Jump to content

Fundos de Investimento


Recommended Posts

Pessoal, antes de querer me educar financeiramente investia basicamente em fundos de investimento. Não posso dizer que meu patrimônio não cresceu com os fundos mas entendo que se deixar de pagar as taxas pode render mais.
No entanto, a dúvida que fico é: será que eu vou conseguir superar o desempenho dos fundos?
Qual seria uma estratégia inteligente de "desmamar" dos fundos?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Marcia Kazue Miyamoto Morizono,
Eu tenho essa mesma dúvida, apesar de não ter nada investido em FIs.
A real vantagem do fundo (além do expressivo volume financeiro que eles possuem), é que existe uma equipe analisando os dados do fundo a todo momento e não sei quanto a você, mas um dos meus gargalos atuais é exatamente esse: a falta de um tempo maior para sentar e acompanhar o desempenho em tempo real.
Se pararmos para olhar a longo (eu digo looooongo) prazo, a estratégia da escola que estamos estudando em boa parte do tempo nos faz aprender e analisar a empresa no momento atual (levando em conta sim fatores históricos) e ao investir, esquecer dela na carteira e pronto.
Então, porque a preocupação de superar um FI e não investir também em um papel que esteja num fundo que você já tenha, mas apresente todas as características prós após as análises que tem que ser feitas?

Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Marcia Kazue Miyamoto Morizono a maior parte dos fundos de investimento, perdem para o próprio índice que tentam bater e vão só mudando de nome.
Isso se repete no Brasil e no mundo, essa estatística de dizer que 44\% deles batem, ainda é mentirosa, pela janela de tempo que é de curto prazo, normalmente a grande maioria deles perde. https://hcinvestimentos.com/minicurso-2-etfs/

Isso acontece devido as altas taxas e também a performance dos gestores. Uma boa gestão de carteira vai sempre ser superior, até por movimentar menos o patrimônio.
A estratégia para desmamar, é começar a fazer os seus investimentos em boas empresas, gradativamente, com o tempo e com o conhecimento que você tem adquirido, você vai começar a perceber que as carteiras dos fundos são por vezes arriscadas demais, giram demais ou são só ruins mesmo. Fundos servem MUITO bem para quem quer terceirizar as próprias decisões de investimento, se você se dedicou a estudar não vale a pena, além do fato de eles precisarem de estratégias como "puxar cotas" e muitas outras para não apresentarem queda de desempenho para os investidores, o tamanho do patrimônio do fundo, muitas vezes também acaba impedindo a entrada em small caps etc.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...