William Redig Postado 10 de Outuro de 2021 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2021 Oi Sardinhas, Como vocês encaram o assunto ética da empresa, partindo do suposto que esse é um dos critérios para avaliação se uma empresa é digna do meu/seu invstimento, no caso das empresas de tecnologia, considerando: 1. A empresa usa suas informações de forma ética? (exemplos: Facebook, Instagram que usam as nossas informações para vender e manipular as mídias sociais) 2. A empresa rouba ideias de outras empresas? (exemplo: Microsoft, já roubou tecnologia de várias startups incorporando-as aos seus produtos) O que vocês pensam sobre isso? Será que esse tipo de comportamento pode um dia vir a se tornar uma vulnerabilidade da empresa? Eu citei dois exemplos, mas esse tipo de critério de avaliação se aplica a várias outras.... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 10 de Outuro de 2021 Author Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2021 Tem uma série no NetFlix, The Billion Dollar Code que fala como a Google copiou o Google Earth de uma empresa alemã, que criou a solução 11 anos antes. O tema é o processo contra a Google. Onde fica a ética aqui? Abaixo o link para a série, são apenas 4 episódios. Ainda não acabei de ver, mas está sendo muito boa!! https://www.netflix.com/watch/81187101?trackId=14170286 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Willian Franklin Morell Postado 10 de Outuro de 2021 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2021 Eu imagino que essa avaliação ética é muito pessoal, claro que existem situações extremos, mas na maioria dos casos é relativa. Vc pode por exemplo olhar para uma questão que pode ser prejudicial para a empresa, enquanto outra pessoa olha para uma empresa analisando se ela fere os seus próprios princípios éticos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camila Wasem Fredo Postado 11 de Outuro de 2021 Compartilhar Postado 11 de Outuro de 2021 Acho que esse critério é muito pessoal. Sobre "roubar/copiar" ideias vejo como algo muito comum e não acredito que vá prejudicar as empresas. Instagram copiou o Snapchat, Prime Vídeo e agora várias outras copiaram a Netflix. Acho mais perigoso uma pequena empresa ter a ideia copiada por uma grande do que uma grande copiar. Exemplo do Snapchat que ficou de lado após o Instagram copiar a ferramenta. Por outro lado, temos o exemplo da Netflix, que se preparou para esse movimento e como estava muito à frente na área conseguiu fidelizar boa parte da clientela e investir em produções originais para não ficar refém dos grandes estúdios. Sobre a ética da empresa é sempre bom ficar atento, mas todas as redes querem nos vender algo. O documentário "O Dilema das Redes" mostra bem isso. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 11 de Outuro de 2021 Author Compartilhar Postado 11 de Outuro de 2021 Oi Camila Wasem Fredo, obrigado por seus comentários. Não estou me refeindo a copiar ideias, mas sim roubá-las. Foi o caso da Google/Google Earth roubarem a Terra Vision, uma empresa alemã que bolou o produto 11 anos antes da Google (está na série que mencionei acima) onde a Google acenou com uma proposta de compra de patente e junção das empresas e os alemães, ingênuos, entregaram o ouro antes do contrato assinado. Similar a isso, a Microsoft, num passado distante, em condições similares, roubou a Statcker e o seu produto de compactação de discos, lançando o seu Drivespace. Similar, mas em outra esfera, está o Facebook que usa as informações dos usuários para manipular o mercado e capitalizar com isso, muitas vezes violando seus próprios parâmetros de contrato ou quando alteram a política de privacidade sem notificar os usuários. Esses são exemplos cla- ros, na minha concepção, de roubo de propriedade intelectual ou então de falsidade ideológica (no caso do facebook). Ética é assunto complicado, mas eu, pessoalmente, não quero ser sócio de empresas assim - satinhos do pau oco. O tema é complicado.... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 11 de Outuro de 2021 Author Compartilhar Postado 11 de Outuro de 2021 Oi Willian Franklin Morell, o assunto é complicado mesmo. Nos cenários que descrevi, não tem desculpa ou versão. Roubo de propriedade intelectual - isso já foi feito várias vezes pelo Google e Microsoft e falsidade ideológica um dia vai pegar no pé no facebook. No google, o lema delas é "Don't be Evil" - não seja mau, traduzindo para portugues, mas não é bem assim que eles se comportam. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Willian Franklin Morell Postado 11 de Outuro de 2021 Compartilhar Postado 11 de Outuro de 2021 Realmente, é algo bem complicado. Muitas vezes quem é grande acaba engolindo os pequenos, e é bem difícil conseguir uma indenização e tals. De alguma forma isso é prejudicial para a imagem da empresa, mas infelizmente, para a visão de quem é "roubado", o mercado esquece e o impacto é mínimo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camila Wasem Fredo Postado 11 de Outuro de 2021 Compartilhar Postado 11 de Outuro de 2021 Agora entendi William Redig. Vou dar uma olhada nessa série que mencionastes. Pelo que estamos vendo, o crime compensou bastante nesses casos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 11 de Outuro de 2021 Author Compartilhar Postado 11 de Outuro de 2021 Oi Camila Wasem Fredo, Compensou mesmo. Não sei agora, com esse documentário da Netflix, como fica a opinião pública em relação ao Google. E o pior, casos como esses existem às dezenas.... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts