Jump to content

Estratégia de Investimentos: Longo prazo é o caralho! - outra ótica


Recommended Posts

Olá novamante!!
Então, a gente ouve o Raul pregar que investimento tem que ser para o longo prazo, buy and hold, mas afinal, o que é longo prazo? 5 anos, 10 anos, 20 anos, 30 anos, 40 anos?
Para quem tem a sorte e oportunidade de estar fazendo um curso desses com 20-30 anos de idade, longo prazo são 30, 40 ou 50 anos e vocês tem um mundo de oportunidades e chances para acertar e errar pela frente. Quem está na faixa dos 35-50 anos já deve pensar que longo prazo é algo tipo 20 ou 25 anos. Quem já está "prá lá" dos 55-60 anos já pensa que longo prazo são 15, talvez 20 anos e as chances para errar são menores
Quanto mais atrasado você entra no fantástico mundo dos investidos, menos juros compostos trabalham para você, Acumular dinheiro começando tarde é bem mais trabalhoso, não resta dúvidas.
Eu sou dos que começou tarde, com 60 anos. Felizmente, eu tenho oportunidade de fazer aportes mensais maiores e tornei a minha meta principal ter patrimônio suficiente para receber uma renda passiva similar ao que recebo hoje como fruto do meu trabalho. Eu não quero torrar o que acumular, e para isso preciso atingir o objetivo de $$ acumulados para que eu consiga viver com conforto e abundância, não venha a me tornar um encargo financeiro para meus filhos e ainda possa deixar para eles uma fonte de renda extra.
Outro fator a considerar é a especialização. Eu sou analista de sistemas, me especializei em infraestrutura e segurança de redes corporativas, monitoramento ativo, autoremediação e automação de processos de gestão. O conhecimento que adquiri me paga bem. Agora, descobri o mundo dos investimentos (quanto tempo eu perdi :-(!! ). Estou aprendendo bastante e minha cabeça já mudou muito com a UVP. Eu hoje posso afirmar que ainda não tenho convicção de escolher o que fazer, mas certamente já aprendi o que não devo fazer.
Resumindo, para mim, longo prazo são 15 anos. Não faz sentido eu apostar num premio que será pago daqui a 20+anos. Tenho que pensar nos meus objetivos e estratégias de acumular patrimônio que vão me pagar boa renda passiva sempre (só pretendo precisar daqui a 15 anos) e que eu vá sempre reinvestir. A carteira de ativos que estou montando será composta por fundos imobiliários de tijolo, fundos imobiliários de papel, ações, reserva de valor e renda fixa. A proporção de cada categoria e estratégia de crescimento pensada, no momento (isso pode mudar com a evolução do meu conhecimento de finanças) é:
- FIIs de Tijolo: Galpões Logísticos, Shoppings, Agências Bancárias. Todo provento é reinvestido arredondando para cima - se os proventos comprarem 1,1 cotas, eu complemento o valor e compro 2 novas. (esse é meu efeito "juro composto turbinado" para acelerar o crescimento.
- FIIs de Papel: Esse é parte do meu capital de risco. Uso a mesma regra de reinvestir, procurando bons fundos pagadores recorrentes de dividend yield alto. Prefiro pagar um gestor que vá administrar uma boa e diversificada carteira do que eu ficar usando meu tempo para isso.
- Ações: Ainda não tenho a minha estratégia clara, mas sei que tenho preferência por empresas perenes e boas pagadoras de dividendos. Uma parte menor investida no "novo" que prometa uma boa capacidade de alavancagem também me é atraente.
- Cripto, Maconha e similares: Acho que também merecem um pedacinho de investimentos devido a possibilidade de ganhos altos dentro meu horizonte de longo prazo.
- Investimentos internacionais: Sei que existe, quero fazer, mas até o momento, o mais longe que cheguei for ter uma conta bançaria americana onde tem um dinheirinho parado (que vergonha... rs..)
A grosso modo - hoje - é isso que penso. Sei que nosso cardume tem sardinhas de todas as idades. Querem comentar o que pensam em relação ao que é longo prazo ou longo prazo é o caralho?
Raul Sena pensa sobre isso? Raul, você tem cara de garoto, jeito de moleque, mas que demonstra sabedoria, conhecimento, percepção e clareza na forma que pensa e transmite seus conhecimentos melhor que a maioria dos "adultos" que conheço.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Acredito que sua visão de longo prazo está correta, ela vai depender de quando a pessoa começou a investir e a sua expectativa de vida. Tenho 31 anos, comecei a investir há pouco tempo e meu foco tem sido fundos imobiliários e empresas que pagam dividendos para que eu possa ir reinvestindo e sentindo uma motivação. Reinvisto todos os dividendos e mais os meus aportes normais. Também procuro empresas com boa expectativa de crescimento e outras com margem de segurança maior (bancões por exemplo) pra dar uma equilibrada na carteira. Tinha pouco valor em renda fixa e comecei a aportar mais. Como, em tese, tenho certo tempo a meu favor, adquiri uma previdência privada, valor baixo, mas uma garantia mínima para daqui vários anos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho 32, ainda estou, gradativamente, montando minha reserva de emergência, ja tenho um valor, muito inferior do que eu gostaria, em ações brasileiras, quero diversificar em outros países, para diluir o risco. Mas creio que vc está certo, nunca é tarde para começar, apenas a estratégia é outra, mas o foco é o mesmo, " comprar boas empresas (ou fazer bons investimentos) e manter rendendo por toda a vida", seja a expectativa de tempo qual for.
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho pensado nisso William Redig eu cuido do patrimônio da família quase toda, minha vó, meu pai e por consequência meus irmãos. Tenho pensado, se o prazo for muito longo meu pai não aproveita nada, minha vó já tem bastante renda passiva, mas o importante para mim é gerar riqueza entre gerações. Meu pai herdou bastante dinheiro do meu avó e não conseguiu multiplicar, na cabeça dele pensa até que perdeu e me entregou. Comecei reestruturando a parte física mas estou certa de que devo vender uma parte das lojas e investir. Meus irmãos confiam inteiramente em mim e apenas o mais novo, de 16 anos estuda finanças, o mais velho só quer mesmo ver as contas pagas. Enfim papai tem 61 se eu investir para 20 anos, acho que ele nem vai estar aqui.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Renato, para nós que já estamos mais "maduros", temos que pensar em usufruir dos rendimentos, no meu caso, em uns 15 anos e ainda deixar algo para os filhos - os meus tem 33, 31 e 24 - é muito bom. Além disso, estou trabalhando para ajudá-los a descobrir o mundo dos investimentos beeeeeem mais cedo que eu descobri. Dois deles moram em outros paises então fica mais difícil para mim (no momento, pois sou aprendiz de aprendiz), mas estou tentando.... O que gosto de fazer é indicar vídeos daqueles que te fazem pensar. Se Santo de casa não faz milagres, talvez o São Raul, Santa Nath e outros Santos do youtube consigam fazer milagre também. Vamos que vamos!!
Link para compartilhar
Share on other sites

William Redig realmente, o melhor investimento é em nós mesmos! UVP superando as expectativas a cada aula.
Em relação ao horizonte de tempo, me parece que a sua visão faz muito sentido. Até o final do curso também você terá a oportunidade de refinar as ideias e tomar as decisões de modo a dormir tranquilo todas as noites, a julgar pelos investimentos.
As suas postagens são muito pertinentes e construtivas. Grande abraço.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...