Jump to content

Inflação por escassez


Recommended Posts

CNN Brasil: Brasil vive inflação de escassez pela 1ª vez desde Plano Real, dizem economistas. https://www.cnnbrasil.com.br/business/brasil-vive-inflacao-de-escassez-pela-1a-vez-desde-plano-real-apontam-economistas/ Essa notícia é relevante, impacta o mercado e os rendimentos imediatos, mas até pode ser bom para o aumento do investimento e consumo num futuro próximo.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

O artigo é interessante. Única coisa que me questiono é se essa demora de cadeia produtiva não conseguindo atingir a demanda é algo realmente devido à aumento no consumo ou à falta de alguns componentes cuja produção/exportação esteja com atrasos devido às diversas ondas de COVID-19 em várias regiões do mundo. Não acho que isso é bom para a economia e é um dos casos que investimento local não vai resolver....
Link para compartilhar
Share on other sites

Entrou dinheiro no mercado por causa do auxílio emergencial (esse dinheiro, indo para as pessoas mais necessitadas, geralmente é gasto em consumo). Mas esse auxílio emergencial era para ser dado por um curto período, então o detentor do capital, sabendo que o consumo não se manteria, não investiu (o aumento do consumo não acelerou em investimento). Não ocorrendo o efeito acelerador, também não se deu o efeito propulsor (funcionamento conjunto do multiplicador com o acelerador). Eu penso que isso pode ser bom pelo seguinte. Os empresários projetam um aumento do consumo no fim da pandemia, então vão fazer investimentos e distribuir rendimentos. Esse aumento do investimento/rendimento vai multiplicar em consumo, essa multiplicação do consumo vai acelerar o investimento e como vemos o casamento do efeito multiplicador com o acelerador, o efeito propulsor ganha vida.
Link para compartilhar
Share on other sites

Na realidade os meses que o governo liberou o auxilio as vendas melhoraram muito mesmo, as pessoas passaram consumir mais e mais...As industrias não estavam preparadas para isso.Meus fornecedores chegam a cogitar a escassez e ate falta de mercadoria isso e isso já me assusta.
Link para compartilhar
Share on other sites

Para que tenham uma ideia de como isso está afetando o mundo, eu comprei um gerado à gas para um cliente ha exatos um anos atras; somente agora é que chegou no Brasil pois o fabricante estava com problema de componentes para produção e causou esse atraso todo pois a produção caiu a níveis de não conseguirem nem atender o mercado americano....
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu vivo a escassez de produtos desde marco de 2020 no meu setor de negócios, logo após o anúncio das restrições no Brasil. A 1 semana do anúncio, não hava mais a mercadoria que já estava pedida e agendada para entrega. Tremenda loucura. Os preços foram duplicados e a falta de alguns era surreal. "Como desapareceram, como assim!!!". Sem dúvida os fornecedores ficaram com medo de negociar. O impacto da inflação foi e está sendo absurdo por alguns setores e até por pessoas. Mas temos que continuar a viver e gastar. Sem isso a economia também não anda. Ma ainda estamos vivo. Viva a vida.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...