Jump to content
  • 0

ipca + inflação


Vinicius Caetano Santos

Pergunta

Durante a aula de numero 6. É dito durante a aula que um titulo de maior tempo de duração e mantendo a mesma taxa de 4,12\% + inflação em relação á um que vence 10 anos antes não compensa. Isto pq as taxas são as mesmas. blz. até ai compreendi. Mas á um valor pois não sei se de fato é relevante considerar, que é o de valor do titulo. Na aula #6 de do modulo 3 é onde está toda a aula na qual estou descrevendo aqui, e lá, o Raul compra um titulo de 1804,74 para 2035 cm taxa de 4,12\% + inflação e o de 2045 estava sendo oferecido a 1206,59 com as mesmas taxas.

Não seria melhor à comprar deste mais barato devido a uma diferença próxima de 50\% sobre o valor nominal do titulo???
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Vinicius, pelo que entendi, essa diferença no valor nominal só se altera por aquela questão de, no vencimento do título, ele deverá custar 1000 reais, não interferindo nos rendimentos, por isso que é melhor pegar um mais curto, já que tem menos risco. Agora, não sou capaz de dizer como isso interferiria numa possível marcação a mercado, eu só consegui visualizar a marcação de maneira simples nos pré-fixados, se alguém quiser ajudar sobre isso, seria show
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Entendo que a rentabilidade incidirá sobre sobre os dois títulos da maneira muito parecida, pois ambos estão ainda longe do vencimento. Para efeito de comparação direta vamos supor que ambos sejam submetidos a mesma marcação a mercado, sendo assim a mesma taxa de rentabilidade pode ser aplicada, logo o lucro será proporcional ao valor do título. Vejam se isso faz sentido!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Boa tarde! Até onde entendi é que o Tesouro IPCA+ tem o mesmo princípio de funcionamento do Tesouro Pré-fixado. O que nos confunde é que o Tesouro pré-fixado sempre paga no vencimento 1000 reais, o valor fixo, redondo, já o Tesouro IPCA+ paga os mesmos 1000 reais porém corrigidos pela inflação calculando R$ 1.000 desde 15/07/2000.
Fez sentido para mim da seguinte maneira: A mesma correção pela inflação que o primeiro título sofrerá, acontecerá com o segundo. Então "anulo" a correção do IPCA para analisar as demais informações.
A lógica de se investir no título de menor prazo, (quando a taxa de prêmio é igual) mesmo que o valor do título para compra não seja o mais barato, é só compararmos como se fosse um "Tesouro Pré-Fixado". 1) R$ 1.804,74 -> taxa 4,12\% -> venc em 2035 2) R$ 1.206,59 -> taxa 4,12\% -> venc em 2045 Qual deles seria mais vantajoso? A primeira opção, certo? A mesma rentabilidade, o mesmo valor final e terei o dinheiro 10 anos antes para aproveitar outras oportunidades? Eu investiria neste!!!! Na segunda opção deixaria o dinheiro rendendo 10 anos a mais, preso, pela mesma rentabilidade, o que não é interessante. É um espaço de tempo muito grande. Sem dizer que poderia surgir taxas de rentabilidade melhores.. Só para tirar as dúvidas, observe os valores do Tesouro Pré-fixado oferecidos na mesma data: 1) R$ 902,50 -> taxa 4,07\% -> venc em 2023 2) R$ 713,36 -> taxa 6,25\% -> venc em 2026 (obs: a diferença de 3 anos aumentou a taxa em 2,18\%!) E se a 2 opção oferecesse a mesma taxa de 4,07\%?? Já não seria interessante.
O prêmio ( a taxa oferecida) é maior considerando o tempo que me proponho a emprestar esse dinheiro. E não devido ao seu valor final, pois ambos corresponderão a R$1.000 no vencimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...