Jump to content
  • 0

Como e onde colocar o $$ para formar a "reserva de emergência"


Flavio Lucas Greco Santos

Pergunta

Na aula 14 do módulo 3 o Raul descreve rapidamente a reserva de emergência, dizendo para deixar no tesouro selic ou CDB, mas deixa o dele na poupança.
Fiquei com a dúvida para a formação metódica de montara reserva de emergência como trabalhar o dinheiro de forma a render e poupar?
Não sei se minha dúvida é tola, mas não ficou claro para mim.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Blz Flavio Lucas Greco Santos, primeiro sempre temos que buscar na reserva de emergência segurança e liquidez diária, sem se preocupar muito com a rentabilidade. E encontramos isso no tesouro Selic ou no CDB ( ex. a nuconta do Nubank). A reserva financeira é o valor de 12 vezes os seus gastos no mês ( custos fixos, conforto, prazeres...). Eu fui depositado mensalmente até atingir o valor, para depois começar a investir.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
E aí Flavio Lucas Greco Santos, beleza. O que O Raul fez com a reserva de emergência dele foi opção dele, ele mesmo descreve isso no vídeo. É como nosso amigo Paulo Gustavo Santana falou, precisa-se de rentabilidade diária e que seja um investimento seguro. Na hora de escolher, teremos que fazer a simulação, vendo qual tem a melhor rentabilidade x tempo aplicado. Como ele mostrou no vídeo tem CDB"S que compensam, assim como precismaos analisar a Taxa Selic. Se essa taxa estiver em alta, podemos ter boas opçoes de tesouro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
O mais importante para a reserva é ter liquidez diária...poder retirar o dinheiro quando quiser! o tesouro selic tem uma rentabilidade um pouco melhor do que a poupança e tem liquidez diária (local onde a grande maioria dos investidores deixam a reserva de emergência) porém o Raul prefere deixar na poupança pq ele pensa sobre a necessidade de usar a reserva em um final de semana ou um feriado por exemplo (quando o mercado estiver fechado)e ai ele não poderia resgatar na selic...mas na poupança ele consegue!e esse fato faz ele preferir deixar na poupança!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Flavio Lucas Greco Santos, como o pessoal falou a cima, a escolha do Raul foi uma opção dele pelo fato da poupança ser um local com alta liquidez e assim tendo facilidade em resgatar caso tenha alguma emergência. No caso ele abdicou da uma rentabilidade maior como a do Tesouro Selic para ter acesso imediato a esse valor.
Dependendo da sua vida, levando em consideração o seu emprego e sua estratégia, você deve sempre manter de 6 a 12 meses do seu custo fixo + conforto na reserva de emergência.
Dito isso, você deve escolher para sua reserva de emergência um local que tenha uma boa liquidez, ou seja, que você possa ter acesso rápido a esse dinheiro, também um local seguro e não levar em consideração a rentabilidade, pois a reserva de emergência não é um investimento.
O Tesouro Selic é uma boa opção, pois é um dos locais mais seguros, porque só vai dar problema se o Brasil quebrar, tem uma boa liquidez de D+1 e de quebra tem uma rentabilidade viável para essa situação.
Ressaltando, que na minha opinião você não deve deixar toda a sua reserva no Tesouro Selic devido ao D+1, então poderia ser uma boa opção você dividir a sua reserva entre a poupança e o Tesouro Selic.
Juntar uma \% na poupança e depois ir aportando o restante no Tesouro Selic, mas claro isso vai depender muito da sua estratégia e metas.

Ressaltando também que isso não é uma recomendação e sim um opnião.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Pessoal ( Antonio Cardoso, Alicia Sousa Vieira , Frederico Machado Barbosa , Mariana Gonçalves, Rafael Correia e Paulo Gustavo Santana)
Obrigado pela ajuda.
O que pensei foi ter a responsabilidade do fundo de emergência, mas que gerasse um pouco de lucro.
Como o fundo de emergência é para perda de emprego, problemas de saúde e etc, irei pesquisando no que meu plano de saúde não cobre e no meus seguro de vida se tem alguma reposição de renda por acidente ou problemas de saúde, psasou isso pela minha cabeça.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Acredito que pra reserva vale a pena deixar em contas digitais como nubank (100\% CDI) ou picpay (130\% do CDI), sempre atentando pra eventuais mudanças. O picpay deve ajustar em breve essa rentabilidade, pq está "alta" se considerando a liquidez, há uns meses estava 210\% do CDI pra atrair clientes e já abaixou. Ambos protegem do FGC e no caso do picpay só tem rendimento até R$250.000,00.
Na minha opinião, não devemos pensar em rentabilidade, sobretudo quando há bancos que oferecem uma taxa boa te dando alta liquidez.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...