José Eduardo Dias Ribeiro Postado 1 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 1 de Setembro de 2021 CNN Brasil: Brasil vive inflação de escassez pela 1ª vez desde Plano Real, dizem economistas. https://www.cnnbrasil.com.br/business/brasil-vive-inflacao-de-escassez-pela-1a-vez-desde-plano-real-apontam-economistas/ Essa notícia é relevante, impacta o mercado e os rendimentos imediatos, mas até pode ser bom para o aumento do investimento e consumo num futuro próximo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 1 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 1 de Setembro de 2021 O artigo é interessante. Única coisa que me questiono é se essa demora de cadeia produtiva não conseguindo atingir a demanda é algo realmente devido à aumento no consumo ou à falta de alguns componentes cuja produção/exportação esteja com atrasos devido às diversas ondas de COVID-19 em várias regiões do mundo. Não acho que isso é bom para a economia e é um dos casos que investimento local não vai resolver.... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
José Eduardo Dias Ribeiro Postado 2 de Setembro de 2021 Author Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2021 Falta de produção, não excesso de consumo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
José Eduardo Dias Ribeiro Postado 2 de Setembro de 2021 Author Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2021 Entrou dinheiro no mercado por causa do auxílio emergencial (esse dinheiro, indo para as pessoas mais necessitadas, geralmente é gasto em consumo). Mas esse auxílio emergencial era para ser dado por um curto período, então o detentor do capital, sabendo que o consumo não se manteria, não investiu (o aumento do consumo não acelerou em investimento). Não ocorrendo o efeito acelerador, também não se deu o efeito propulsor (funcionamento conjunto do multiplicador com o acelerador). Eu penso que isso pode ser bom pelo seguinte. Os empresários projetam um aumento do consumo no fim da pandemia, então vão fazer investimentos e distribuir rendimentos. Esse aumento do investimento/rendimento vai multiplicar em consumo, essa multiplicação do consumo vai acelerar o investimento e como vemos o casamento do efeito multiplicador com o acelerador, o efeito propulsor ganha vida. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
José Eduardo Dias Ribeiro Postado 2 de Setembro de 2021 Author Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2021 Vou tentar partilhar aqui algo sobre o efeito multiplicador, acelerador e propulsor. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
José Eduardo Dias Ribeiro Postado 2 de Setembro de 2021 Author Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2021 https://youtu.be/bv3oG6oKmGg Nesse último vídeo do YouTube o Raul fala desse efeito multiplicador acelerador sob a designação de efeito chicote. Ele explica de um jeito muito mais fácil do que eu seria capaz. Veja lá. Esse vídeo foi postado há 1 hora. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Maria Cristina Sabina De Carvalho Postado 2 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2021 Na realidade os meses que o governo liberou o auxilio as vendas melhoraram muito mesmo, as pessoas passaram consumir mais e mais...As industrias não estavam preparadas para isso.Meus fornecedores chegam a cogitar a escassez e ate falta de mercadoria isso e isso já me assusta. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camila Wasem Fredo Postado 2 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2021 Com relação à indústria automobilística, pelo que li, há falta de insumos, especialmente componentes eletrônicos, o que tem contribuído muito para a demora na entrega de veículos. Não vejo como excesso de consumo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 3 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2021 Para que tenham uma ideia de como isso está afetando o mundo, eu comprei um gerado à gas para um cliente ha exatos um anos atras; somente agora é que chegou no Brasil pois o fabricante estava com problema de componentes para produção e causou esse atraso todo pois a produção caiu a níveis de não conseguirem nem atender o mercado americano.... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Lucas Greco Santos Postado 3 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2021 ótimo vídeo este do Raul Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rômulo Machado Postado 4 de Setembro de 2021 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2021 Eu vivo a escassez de produtos desde marco de 2020 no meu setor de negócios, logo após o anúncio das restrições no Brasil. A 1 semana do anúncio, não hava mais a mercadoria que já estava pedida e agendada para entrega. Tremenda loucura. Os preços foram duplicados e a falta de alguns era surreal. "Como desapareceram, como assim!!!". Sem dúvida os fornecedores ficaram com medo de negociar. O impacto da inflação foi e está sendo absurdo por alguns setores e até por pessoas. Mas temos que continuar a viver e gastar. Sem isso a economia também não anda. Ma ainda estamos vivo. Viva a vida. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts