Jump to content

divida - financiamento minha casa minha vida


Recommended Posts

Bom dia! eu não tenho facilidade com esse cálculos nem de encontrar as informações para saber quanto estou pagando de juros no meu financiamento. estou amortizando mas gostaria de saber como eu faço para saber se minha divida esta controlada se vale mais apena eu investir ou continuar amortizando.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom dia ariecilio coelho!!! Vc precisa ver qual é o desconto que vc está tendo nas parcelas. Provavelmente com a amortização vc paga bem mais parcela do que vc pagaria com o mesmo dinheiro se pagasse nos prazos. E dessa forma compensa amortizar. A única forma que não compensa é se vc pagar uma parcela que vence daqui 10 anos, por exemplo, com o mesmo valor que ela será no vencimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, ariecilio coelho! O jeito mais fácil de encontrar essas informações é baixando o app *Habitação Caixa*. Nele você encontra os juros nominais e os juros efetivos do seu contrato. E através desse app também consegue fazer simulações de amortização (de qualquer valor) ou liquidação e descobrir qual a mais interessante para você no momento. E vai acompanhando a evolução do financiamento. No meu caso, o contrato tem juros bem baixos, e fazendo a simulação alugar x financiar, continua fazendo sentido o financiamento no final. E hoje o valor da prestação cabe sem muito esforço no meu orçamento. Mas estou amortizando para acelerar o crescimento real dos meus investimentos, pois enquanto se tem dívidas, não podemos considerar os rendimentos uma evolução real do patrimônio! Como ainda não consigo quitar o financiamento, também não deixo de investir! Pequenas quantias que já me trazem um grande conhecimento do funcionamento do mercado na prática. Enfim minhas metas são: 1. Montar a minha reserva de emergência. 2. Quitar o financiamento. 3. Aprender a investir. Divido o valor entre os três objetivos, proporcionalmente ao grau de importância que eu defini e aloco o capital nas três metas de forma simultânea. Este foi o jeito que eu encontrei de acordo com a minha realidade hoje, "Até que eu tenha condições melhores para fazer melhor ainda!" :)
Link para compartilhar
Share on other sites

A forma de acessar esses dados vai depender do banco do financiamento. Caixa possui no aplicativo Caixa Habitação e via Web.
O cálculo necessário a ser feito é se o CET pago é maior ou menor do que você conseguiria investindo. Por um tempo para mim foi mais vantajoso investir (mercado com juros altos e um contrato feito em época com juros mais baixos) do que realizar amortizações extras. Agora consigo mais ou menos o mesmo rendimento, então acabo amortizando, mitigando o risco de viradas do mercado. Calculei minhas amortizações extras para coincidirem com que na próxima janela de uso do FGTS eu quite o financiamento.
Quanto às amortizações, se estamos falando de modelo SAC (a maioria para SFH), escolha amortização com redução de prazo e vá fundo, a mágica dos juros compostos também vai funcionar. :-)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...