Jump to content

Dúvida em Tesouro


Recommended Posts

Boa noite galera, acabei de concluir o módulo 3 aqui e restou uma dúvida em relação aos Tesouros. No meu balanço financeiro quero separar 5\% pra metas e prazeres futuros todos os meses. Aí pergunto: " Se eu escolher um título no tesouro ( Nunca investi em tesouro...rsrsrs), eu posso fazer esses aportes mensais nesse título que eu escolher ou todo mês tenho que comprar um título novo?? E se eu precisar retirar algum valor, eu preciso esperar o prazo desse tesouro acabar? Sei que em alguns Tesouros eu posso recolher antes do fim, mas ainda to meio inseguro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Boa tarde. Pelo que eu entendi, cada vez que comprar tesouro vai ser um título diferente, pois a taxa e o preço muda diariamente. Se você precisar tirar algum valor antes do prazo, pode ser que tenha um rendimento negativo ou não igual a taxa contratada devido ao efeito de marcação a mercado. Para ter o juros contratado com 100\% de certeza teria que esperar o vencimento do título (se não for com juros semestrais, caso seja com juros semestrais você receberia 2 vezes por ano).
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Rafel, pelo que eu entendi (também nunca investi em renda Fixa..rsrs) seria isso mesmo você vai comprar cada mês um titulo novo pois muda os Juros, porem se caso precisar retirar algum dinheiro antes do prazo não consegue selicionar o que melhor rendeu para você, sempre vai vender do mais antigo para o mais novo, e como o Tomas falou acima o juros semestral te paga 2 vezes por ano ma no final você perde todo o poder do juros composto e o seu dinheiro vai render muito menos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendo que você poderá fazer aportes nos mesmos títulos que já possui, se continuarem disponíveis (p. ex.: Tesouro IPCA 2035, Tesouro Pré-fixado 2026, etc.). Mas se você não sabe ao certo quando precisará retirar o dinheiro, o melhor seria ir de Tesouro SELIC mesmo. Agora, se tuas metas tem prazo certo, aí pegue um título que seja compatível com esse prazo e espere até o vencimento. Você pode escolher qual título vender, quando precisar, mas dentro desse título será resgatado o aporte mais antigo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o Maycon, você tem que analisar o prazo da tua meta e então escolher o melhor título. Mas lembrando que o único que você não consegue perder dinheiro é o Tesouro Selic, só se atentar sobre o índice do IR perante o valor do rendimento. Quanto mais cedo resgatar, maior é a \%. Nos outros tesouros, você pode perder dinheiro devido a questão da marcação ao mercado, então nesses casos você tem que analisar melhor conforme a tua meta e possivelmente ganhar com a marcação no mercado também. Lhe aconselho a ir colocando no Tesouro Selic até entender melhor como funciona o restante, é o investimento mais seguro no Brasil e com uma boa liquidez.
Link para compartilhar
Share on other sites

Cada vez que você compra um título, é um novo investimento. E quando você vai vender, não há como escolher o qual você vai vender (no geral é o mais antigo). Em relação ao prejuízo, pode acontecer devido a alteração do valor do título. Na data contratada, você terá o rendimento previsto. Fique atento aos prazos da sua meta, talvez a melhor escolha seja o tesouro Selic mesmo. Outro ponto seria o fato de você, assim como pode ter prejuízo, pode ter um bom lucro vendendo antecipadamente :)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...