Jump to content

Segurança vs. Conveniência - Apps nos Celulares


Recommended Posts

Oi Sardinhas,
Há dois anos atrás, num domingo à noite, me colocaram uma arma na cabeça no estacionamento de um McDonalds, 2 bandidos entraram no meu carro onde estavamos eu e minha esposa, pegaram os nossos celulares, cartões de crédito e conta-corrente, nos forçaram a dar as senhas. Um dos bandidos saiu do carro com os telefones, cartões e informações enquanto outro ficou conosco durante uns 40 minutos. Após nos liberarem, vimos que eles zeraram as nossas contas-correntes e gastaram MUITO dinheiro nos cartões de crédito, usando uma maquininha portágil do pag-bank, que eu agora carinhosamente chamo de pag-ladrão. Findo o sequestro, comunicamos imediatamento à Amex, Visa, Bancos, etc...
A grana da conta-corrente foi perdida, a Visa estornou o débito, mas o Amex insiste até hoje em cobrar e por não concordar e não pagar, eles sujaram o meu nome no Serasa. Não paguei por vários motivos, entre eles é que não foi uma transferência bancária, mas uma compra no cartão de crédito feita num domingo às 11 da noite, totalmente fora do padrão de gastos (uma pizzaria com débitos sucessivos de 100,00 + 6mil + 5mil + 4mil + 3mil), eles foram informados do ocorrido meia hora após o incidente, o BO lhes foi encaminhado no início da manhã da segunda-feira seguinte e se eles não tomaram as providências que eram devidas - no mínimo bloquear as transações - não sou eu quem vou pagar por isso.
Onde quero chegar com essa história é um alerta! Hoje, com bancos digitais, numa situação similar, o que um bandido conseguiria evadir das suas contas de investimentos? Penso muito nisso e durante mais de um ano eu fiquei sem ter os apps de bancos no celular, mas o inconveniente que isso causava me venceu pelo cansaço.
O solução que encontrei é longe de ser conveniente. A conta que uso para despesas do dia-a-dia não é a mesma conta que uso para meus investimentos e essa conta tem sempre um dinheirinho "contado". As contas onde ficam os investimentos ficam em outro celular e esse não passeia comigo ou quando passeia, viaja desligado e escondido.
Alguém já passou por algo parecido ou tem uma ideia de proteger o acesso às contas digitais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Olá...não passei por esse tipo situação. E não quero passar. Mas adotei a mesma medida de tirar os app's de bancos do celeluar e coloca-los em segundo aparelho que fica em casa ( Principalmente após o PIX). Estou usando o iti no celeular que ando, mas percebi que agora ele está mencionando a conta corrente, infelizmente tb terei que excluir este app.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi William, tenho um segundo celular exclusivo para movimentações de banco e corretoras e ele fica sempre em casa. No meu celular do dia a dia, que tem aplicativos úteis (email, navegação, transporte, comida, compras, etc) não há aplicativos de banco/corretoras. Quadrilhas "limpa-contas" podem te causar um transtorno se pegarem (roubarem) seu celular que também possui app bancário com o Waze ou Uber em utilização (o celular não está travado ...)
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, Sou de uma cidade menor, não sofri algo parecido e espero nunca ocorrer também. Em questão de solução a sua ideia é bacana, mas talvez se colocar algum app que criptografa uma pasta de atalhos dos app que deixa de forma mais oculta também seria legal, e é claro os cartões também evitar de levar todos no bolso com carteira.
Link para compartilhar
Share on other sites

Outra questão que me incomoda bastante no acesso digital aos bancos é que, mesmo pra logar pela internet, é pedido o iSafe do app no celular. Pelo menos no Banco Inter é assim. Ou seja, se alguém roubar meu celular, nem consigo transferir meu dinheiro da conta ou bloquear o cartão acessando a conta pela internet.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Diego Gorelik,
A autenticação de 2 fatores seria necessária ter no app dos bancos/corretoras. No caso que aconteceu comigo, e cara levou meus 2 celulares e no esquema de segurança da apple, ele conseguiu até sequestrar a minha conta, trocando o número do telefone registrado lá. Só consegui reaver a conta com um email enviado ao CEO da apple, o suporte brasil foi uma merda (procurei uma palavra mais educada e adequada, mas não encontrei). Queria ter encontrado uma solução melhor, mas o que consegui fazer foi de NÃO ter no celular do dia-a-dia nenhum app que tenha aplicações que permitam o resgate imediato e a qualquer momento. As aplicações que tem prazo de carência não tem muito problema, pois o resgate não é imediato e vai sempre acontecer via minha conta. Mesmo que o ladrão faça baixa da aplicação, não vai conseguir por a mào na grana. Principal preocupação é com esses CDB e LCIs/LCAs que tem liquidez imediata. Essas não podem, em hipótese alguma, estar no meu aparelho que carrego comigo. Desnecessário dizer que isso é um fator de inconveniência.
Como mencionei no assunto do post: Tudo é uma questão de troca do segurança por conveniência.... Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

oi Raul Sena, Boletim de Ocorrência sim, Processar o Amex ainda não. Sei que já deveria ter feito, a mais de ano atrás. A alegação deles é que eu assinei um contrato onde diz que as transações autorizadas com PIN não tem recurso. O mais engraçado é que tenho (ou tinha) Amex de 1987. Nem existia PIN, nem tarja magnética na época que contratei. O cartão passava numa máquina com boleto de papel e lista negra. O mais estranho é que o Visa Bradesco estornou e o Amex Bradesco não. Por conta disso, o Bradesco perdeu o cliente e o Amex também. Tenho certeza que eles ganharam muita grana à minhas custas no passado....
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Ola willian, Puxa, deve ser uma sensação horrível o que voce viveu Que absurdo o cartão de credito lhe cobrar os valore, sendo que voce agiu de forma correta e rapidamente
Mas os valores em investimentos, geralmente levam 1..2..3 .. 30 dias, dias para que possam ser resgatados, então nesse lado, para uma situação como a que aconteceu, esses valores estariam protegidos não e?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...