Jump to content
  • 0

Tesouro Selic ou IPCA+ ?


Yago Rangel Ramos

Pergunta

Bom dia galera da turma 7,
Num cenário atual com especulação do acréscimo de juros, investir em tesouro selic a curto prazo e investir no tesouro ipca + a longo prazo seria burrice ? Porque acredito que no longo prazo a tendência é a neutralização da inflação, porém no curto prazo sei que isso não irá acontecer. Ou vocês achariam melhor apenas investir na Selic primeiro (sob a especulação de acréscimo) e somente depois que efetivamente neutralizar a inflação ingressar no IPCA ? Acredito que o ideal seria investir no IPCA hoje também a longo prazo pois os valores estão bem abaixo, mas não sei se posso prever algo tão distante...
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Bom dia! Pelo que nos aprendemos, ou pelo menos o que eu entendi, é sensato esperar a taxa chegar no seu máximo. Assim que a inflação for controlada e a taxa começar a descer o valor do título aumenta e vc pode fazer a marcação a mercado. Por outro lado, se vc pegar agora o valor do título está diminuindo a cada alta da taxa, logo até a taxa voltar aos patamares atuais vc estará impedido de vender, ou terá prejuízo.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi Yago Rangel Ramos ! No meu ponto de vista, também faz mais sentido investir desde hoje! Tesouro Selic na minha opinião serve apenas para objetivos de curto prazo em que nenhum outro título ou investimento me atenderia, e para a Reserva de Emergência (com as ressalvas que já fizemos em discussões anteriores), devido a liquidez.
Até onde pude observar com o aumento da Selic, a taxinha pré-fixada do Tesouro IPCA+ também está subindo. E o preço do título caindo. Vejo como um bom momento para investir atualmente, (dependendo dos seus objetivos!) pois estou me protegendo da inflação para o horizonte de tempo estipulado para o vencimento do título, com mais uma taxa de rendimento "bacaninha". E no caso da questão de marcação à mercado vendo uma boa oportunidade de ganho no futuro, nada impede de especular com o título, caso contrário, mantém até o vencimento, sendo um investimento seguro/conservador, na parte de renda fixa da carteira. Acredito que o ponto de partida seja definir a estrutura de alocação da sua carteira! Partindo daí, buscando diversificação e analisando a segurança, liquidez e rentabilidade de cada investimento vai ter mais fundamentos para fazer seus aportes, com tranquilidade. Estamos aprendendo e no começo parece muito(!!!) complexo "ler" o mercado e saber a "hora certa de entrar" num determinado investimento. Mas a cada dia estudando e também nos expondo as variações do "Senhor Mercado" aprendemos um pouco mais sobre a dinâmica do mundo dos investimentos! A experiência vai nos trazendo mais "maturidade" e percepção! Eu, particularmente, estou fazendo aportes pequenos e diversificados, que me dão a chance de aprender, sem arriscar uma parte muito relevante do meu patrimônio.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Obrigado pelos esclarecimentos e opiniões de cada um! De fato ainda estou no começo e pretendo fazer como você disse, pequenos aportes com diversificação, focado no primeiro momento na análise ao invés de aportes mais pesados com uma rentabilidade baseado no meu nível de conhecimento atual hahaha
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...