Jump to content

Assunto da Semana: Reclamar vs. Resmungar


Recommended Posts

Olá Pessoal! Então, hoje já é 5a feira e estou me policiando/monitorando desde sábado no assunto das reclamações. Peço que o Raul me corrija se eu estiver errado, mas acho que a questão aqui não é "não reclamar" e sim de "Não Resmungar". Explico: No meu dia-a-dia, monitorar e orientar meus comandados é parte da rotina e isso precisa continuar sendo feito por dois motivos - primeiro, para que eles sejam corrigidos quando fizerem algo que não está de acordo com o que se espera deles (seus trabalhos) e também para que eles e os outros saibam que estão sendo monitorados.
A orientação/mentoria é uma espécie de reclamação: Reclama-se com eles que não fizeram seus trabalhos corretamente, usando um formato tipo: "Fulano, eu vi que você fez isso assim, assado quando o correto seria você ter feito isso dessa outra forma. Da próxima vez, procure fazer da forma que eu orientei/ensinei".
Já resmungar, acontece quando, em vez de passar uma orientação na forma descrita no parágrafo anterior, você resmunga com o "ofensor" usando palavreados não adequados, tipo: "PQP fulano, está fazendo M.... Você não sabe que não é para fazer isso?" ou ainda quando fica de conversa (ou fofoca) com outras pessoas, resmungando sobre ações, atitudes ou comportamento de outras pessoas, sem passar ao "ofensor" a reclamação na forma construtiva..
Assim sendo, um desabafo para mim mesmo do tipo "PQP!! Fulano é foda", seguido de uma reclamação/orientação de forma positiva e direta dada ao ofensor, não te/me coloca na categoria "sou bunda-mole"; afinal eu sou humano e o desabafo faz parte.
A parte "resmungar" deve ser totalmente abolida, pois não constrói nada e nem resolve, muito pelo contrário, gera mais animosidades. Já a reclamação/crítica constutiva é totalmente válida.
Então, quem aqui concorda com meus argumentos? Reclamar de forma positiva, com orientação é totalmente válido. Um "PQP" ao constatar que alguem fez uma cagada, desde que seja só para você, é também válido. Já resmungar e fofocar, é isso que te põe junto com os bunda-moles. E isso não é válido só por uma semana, mas deve ser um comportamento para a vida.
Abraço,
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

William Redig obrigado por compartilhar conosco a sua ideia. Faz muito sentido!
Resmungar poderia então ser a face inútil da reclamação, que não cria nenhum ensinamento ou não traz nenhum proveito. A reclamação por si seria uma maneira de manifestar a sua visão sobre determinado fato, que pode se dar por uma crítica, uma orientação ou até um pedido de melhoria, no caso, uma maneira de encontrar solução para um problema.
Abraço
Link para compartilhar
Share on other sites

Segue a minha reflexão sobre o assunto:

Você pode ficar “put*”, só que não pode ficar reclamando.

A questão aqui é que ficar “put*” e resolver a situação é valido, mas ficar reclamando não, pois reclamar não vai resolver nada.

Então entendo a reclamação como algo inútil que não vai te ajudar em nada.
Fique put* mas foque na solução e não na reclamação.

Com isso você vai conseguir separar ambas as situações e saber se reclamou.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...