geral é uma grande galeria de jogos, em que vc pode compra-los. 

   Mas o que tem de especial nisso ?

Dentro de alguns jogos, como o famoso CSGO ou CS2, atualmente, ou Dota2, tem um mercado interno no jogo. No caso do CS, há inumeras "skins" - desenhos de armas dentro do jogo, as quais podem variar de R$0.03, que é o preço minimo de venda, até R$1.500.000,00, até o presente momento com as facas Blue jeans, mas podendo citar Dragon Lore, Adesivos Katowice 2014, Medusa, The Prince, ect1686613574_ImagemdoWhatsAppde2023-11-09(s)13_50.16_590a20d7.jpg.f480ba8b2f639c188bfdf77a7a4f0ce2.jpg

Boa noite @Felipe Seiji Namiyama Nishina! Tudo beleza?
Então, utilizo a Steam desde 2012, e joguei/jogo bastante os dois jogos que comentou (CS2 e Dota 2) até hoje.

Vou dar minha opinião sincera sobre utilizar como "diversificação". A minha resposta é: Não recomendo, mas depende do quanto de risco você quer correr.
Eu considero esse mercado com um dos maiores risco de todos, pois ele envolve diversos fatores (MUITOS mesmo).
Vou dar alguns exemplos:

- O CS é um jogo onde seus fundamentos (Que é conhecido como "meta") mudam mensalmente, e até semanalmente dependendo das atualizações que podem vir. Ou seja, de uma hora para outra, uma skin pode ganhar muito valor ou perder muito valor, devido uma arma ficar melhor para jogar e todo mundo buscar uma skin para ela, como ela pode ficar pior e todo mundo querer se livrar da skin que possui;
- Esses dias uma simples atualização na iluminação dos mapas jogou o preço de algumas skins para cima, onde ficaram muito mais bonitas dentro do jogo;
- Ano passado o melhor jogador do mundo no ano (S1mple) utilizou uma skin para a faca, onde a comunidade resolveu ir atrás e fez o preço dela subir absurdamente;
- A base de players diminuírem (Acontece em diversas épocas) e as skins perderem valor.

Tudo isso acima vale para o Dota 2 também.

Eu, particularmente, não levaria como algo para ganhar ou guardar dinheiro (Sei que tem pessoas que realmente levam as skins como uma reserva de valor), pois considero esse mercado muito imprevisível, pelo simples fato de que uma simples atualização pode fazer o mercado mudar completamente, e você terá que estar ligado nele direto.
Já "fiz" dinheiro com skins? Já, mas foi sem pretensão nenhuma, como também já perdi, e dessa forma só tenho pois acho legal, apenas para diversão kkkkkkkkk

Da mesma forma que conheço pessoas que ganharam bastante dinheiro, conheço outras que perderam bastante pela queda dos preços, pelo motivos que passei acima.

Lembrando, essa é apenas a minha visão/opinião xD
 

3 horas atrás, Fabiano disse:

Eu era muito ligado em video games anos atrás, hoje posso dizer que sou um jogador casual, de modo que obviamente conheço o fato de grande parte dos jogos possuírem as tais micro transações, porém o que não está no meu conhecimento e gostaria de perguntar em cima do seu tópico é: Qualquer pessoa pode criar uma "skin" seja de roupa ou de arma e vender na plataforma? Até então pensava que apenas os desenvolvedores dos jogos eh quem produziam e vendiam...

Fala @Fabiano! Tudo certo?

Então, especificamente na plataforma que o Felipe comentou existe uma Oficina onde a comunidade pode desenvolver suas skins.
Porém, não são todas as skins que irão para os jogos. Elas passam inicialmente por uma aprovação da comunidade, e depois por uma aprovação da Valve (Detentora da Steam). Depois disso elas vão para o jogo, inicialmente nas caixas que são abertas dentro do jogo, e posteriormente vendidas/compradas no mercado da Steam.

Nesse ponto aqui sei que os artistas que desenvolvem a skin e tiveram elas aceitas, ganham um certo valor cada vez que alguém tira a skin que ele criou em uma caixa (Se procurar no Google verá que tem algumas que renderam muito dinheiro para os criadores).

Basicamente é isso hehe

Editado por Mauricio Demonti Amorim
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Hoje só jogo casual também, jogava CS-GO, mas vou contribuir com 10 centavos aqui.

Na minha visão, como opção de investimento/diversificação é um péssimo mercado. Cada jogo tem uma um mercado com dinâmicas diferentes então você teria que dedicar muito tempo e trabalho para atuar num mercado selecionado dependendo do jogo que você curte.

Vamos lá,
Pegando a visão dos jogos de FPS que é o caso do Counter Strike (não sei sobre os demais mercados), existem opções de você ganhar dinheiro com skins através de criação, troca, revenda e SORTE abrindo as caixas. 

Criar skins não é investimento, assim como abrir caixas na sorte também não é. Então vamos falar de troca e revenda.

A Steam tem um mercado flutuante que funciona também na base oferta e demanda, com uma variável adicional aí que é a questão de raridade, mas está longe de ser um mercado de ações.


Olha uma skin que eu comprei em 2019, pelo preço de R$ 45 reais
image.png.797624c71b10fce5ff497a691eedcde1.png

Olha o último gráfico dela:
image.png.3039d49218d4c1a19be0098ca5fc7421.png

 

Em questão de valorização, em grande maioria, as skins tendem a desvalorizar pq vai deixando de ser relevante conforme vão surgindo novas skins. Raras exceções são skins utilizadas em campeonados mas novamente, é contar com a sorte kk imagina, algum player famoso ter que fazer uma jogada foda com aquela skin só pra ela valorizar.

Já escrevi demais, 
mas pensa nos seus objetivos. Pode ser que faça sentido se você é uma pessoa bastante ativa nos jogos e tem "bom olho" para itens de raridade, ou se planeja algo como streamer ou ser um player profissional no seu futuro. Mas pra ter como investimento de forma geral, acho que não vale a pena.
Se quiser trocar uma ideia a gente fala mais aqui ou pelo privado também

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Fabiano disse:

Eu era muito ligado em video games anos atrás, hoje posso dizer que sou um jogador casual, de modo que obviamente conheço o fato de grande parte dos jogos possuírem as tais micro transações, porém o que não está no meu conhecimento e gostaria de perguntar em cima do seu tópico é: Qualquer pessoa pode criar uma "skin" seja de roupa ou de arma e vender na plataforma? Até então pensava que apenas os desenvolvedores dos jogos eh quem produziam e vendiam...

Eu não sei em todos os jogos, mas no CS:GO  qualquer pessoa pode criar uma skin de arma. Mas a dinâmica é que você precisa criar a sua skin e utilizar ela até que "alguém importante" a note, ou você faz e disponibiliza para a comunidade utilizar de forma "gratuita" aí quem sabe a Valve(dona da parada toda rs) não queira comprar os direitos sobre o seu design. Você também pode vender sob demanda para outros players, mas precisa de bons contatos para que seu design chegue até alguém com bastante visibilidade de forma que as pessoas se interessem pelo seu trabalho.

Enfim, essa parte toda é mais um trabalho do que investimento.

Pensar no mercado de skins como "investimento" eu acho meio errado. É pura especulação, você pode achar que uma skin está cotada em 10 mil reais e quando for vender, ninguém paga mais que 50 reais kk  Triste

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/11/2023 at 01:49, Mayk Henrique Dos Santos Moreira disse:

Eu não sei em todos os jogos, mas no CS:GO  qualquer pessoa pode criar uma skin de arma. Mas a dinâmica é que você precisa criar a sua skin e utilizar ela até que "alguém importante" a note, ou você faz e disponibiliza para a comunidade utilizar de forma "gratuita" aí quem sabe a Valve(dona da parada toda rs) não queira comprar os direitos sobre o seu design. Você também pode vender sob demanda para outros players, mas precisa de bons contatos para que seu design chegue até alguém com bastante visibilidade de forma que as pessoas se interessem pelo seu trabalho.

Enfim, essa parte toda é mais um trabalho do que investimento.

Pensar no mercado de skins como "investimento" eu acho meio errado. É pura especulação, você pode achar que uma skin está cotada em 10 mil reais e quando for vender, ninguém paga mais que 50 reais kk  Triste

No caso, eu não estava, especificamente, falando de investir em skins "SKINS COMUNS", como awp, ak ou m4, os quais são, diariamente, geradas em caixas, mas sim em skins high tier, como adesivos titan, ibuypower, facas e luvas, alem de capsulas de major, em menor quantidade, os quais são itens, que apesar de serem gerados, são gerados em muita pouca quantidade ou até mesmo não sendo mais geradas

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...