Jump to content
  • 0

Declaração de proventos: qual data considerar?


Pergunta

Olá

Eu tinha entendido nas aulas que pra declarar os proventos (rendimento de FIIs, dividendos e JCP de ações) era só ir no relatório da B3 e filtrar de 01/01 a 31/12 e pronto, só copiar o valor e sucesso.

Aí fui começar minha declaração, e vi que a declaração pré-preenchida já trouxe os rendimentos do FII ABCP11. Mas fui conferir o valor e acontece que veio somado um valor que pagaram em janeiro de 2024, que é referente às cotas que eu tinha em dezembro de 2023.

Aí eu fiquei confuso. Eu devo considerar a data que o valor foi pago ou a data de referência do provento? Tipo, as empresas anunciam que vão pagar dividendo daqui 6 meses, então se virar o ano e o valor ainda não pingou na conta, ele vai entrar nessa declaração ou só no ano que vem?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Rafael Rodrigues Dos Santos disse:

Olá

Eu tinha entendido nas aulas que pra declarar os proventos (rendimento de FIIs, dividendos e JCP de ações) era só ir no relatório da B3 e filtrar de 01/01 a 31/12 e pronto, só copiar o valor e sucesso.

Aí fui começar minha declaração, e vi que a declaração pré-preenchida já trouxe os rendimentos do FII ABCP11. Mas fui conferir o valor e acontece que veio somado um valor que pagaram em janeiro de 2024, que é referente às cotas que eu tinha em dezembro de 2023.

Aí eu fiquei confuso. Eu devo considerar a data que o valor foi pago ou a data de referência do provento? Tipo, as empresas anunciam que vão pagar dividendo daqui 6 meses, então se virar o ano e o valor ainda não pingou na conta, ele vai entrar nessa declaração ou só no ano que vem?

 

Agora eu fiquei na duvida também, eu acho que sempre declarei o valor recebido no ano, no caso data de pagamento. Depois do seu relado acho que faz sentido após data ex, já que algumas empresas anunciam dividendos sem data de pagamentos, e alguns caso demora um tempão para ser pago. 

Agora que puxa sozinho, eu deixaria o valor que foi, já que pagamento de proventos são isentos, você só precisa declarar, mas vamos esperar outras respostas para ter certeza.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...