Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA pra quem ainda não tem


Mariana Gonçalves

Pergunta

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Mari, acredito que qnt maior os juros a ser pago...melhor! a questão que não sabemos se vai aumentar ainda mais (mais provavel) ou se vão reduzir os juros! de toda forma, a longo prazo vc vai comprar o mesmo titulo a judos diferentes! ai não acho q valha tanto a pena ficar esperando os juros aumentar para investir...acho mai interessante em ir investindo! como o proprio Raul diz...seguir a carteira percentual...dividida entre renda variavel e fixa!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Mariana Gonçalves

O IPCA sempre vai proteger o seu poder de compra já que está atrelado a inflação. E levando em consideração o longo prazo, temos a tendencia de que o nosso poder de compra sempre vai diminuir. Temos bastante provar disso conforme o Raul mostrou no módulo 3. Então não vejo que você precise ter um tempo certo para investir e sim tem que analisar as tuas metas e estratégia. Se está querendo investir só para tentar especular devido a inflação, na minha opinião e pelo que entendi, você estaria fazendo errado. Então o meu conselho é você tentar analisar a tua estratégia e as tuas metas, aí escolher a melhor opção.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Acredito que a marcação a mercado é só uma estratégia que podemos adotar, mas a renda fixa deve ser o nosso "porto seguro" na carteira, já que tende a ter um menor risco. Acredito que o mesmo raciocínio valha pra renda variável: se confiamos nos fundamentos, vamos aportando nas empresas que temos, sem pensar em "prejuízo" num mês ou noutro. Acho que na renda fixa nosso principal interesse é ter segurança. Se pudermos tirar uma rentabilidade plus disso, ótimo.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Mariana, entendo que esses títulos indexados à inflação são mais para manter o poder de compra do dinheiro no futuro, mas não é uma forma de rentabilizar o capital. Vai depender muito de qual o seu objetivo e meta para estabelecer os critérios necessários na escolha de um título de investimento.
Caso sua meta seja manter o poder de compra de 1000 reais hoje para ser gasto daqui 45 anos, o melhor título seria um Tesouro IPCA+. Já no caso de um objetivo de mais curto prazo, talvez manter no título atrelado à taxa SELIC seja uma boa, ou optar por um LCI / LCA seja ainda melhor por ter isenção de IR.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Eu também fiquei com essa dúvida. Esse fator que vem depois do + neste investimento , ele tende a subir ou diminuir com o aumento da inflação? Alguém sabe dizer? Exemplo: hoje temos um Tesouro IPCA + 3,81\%, com vencimento em 2026 . Se o IPCA aumentar, esse 3,81 tende a cair ou a aumentar para o título de menor prazo oferecido pelo governo?

Pelo que eu entendi, se os juros tendem a subir, pela marcação a mercado o ideal seria não comprar. Para fazer a marcação a mercado, é ideal que os juros estejam com previsão de queda. Entendi certo?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...