Jump to content

Porque precisa cobrar imposto de renda?


Recommended Posts

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom dia Lai! Como o Samuel disse, de fato, o governo precisa suprir suas despesas como pagamento dos servidores públicos, obras de melhoria, educação, segurança pública e etc, porém ele só consegue captar dinheiro de duas formas:
1-) De forma derivada - onde ele capta dinheiro dos particulares com seu poder de estado (obrigando a contribuir) nesta forma são exemplos: Tributos, Multas e Reparações de Guerra. 2-)De forma originária - onde ele capta dinheiro do próprio patrimônio do estado. Exemplos: Aluguéis de seus próprios imóveis. Espero ter ajudado!
Link para compartilhar
Share on other sites

O racional é que o Imposto de Renda é muito mais progressivo do que o imposto sobre consumo. Imposto no consumo pesa proporcionalmente mais no peso de quem é pobre. Por outro lado, o imposto de renda é bem mais fácil de se driblar, então tem muita gente que não paga e sai na vantage. Por isso que a maioria dos governos cobram os dois, em diferentes proporções. Uma das críticas que muitos economistas fazem é que no Brasil tem muito imposto sobre consumo e, por esse motivo, nossa taxação é muito regressiva (uma espécie de Robin Hood às avessas)
Link para compartilhar
Share on other sites

Conhece Brasilia? Morei lá 7 anos, facilmente você percebe o quanto a maquina publica necessita para esbanjar e também para sobreviver. Um passeio na esplanada, uma rua gigante cheia de ministérios de merda nenhuma, as coisas ficam super claras. Fora o numero absurdo de funcionários analfabetos, concursados ou não. Todo tipo de cargo para gente atoa tem, vários porteiros, seguranças, gente para apertar botão de elevador privativo e por ai vai. Já ressalto que não quero ofender ninguém e nem tem ironia nesse post, eu tive essa sensação quando comecei a andar pela cidade como moradora, como turista eu não pensava nisso.
Link para compartilhar
Share on other sites

Nunca tinha parado para pensar nessa questão. Gado domado, simplesmente paga e aceita a realidade que não pode ser mudada (haha rir pra não chorar), mas fiz umas pesquisas e vi que a cobrança do IR é de cunho social. A ideia de que a parcela da população com rendimentos maiores contribuam mais para o governo, para que este gere melhorias na qualidade de vida de toda população. Parte do IR seria destinada à saúde, educação e programas sociais. Outra parte supostamente é enviada para programas de geração de empregos e inclusão social, como plano de reforma agrária, construção de habitação popular, saneamento e reurbanização de área degradadas. Existe também uma parcela direcionada para investimentos em infraestrutura, segurança pública, cultura, esporte, defesa do meio ambiente e estímulo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia. Portanto, pagar seu imposto de renda gera dinheiro para melhorias no país (é o que dizem). Fonte: https://www.serasa.com.br/ensina/dicas/o-que-e-imposto-de-renda/
Link para compartilhar
Share on other sites

Como curiosidade, o Imposto de Renda foi instituído em 1799 na Inglaterra para financiar a guerra contra Napoleão, vejam que era para ser um imposto transitório, só que a moda pegou tanto que agora a maioria ou todos os países cobram esse tributo. Igual Milton Friedman dizia "Nada é tão permanente quanto uma política temporária do governo".
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Lai Cheng esse é o imposto mais ultrajante de todos, a história desse imposto no Brasil remonta a Guerra do Paraguai (1864-1870), foi utilizado para custear o combate, era cobrado de todos durante o império com exceção aos militares, tentaram criar também na época um imposto sobre a habitação e não colou, depois tentaram um imposto de 0,5\% sobre os dividendos das S.A , novamente sem sucesso, Dom Pedro II, acabou tendo que REDUZIR os impostos e não aumentar na época porque a população ficava BEM revoltada mesmo (Diferente de nós hoje, que somos gado manso).

Rui Barbosa, primeiro ministro da fazenda republicano, tentou de novo em 1891, considerou-se que isso feria o princípio do federalismo e pronto, passamos, em 1909 os EUA implementaram e aí caiu esse tese do federalismo.
Após a guerra, em 1920, o ministro da Fazenda, Homero Batista, retomou a tentativa de implantar o Imposto de Renda, e a iniciativa foi defendida na Câmara pelo deputado federal Mário Brant, da Comissão de Finanças. Inventaram uma série de argumentos para justificar o injustificável. Até que em 31 de dezembro de 1922, o Imposto de Renda foi instituído pelo artigo 21 da Lei de Orçamento n° 4.625. Previa alíquotas de 0,5\% a 8\% sobre os ganhos auferidos, esta última para rendas acima de quinhentos contos de réis. Rendas inferiores a 20 contos de réis estavam isentas. Havia ainda o problema da administração do imposto, e a solução coube ao engenheiro e tributarista Francisco Tito Sousa Reis, que em 1924 criou a estrutura que, a despeito das inovações tecnológicas, perdura até hoje. Assim criaram o IR e a Receita Federal.
Esse imposto é tão canalha, que ele parte do pressuposto de que somos propriedade do Brasil e que por isso, temos que pagar um imposto por qualquer renda que auferirmos em vida, é abusivo e ridículo.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...