Jump to content

Você é freelancer? Como se organiza sem saber quanto vai ganhar em cada mês?


Recommended Posts

Oi Pessoal Boa Noite tudo bem com vocês? Sou da turma 7 e gostaria de saber se mais pessoas aqui na comunidade não tem um salário fixo. Percebi que as planilhas até agora se baseiam nisso, eu mudei a primeira e coloquei "cachês" que é como funciona na minha área de audiovisual. Acho complicado em alguns momentos lidar com esses planejamentos pois não existe um valor mensal, cada mês é uma realidade. Meu mercado está muito aquecido então está rolando um valor bom por mês. Mas fico pensando em como vou usar as planilhas. Eu inventei um valor mensal mas não sei se isso vai funcionar. Será que atualizo as planilhas mês a mês? Pois em um mês que entrar mais dinheiro fica um dinheiro "solto" no planejamento. Como vocês das turmas anteriores lidam com isso? Alguma dica? Desde já agradeço a troca :)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Mariana Fleury! Boa noite! Fui assalariada por muitos anos mas desde 2017 tenho uma renda que não é fixa. Até eu construir minha reserva de emergência, meu foco total foi para isso. Com a reserva de emergência, a renda pode variar um pouco para cima ou para baixo que isso não vai atrapalhar os planos. Se for MUITO para baixo aí sim é preciso rever estruturalmente a qualidade de vida e os respectivos percentuais de meta.
Depois disso, a planilha (já usava uma parecida com a do Raul) me serviu para ajudar a ter uma referência do quanto preciso ganhar para cumprir com todas as metas para o uso planejando do dinheiro (de custo fixo a conforto, prazeres, investimentos, projetos etc).
Se ganhar menos, a prioridade obviamente é o custo fixo de sobrevivência e investimentos, cortando o que não é esencial nos meses de vaca magra.

Se ganhar mais, aí dá para escolher onde superar a meta, bom problema.
Resumindo, a planilha serve como guia, dar uma referência, não um micro-controle e, portanto, nesse sentido, não precisa ter um valor fixo no campo salário.
Espero ter ajudado de alguma forma. ?
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana Fleury Olá. Também sou da turma 7. Estive a pensar em uma solução para esse problema e pensei assim por analogia com rendimentos de fundos imobiliários: os rendimentos desses fundos por vezes variam muito, mas, para verificar se vale a pena o investimento eu não me atenho ao preço da cota em relação ao valor patrimonial. Eu capitalizo os rendimentos. O que eu faço é pegar o rendimento dos últimos 12 meses e dividir pela SELIC + IPCA do tribunal de justiça de São Paulo (ou pega taxa de juros reais). Para saber seu rendimento, você pode somar o que recebeu no último ano e dividir por doze. É interessante também capitalizar seu rendimento anual (eu fiz isso para saber o quanto eu valia para o mercado).
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana Fleury Também tive a mesma dúvida! Meu salário varia um pouco mês a mês então tive a ideia de fazer uma média anual de ganhos pra preencher a planilha e ter uma ideia. Não sei se essa é a melhor forma, mas foi a única ideia que tive pra resolver esse problema de falta de um valor fixo de ganhos mensais. Se você conseguir fazer essa média anual, acho que já dá pra ter uma ideia... :)
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Mariana Fleury, Eu não sou freelancer, mas na minha receita tem uma grande parte que varia muito de um mes para outro. Eu faço o meu orçamento com base no mínimo que costumo receber e estabeleço o meu padrão financeiro de consumo com base nesse mínimo. O que entra de renda de extra além desse mínimo eu uso para investir. A minha meta de aportes mensais (eu fixei um alvo mínimo de 30\%) não é atingível todos os meses, mas anualmente dá algo entre 30 e 35\%. Tem meses onde o valor dos aportes chega a mais de 50\% enquanto outros fica por volta de 5\% ou até negativo em alguns raros meses, onde uso parte da reserva de emergência para cobrir o buraco. Assim que o faturamento retorna ao padrão normal, a primeira coisa a fazer é recompor a reserva de emergência antes dos demais investimentos. Tomara que isso te ajude. Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tentaria focar nos percentuais… tipo, se eu ganho 10mil em um mês, invisto 2500… se eu ganhar 20, invisto 5000… para os gastos fixos é mais difícil mas eles são a prioridade… ou tbm fazer uma média de uns 3 meses para vc ter uma referência aproximada… eu tentaria deixar “congelados” os gastos com despesas básicas e o percentual de investimentos… o restante iria variar …
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!
O pessoal já deu dicas muito boas, pelo que entendi acredito que você esteja retirando todo o dinheiro dos seus freelas e eu tive alguns problemas parecidos.
Eu tenho uma agência e não me vejo como freela mas tinha os mesmos problemas, o que fiz foi definir um valor fixo de salário e uma distribuição dos lucros que diminui essa variação, além de criar uma reserva própria da agência para suprir nos meses de baixa e onde guardo nos meses de alta, da própria PJ.
Acredito que o recomendado seria criar essa reserva tanto no PJ quanto na PF para que você consiga ter uma previsibilidade.

Sobre previsibilidade você consegue ter isso com um controle bonito das suas vendas, taxas de conversão em vendas, novos clientes por mês, LTV, uma Renda Previsível mesmo vai te ajudar a saber quanto vai ganhar... espero ter ajudado!
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana Fleury WOW, não é todo dia que temos donos de empresas aqui. hahaha Sou investidora Fleury, einh? rsrsrs Então, acho que a média dos 12 meses do ano seriam o suficiente para você entender mais ou menos a relação: ativo x passivo e balancear os aportes.
Essa é a ideia da tabela, você ter uma regra de proporção relacionado a gastos, a entradas e patrimônio.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...