Aline Ribeiro Ávila Postado 28 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 28 de Agosto de 2021 Olá pessoal, Alguém gostaria de compartilhar como fazem com relação a reserva de emergencia, reserva de oportunidades, valor de giro em conta corrente e etc... de que maneira vcs organizam? Deixam em corretoras separadas? Preferem deixar em bancoes? aplicados ? ou tudo junto? Rumo ao aprendizado sempreeeee... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 28 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 28 de Agosto de 2021 Oi Aline, Estamos aqui para aprender. Eu faço da seguinte forma: 1. Reserva de Emergência/Oportunidade: Ficam misturadas. Uma parte correspondente a 50\% do montante está aplicada em CDB com rendimento diário e resgate imediado, rendendo pelo menos 100\% do CDI; os outros 50\% eu apliquei em LCI rendendo 100\% do CDI (não tem imposto de renda) com liquidez diária após 90 dias. Quando esses 90 dias se passarem, vou pegar a primeira metade e aplicar na mesma LCI. 2. Dinheiro diário da CC; fica em CDB rendendo 100\% do CDI com rentabilidade diária. Toda 6a feira eu faço o planejamento da semana seguinte e agente os resgates que serão necessários na semana seguinte. Uso o Banco Inter para movimentação diária e, por enquanto, eu tenho conta em duas corretoras. A XP tem uma conta que rende 200\% do CDI com carência/prazo de 90 dias, limitada a 10 mil Reais. A maior movimentação eu faço no Inter. Eu uso um app para controlar as finanças e lanço tudo nele, desde o cafezinho até as despesas que acontecem uma vez por ano, assim fica fácil fazer o planejamento e fluxo de caixa. Abraço! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camila Wasem Fredo Postado 28 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 28 de Agosto de 2021 Reserva de emergência e oportunidade eu deixo junto no Pic Pay rendendo 150\% do CDI. Dinheiro para uso diário deixo no Banco Inter e tenho lá também um valor em Tesouro Direto. Renda variável deixo na Clear. Eu tenho uma planilha no google onde anoto minhas receitas (salário, diárias, cashback, dividendos e outros valores extras), e minhas despesas, que separo em essenciais e não essenciais para ter mais noção de onde estou gastando e onde posso diminuir os gastos se precisar. Nessa mesma planilha eu atualizo meus investimentos no fim do mês. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Hannah Castelo Postado 29 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 29 de Agosto de 2021 Legal o tópico, acho que minha reserva é feita de um jeito um pouco diferente, separo por possíveis necessidades. Deixo 10 mil na conta do pagbank (para surpresas do dia a dia, coisas imediatas) na época esse era o valor max da conta rendeira, hoje acho que mudou. O equivalente a dois salários num CDB de liquidez diária (acho que 140\% do CDI). E tenho um prédio de kitnets (junto com meus irmãos) que coloco todos alugueis que recebo no tesouro, justamente para emergências do próprio prédio (ou dos irmãos que são mais novos e cuido deles). Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Dantas Postado 29 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 29 de Agosto de 2021 Oi Aline, reserva de emergência fica na conta corrente e na poupança vinculada à conta corrente, porque não tem restrição de horário ou dia caso eu queira usar. Reserva de oportunidade fica no tesouro, porque caso seja necessária a utilização, fica fácil já estando na corretora. Boa sorte na sua jornada. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Aline Ribeiro Ávila Postado 29 de Agosto de 2021 Author Compartilhar Postado 29 de Agosto de 2021 maravilha pessoal, obrigada pelas rápidas respostas... muito legal essa troca de experiência e essas dicas maravilhosas que vcs sempre compartilham por aqui... William Redig Camila Wasem Fredo Hannah Castelo Luana Dantas :) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 30 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2021 A reserva de emergência tem que estar a um click de você. Se tiver que liquidar: não resolve. Se tiver que esperar o horário comercial: não resolve. Se tiver que liberar limite? Não resolve também. Então eu fiz assim com a minha: 1/3 dela está na conta corrente (bancão). 2/3 e um CDB de liquidez diária, 24/7 (banco digital de bom suporte). A gente demora a entender que RE não é para render, e sim para ter liquidez. Sobre a RO, eu tenho conforme vai caindo o salário, mas se é dia de aportar e tá tudo em alta, eu espero um pouco. Só que não adianta muito a gente pensar que 1 real de cotação fará muita diferença em 20, 30 anos. O que é interessante da RO é um circuit breaker, etc. Ou dias que a bolsa faz uma correção grandiosa. Eu deixo a RE e a RO juntos, mas em um banco diferente de onde deixo 1/3 da RE. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Leite Postado 31 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 31 de Agosto de 2021 A melhor maneira de guarda a reserva de emergência é como o Raul fala, parte de dinheiro em conta corrente, algum CDBs com liquidez diária ou na conta do nubank, além de um pouco de dinheiro físico, é o jeito que eu faço. Acredito que é muito eficaz você ter conta em mais de um banco e corretora (esse apenas para investimento em renda fixa pelas opções) Em cada um você deixa algum proposito, exemplo: Banco Tradicional/Digital vc deixa seu dinheiro para usar no dia a dia e pagar as conta e um pouco da reserva/ Banco Digital: Reserva de oportunidade e Reserva de emergência Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
José Eduardo Dias Ribeiro Postado 31 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 31 de Agosto de 2021 Já eu, contrariando os ensinamentos do Raul, não tenho grande coisa na reserva de emergência (se é que se possa dizer que alguma reserva de emergência tenho). Eu estava pensando em fazer uma, mas sempre que comecei a aportar nisso acabei desistindo. Vou ver se faço essa rede de segurança. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts