Jump to content

Nascer rico é uma vantagem ou desvantagem?


Recommended Posts

Pessoal, vamos a mais um assunto polêmico: A pergunta completa tem 2 partes: Nascer rico é uma vantagem ou desvantagem para a vida? E nascer pobre, é vantagem ou desvantagem?
Então, no fundo, as respostas às perguntas acima vão depender de como os pais ricos educam (ou estragam) os seus filhos. Explico: quem nasce em berço de ouro e tem pais que dão tudo de bandeja para seus filhos está cometendo o maior mal que pode fazer a seus filhos que vão crescer sem saber o valor do dinheiro, não vão aprender a correr atrás de seus sonhos e vão eternamente depender da mamãe e do papai para conseguir as coisas. Claro que nem todos os pais são assim, super-protetores. Por outro lado, se você nasce pobre e tem que, desde cedo, correr atrás de seus sonhos e batalhar para consegui-los, está ganhando uma vantagem competitiva enorme, desde quando é jovem.
Eu me pego como exemplo: Quando eu era "aborrecente", meus pais tinham uma condição boa. Eu frequentava clubes de ricos e convivia com muitos dos meus amigos era filhos de ricos. Quando eu fiz 18 anos, meu pai me obrigou a trabalhar na empresa dele. Na época, eu xinguei muito. Durante a semana, meus amigos iam para a escola/faculdade na parte da manhã ou tarde e passavam a tarde no clube, velejando. Eu ia para o estágio. Nas férias, meus amigos viajavam, ficavam de bobeira no clube o dia inteiro e eu, no trabalho. Lembro nitidamente como eu reclamava, mas hoje vejo que isso foi a melhor coisa que ele fez comigo.
Passados muitos anos, vejo que os meus amigos mais pobres, que foram obrigados a ralar desde jovem, conquistaram várias coisas e estão, em sua maioria, bem de vida. Já os meus amigos que tinham moleza, se transformaram em pessoas médias. Não são miseráveis mas muitos deles conseguiram falir o negócio da familia, quando foram obrigados a assumir (devido à morte dos pais) e são pessoas que não aprenderam a se virar.
Olhando a história: Steve Jobs foi adotado, não teve moleza na infância e criou e fez a Apple que vemos hoje. Bill Gates nasceu de uma família de classe média e correu atrás e fez a Microsoft. Tenho certeza que tem muitos outros casos como esse.
Assim, se você tem uma condição boa, dê estudo aos seus filhos (nada substitui a educação e conhecimento), ensine ao seus filhos o valor do dinheiro, ensine a eles desde pequenos quanto eles custam, os preços das coisas/serviços que utilizam para que não se tornem aborrecentes e adultos frustrados. Se você não tem uma condição tão boa, seu filho vai aprender isso naturalmente, devido à escassez de recursos. Se esforce para dar educação a eles, ensine o valor do conhecimento. Eu adoto um lema de que "Conhecimento é Poder". O que tem dentro da sua cabeça é algo que ninguém tira.
Eu conto tudo isso acima de observações que fiz ao longo de 62 anos de vida; de ver meus amigos que eram riquinhos arrogantes e se tornaram pessoas frustradas por terem torrados fortunas e por não conseguirem manter o nível que eles tinham quando jovens e também por não conseguir dar os filhos a mesma vida que tinham.
Que vocês acham de tudo isso? Nascer rico é vantagem ou desvantagem?
Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Eu acho que depende de como são criadas as pessoas.
Por exemplo: Meus pais eram pobres antes de eu nascer, eles passaram fome na infância e na vida adulta.
Uma coisa que meu pai teve foi uma instrução sobre planejamento familiar e mesmo sendo pai jovem, ele e minha mãe tiveram apenas 1 criança.
A partir disso meu pai conseguiu me proporcionar uma vida alguns degraus melhores que eu teria caso ele tivesse mais filhos. Eu estudei em boas escolas, eu tive tudo que precisava (e até mais, muito mais).
Só que meu pai sempre pontuou a necessidade de eu nunca dar um passo maior que a perna e não ter tudo que queria, mesmo sendo a única a se beneficiar do que eles produziam.
Eu nunca tive problemas com cartão de crédito (com exceção de uma vez que contando com renovação de estágio eu gastei no cartão de crédito e não tinha salário a receber no mês seguinte, hahah).
Eu sempre tive reserva de emergência, sem saber que era esse o nome, ou a importância disso tecnicamente falando, porque eu fui advogada autônoma por 7 anos e sempre tinha 1 ano de valores, vivia sempre degraus a menos.
Então eu acho que essas coisas foram todas advindas de uma educação com limitações corretas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Creio que independentemente de ter pais ricos ou não, o mais importante é a educação e influencia deles sobre o filho. Só que também acho que uma criança que nasce e cresce sem nenhuma necessidade realmente tem menos brio pra correr atrás das coisas, mas do mesmo jeito uma pessoa pobre pode também não sentir vontade de correr atrás por dizer que se os pais não conseguiram ele também não vai. No fim eu acho que cada um é responsável por si, dizer que chegou ou não chegou onde quer por causa dos pais é arrumar desculpas
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acredito que o ponto não é nem ter pais ricos ou ter pais pobres... Eu acredito que isso pode afetar, mas em situações seletas, pois com certeza um pai rico colocando o filho para ter a melhor educação, em todos os pontos, e o filho aproveitando essa situação, a probabilidade de ele ter um maior padrão de vida, conseguindo desempenhar funções importantes e até mesmo se tornar alguém superior ao próprio pai, é muito grande...

Isso não significa que os que nasceram em família pobre não conseguiriam a mesma coisa, mas sim que eles teriam que ralar um pouco mais em busca de conhecimento de qualidade. Quem sabe buscar conhecimento acha, e a partir desse conhecimento levantar o próprio nome.

Então assim, acaba que no final é mais uma questão de vontade e incentivo, e acho que o dinheiro da família em si não é o ponto chave, e sim como a família incentiva os filhos a aproveitarem as oportunidades que aparecem.
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado Evelyn, Adriel, Luiz Carlos, Gabriel e Camila,
O ponto que eu quis levantar aqui é que as famílias mais abastadas, principalmente aquelas que tem origem mais humilde, na expectativa de proporcionar aos seus filhos um conforto que não tiveram na infância podem estar tirando de seus filhos a gana e competitividade. Uma criança que tem que lutar para conquistar os seus desejos com algum esforço tem uma vantagem em cima de outra que recebe tudo de "mão beijada" na infância. Mais tarde na vida, quando a pessoa precisa conquistar os seus sucessos, aquele que aprendeu a fazer isso de pequeno leva uma certa vantagem. Claro que isso não é. uma regra 100\%, várias famílias abastadas dão uma ótima educação financeira aos seus filhos desde pequenos, mas nos casos como o que descrevi no primeiro parágrafo, a criança está sendo "mimada" e isso certamente será uma desvantagem no futuro. O networking e oportunidades que uma família mais rica proporciona é certamente uma vantagem, mas não o suficiente para garantir que a criança irá se tornar um adulto de sucesso .
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...