Jump to content

Mudança de moeda


Recommended Posts

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Jonas Jurack, eu já sou mais velho que a maioria aqui e vivi algumas dessas trocas de moedas. Vamos ver se minha memória está boa: Na maioria dos "planos" a moeda era convertida cortando zeros. 10.000 virou 10 e assim por diante. As cédulas eram carimbadas com o novo valor e bola pra frente; não mudou muita coisa. No plano Cruzado (acho que foi esse), o Cruzeiro virou Cruzado, ele sofreu corte de 3 zeros também e a grana de todos os brasileiros, posiçào em uma data X foi bloqueado e cada um só tinha direito a 50 Cruzados disponíveis na CC. Esse plano era para zerar a inflação, então os valores futuros todos deveriam ser deflacionados por uma tabela (chamaram ela de tablita). Nesse caso, todos os valores a pagar ou receber emitidos antes daquela data X deveriam ser convertidos para Cruzados usando a tabelinha de deflação. Se você tinha comprado um sofá em 4x e tinha pago apenas a 1a parcela, as parcelas seguintes iam diminuido de valor, pois a inflação "embutida" nos preços à prazo era removida com a aplicação da tablita. Isso valia para tudo emitido antes da data do plano - boletos, parcelamentos em cartão de crédito, financiamentos, etc... Com relação aos investimentos, eu não me lembro bem, pois eu não era investidor naquela época, mas além do corte dos zeros, os rendimentos futuros (no caso da renda fixa), certamente sofreram o desconto da inflação, possivelmente usando a mesma tablita. Cara, eu lembro de inflação de oitenta e tal \% ao mes. Aplicação no overnight pagava 2\% ao dia. Os salários eram corrigidos em 40+\% num mes, depois em 50+\% em outro, até 86\% (acho que esse foi o maior percentual). Todo brasileiro era milionário, pois os valores não tinham referencial. No mercado, o preço de manhã era um, meio-dia outro e à tarde outro. Assim que você recebia sua grana, tinha que gastar logo pois no dia seguinte já valia significativamente menos. Um verdadeiro horror. Lembro de cenas no supermercado do "remarcador de preços" com a pistola colocando preços novos nos produtos e os consumidores correndo para pegar os produtos antes de serem remarcados. Tomara que a gente nunca mais passe por situação parecida. Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...