Jump to content

Vender apartamento antigo e quitar meu financiamento atual, investir o valor ou usar como reserva de oportunidade?


Recommended Posts

Estou num dilema e gostaria da opinião dos mais experientes aqui da comunidade! Talvez alguém aqui já tenha passado pela mesma situação, tenho um apartamento já quitado onde moro hoje, porém comprei outro na planta que fica pronto no primeiro semestre do ano que vem, a entrada fiz em 48x sem juros, fiz isso para não me descapitalizar na época porém o INCC está me devorando aos poucos, sem contar que pago o seguro obra que me leva mais uma parte. Assim que eu pegar as chaves do novo imóvel eu vou quitar a entrada e começar a pagar o financiamento. Diferente do vídeo onde o Raul mostra como funciona o financiamento na categoria SAC, eu fiz na categoria PRIME onde as parcelas se mantém, ainda tem juros embutidos, é ai que vem meu dilema: Vendo meu imóvel antigo e quito meu financiamento e consigo um desconto, vendo meu imóvel antigo e invisto uma parte e a outra coloco como reserva de oportunidade e continuo pagando meu financiamento que na verdade não tem uma prestação alta ou uso o valor como reserva de emergência já que irei me descapitalizar ao quitar minha entrada ou simplesmente coloco ele para alugar e gerar meu primeiro ativo? Já tinha criado esse tópico, porém não tive nenhuma opinião da galera ai, ontem tentei tirar essa dúvida durante a live com o Raul, porém não conseguia enviar a pergunta, estava travando ai quando enfim voltou eu tentei resumir e não ficou bem claro a pergunta para o Raul e ele deixou ela para a próxima live com câmera. Mas até lá se puderem me dar suas opiniões ficarei muito feliz! Bom feriado à todos!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Na verdade estou começando do zero não tenho nenhum investimento Ilana Wirz Vieira , junto com o curso estou aprendendo como sair da caverna. Até ontem tinha apenas uma conta poupança que não rendia nada meu dinheiro, hoje já consegui fazer meu cartão Nubank e transferi todo meu dinheiro para essa conta que está rendendo mais que a poupança. Sei que ainda tenho muito que aprender com o curso, não quero colocar a carroça na frente dos bois, por isso o que aprendo vou colocando em prática. Porém sei que ao pegar a chave do imóvel, sou obrigado a quitar a entrada que fiz em 48x "sem juros", porque logo vem a parcela do imóvel e ficar pagando a parcela da entrada corrigida pelo INCC + parcela do imóvel ai fica ruim para meu progresso como investidor. Por isso gerou essa dúvida, ao quitar a entrada, praticamente vou ter que começar do zero minha reserva de emergência, hoje eu sei como ela é importante por conta do curso, porém não sabia quando assumi esse novo passivo à 1 ano e meio atrás, e por isso agora tenho que tomar essa decisão de vender meu imóvel antigo para quitar o novo ou vender ele e colocar uma parte como minha reserva de emergência e a outra dividir em duas partes como reserva de oportunidade e investimentos, ou ainda, colocar ele para alugar e gerar um ativo. Estou bem inclinado em vender o imóvel antigo onde moro hoje, ver com banco a hipótese de um bom desconto para quitar o novo imóvel e o que sobrar desse valor, ver o que pode ser feito com ele!
Link para compartilhar
Share on other sites

Penso que seja difícil vc conseguir rendimentos que superem os juros do financiamento. No seu lugar eu venderia o antigo e quitaria o atual… aí vc vai ter uma folga grande no seu orçamento atual e vai poder criar um plano consistente de investimentos, principalmente se vc tiver uma fonte de renda mais ou menos constante.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Cristiano Lessa olha investir pagando juros, é igual se limpar com papel higiênico usado, se você consegue QUITAR as suas dívidas e economizar nos juros é sempre a melhor opção.
Quando essa opção pode não ser inteligente? Quando o imóvel te dá renda suficiente para pagar a parcela, em alguns casos é possível usar um imóvel para pagar o outro e ainda sobra algum troco, aí pode fazer mais sentido (Mesmo sem calcular o custo da oportunidade) manter.
Verifique o percentual dos juros e compare com o quanto conseguiria receber na SELIC mesmo, só para fazer uma comparação pessimista, veja se compensa quitar, no próximo plantão de dúvidas se quiser trazer os papeis a gente conversa com os dados!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...