Jump to content

Dúvida pessoal


Recommended Posts

Fala pessoal. Vou novo aqui na Comunidade, da turma 8. Minha intenção em fazer o curso é que aprender sobre o mundo dos investimentos, pois estou avaliando a opção de vender meu Apto(financiado) e usar o dinheiro do saldo para investir. Me mudaria para um Apto maior(pois preciso) alugado q investiria para que futuramente, antes do prazo de um financiamento terminar eu consiga com investimentos levantar o valor para comprar um Apto à vista. Qual a opinião de vocês?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Boa tarde! É uma boa idéia, a princípio vc se livra da dívida, investe em fundos imobiliários para pagar seu aluguel, e, a não ser que vc tenha motivos pessoais para ter o seu próprio imóvel, com o passar do tempo vcs vai ver que é mais viável morar de aluguel e receber um valor maior de aluguel com cotas de FIIs.
Link para compartilhar
Share on other sites

Levi Gomes Do Prado, seja bem vindo a comunidade e ao curso! Cara, assim como nossa colega Camila Wasem Fredo comentou aqui na comunidade, já foi levantado alguns questionamentos à respeito desse assunto, seria interessante vc dar uma olhada nas respostas dos colegas e do próprio Raul à respeito, eu inclusive fiz um desses questionamentos se era interessante quitar a dívida do financiamento do imóvel novo vendendo meu imóvel antigo, ou continuar pagando o financiamento e investir uma parte do valor da venda do imóvel antigo talvez em FII's e a outra parte criar uma reserva de emergência? A resposta no meu caso acabou vindo conforme eu ia aprendendo aqui no curso à medida que ia avançando nos módulos, hoje acabo de finalizar o módulo 4. Então minha dica para vc é não colocar a carroça na frente dos bois, eu no início também queria ter as respostas para todas minhas dúvidas, mas a intenção do curso é justamente essa, quebrar alguns paradigmas e padrões e nos mostrar que através do conhecimento, temos outras escolhas, escolhas essas transformadoras, vão em alguns casos te deixar perplexo, irritado, inseguro, feliz, com muitas dúvidas e principalmente te mostrar que o que vc sabia sobre suas próprias finanças era uma enganação. Então meu pequeno padauãn assim como eu, trilharemos juntos essa jornada e com certeza sua vida será transformada pelo bichinho do conhecimento, terá momentos que vc vai se questionar se é isso mesmo que vc quer, mas não desista, essa pode ser a oportunidade de mudar sua vida e a das pessoas a sua volta, é uma grande responsabilidade eu sei, mas depende apenas de vc! Por isso mais uma vez meu conselho é esperar o decorrer dos módulos, vai surgir outras dúvidas e como essa, todas irão sendo respondidas automaticamente, mas de bate pronto, pense em como vc vai criar sua RESERVA DE EMERGÊNCIA primeiro, essa é a prioridade inicial, mas isso vc vai ver no decorrer dos módulos, apenas fique com esse pequeno spoiler!kkkkk
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acredito que muitas dúvidas aqui já estão respondidas (de certa maneira), eu mesmo possuo várias, mas estou esperando o curso começar para ir aprendendo junto, talvez muitas já serão respondidas. Mas o que eu acredito para tu é realmente entender o porque de tomar essa decisão, em vez de apenas seguir o que é dito por ai.
Entender quando e o porque tomar essa decisão que provavelmente vai estar alinhado com a tua estratégia para o futuro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito Obrigado pelos comentários amigos. Minha realidade é que preciso de um apartamento maior, pois tive meu 3º filho. Então, de uma forma ou de outra, eu deixaria o que eu moro hoje, a dúvida está entre vender o meu é financiar um outro maior, ou vender o meu e morar de aluguel investindo o saldo. Busquei esse curso exatamente para adquirir conhecimento no assunto, sei que irá me agregar muito. Mandei a msg aqui para ver se encontrava alguém em uma situação parecida, pois minha jornada no curso se inicia 21/10, e estou ancioso para tal.
Link para compartilhar
Share on other sites

Levi Gomes Do Prado, na matemática os FIIs quase sempre ganham. Eu tive essa dúvida também pois tenho um apartamento quitado e poderia vender para fazer o dinheiro render mais investindo mas o Raul Sena e o Professor Baroni me fizeram refletir que um imóvel para morar tem outras componentes importantes, como por exemplo o sentimento de segurança e o que a família vai achar se de repente você tem o valor do seu patrimônio diminuído em função do risco e volatilidade desses ativos? Cada um está em um momento de vida diferente e isso conta. Um jovem em início de carreira não teria porque criar raízes e comprar um imóvel mas talvez isso faça sentido para alguém com família estabelecida em um local.
Acho que a pergunta não é se vale à pena financeiramente mas qual seria o impacto psicológico dessa decisão para você e para os que vivem ou até dependem de você.
Link para compartilhar
Share on other sites

Financeiramente falando, na maioria dos casos, é muito mais rentável viver de aluguel do que imobilizar o capital. Geralmente o aluguel é em torno de 0,3 a 0,5 do valor do imóvel, e possivelmente ganhara muito mais do que isso em investimentos, alem de que, tem uma tendencia menor a se "apegar" a um local, ficando mais aberto as oportunidades que possa vir a construir para sua carreira e tudo mais. dentre outros diversos fatores positivos super positivos dessa escolha. Ja estudei bastante esse tipo de escolha, e sou totalmente favorável a viver de aluguel, Posso aprofundar mais o assunto, caso ache relevante pra você.

Link para compartilhar
Share on other sites

Estou mais inclinável a ficar no aluguel por algum tempo, investindo o dinheiro do saldo. Ainda irei iniciar o curso na turma 8, o que me dará conhecimento sobre mundo de investimentos. Porém penso em ter um ou mais imóveis, pois tenho filhos e isso no futuro será bom pra eles. O que mais poderia acrescentar Mário Tureck?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
Tambem vou iniciar agora o curso na turma 8, ja sou investidor a algum tempo ja antingi ai algumas das minhas metas, mas sempre ha muito o que melhorar e aprender. Tenho um menino de 10 anos, ele ainda muito jovem, mas olhando o comportamento dos meninos de 16..17...18 anos, estão muito diferentes do que era antes, (em questão de casa e Carro) eu moro em cidade pequena e, muito provavelmente, ele talvez estude fora daqui e tudo mais. Tenho algum capital em imóveis, porem, cada vez mais, vejo que e mais rentável e tranquilo outros investimentos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...