Jump to content

Opinião: O Ativo Mais Arriscado nas Bolsas


Recommended Posts

Oi Sardinhas, Estou aqui na reta final dos ensinamentos da UVP, quase fechando módulo 7.
Antigamente eu chamava a renda variável de cassino, por total desconhecimento de como funciona. Comecei a investir em RV fazendo merda, mas que na época me parecia a coisa certa. Felizmente, na mesma época, devorei dois livros: Pai Rico, Pai Pobre e o Investidor Inteligente. Embora esses livros não me ensinaram muito sobre o que fazer, me alertaram sobre o que NÃO FAZER. e isso foi muito bom para que eu não fizesse mais merda ainda.... rss....
Agora, depois de alguns meses de auto-estudo e mais a UVP, posso dizer que não sou mais um analfabeto em investimentos e o Raul Sena é um dos grandes responsáveis. :-)
Agora, o tema desse post: O Ativo mais arriscado nas Bolsas: O próprio investidor!! Hoje eu classifico as pessoas (em relação a investimentos) da seguinte forma:
- Os que não investem : A maior parte do povo brasileiro, incluido ai quem tem dinheiro na poupança. - Os Ignorantes e Loucos: São aqueles que não estudaram nada sobre finanças e investimentos, assistem videos feitos por sei lá quem no youtube e ficam comprando caro e vendendo barato; - Os Espertos e Loucos: São aqueles que tem um pouco ou muito conhecimento e acham que através de análises de gráficos e outras bruxarias vão bater o sistema e ganhar milhões com day-trade, opções, etc... Uns loucos mesmo; na verdade, o cara quando é esperto, ninguem sabe que ele é esperto; se todos sabem, ele é automaticamente rebaixado para malandro ou trouxa; - Os Cautelosos : São aqueles que tem aversão a risco. Eu mesmo já fui dessa categoria e também dos Ignorantes e Loucos (rsss). Por desconhecer as reais oportunidades e as formas técnicas de analisar um investimento, preferem se manter 100\% na renda fixa para não correr o risco de perder. - Os Moderados: São aqueles que estudaram, fizeram o curso da UVP ou outro quase tão bom quanto, adquiriram conhecimentos e aprenderam a avaliar riscos, oportunidades e investem a maior parte de seu patrimônio com segurança, mas que não dispensam uma boa oportunidade e os bons momentos para investir em ativos com alto potencial de crescimento; - Os Arrojados: São aqueles que estudaram, conhecem e mesmo assim acham que vale à pena colocar em risco um percentual grande de seu patrimônio visando um crescimento grande e rápido. Na minha opinião, aqui tem também uma pitada de louco.
Paralelo à minha classificação acima (repetindo para que ninguém se sinta ofendido, é a minha opinião pessoal, sem julgar ou rotular ninguém), tem aqueles que, como eu, fui um ignorante financeiro durante mais de 60 anos e que agora, burro velho, comecei a estudar, aprender, entender e me sinto em condições de tratar bem o meu rico e suado dinheiro. Como consequência disso, me sinto responsável em divulgar a importância da educação financeira junto a meus filhos, amigos, colegas de trabalho.
Me sinto orgulhoso de ter influenciado quem trabalha diretamente comigo e também aos meus filhos a se preocuparem mais com a vida financeira. Das pessoas com que eu convivo no dia-a-dia, mais da metade já virou investidor. Eu fiz um grupo de Whatsapp dessas pessoas onde posto regularmente vídeos informativos bons sobre como gerenciar melhor seu orçamento, B-A bá de fundos imobiliários, CDB, LCI/LCA, CRI/CRA, Tesouro direto e qualquer outra coisa que possa ajudá-los a enxergar um pouquinho de luz, tirando-os da ignorância. Toda semana tem alguém pedindo entrar no grupo! Impressionante como tem um tabu em relação a dinheiro - ninguém quer falar o assunto, mas se você puxa a conversa nesse assunto, quase todos tem interesse.
Já ouvi de um funcionário: "Hoje eu ia almoçar na rua, mas preferi almoçar no refeitório da empresa e comprar 3 ITSA4 em vez de um P.F. na pensão". Cara fico pensando, seu eu me sinto assim, imagino como o Raul Sena se sente!!
E as demais sardinhas do nosso cardume, como vocês se sentem em relação a como vocês eram antes e "quase depois" da UVP? Eu estou super-satisfeito!!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Curti demais essa sua proposta de um grupo de Whatsapp... Se me permitir, vou aderir essa estratégia, porque eu compartilho muita coisa nas minhas redes sociais e a galera vem perguntar sobre, acha interessante, só que como meu tempo é curto não consigo dar uma assistência melhor para eles e assim não sentirem desmotivados, será uma ótima pra ajudar mais pessoas.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...