Jump to content

Como vai o mercado de energia renovável?


Recommended Posts

Eu particularmente gosto muito da ideia de produzir minha própria comida, minha bebida e com certeza minha energia. Baseado nisso tenho muito interesse no que se diz respeito a energia solar, comecei a fazer a AUVP e como aprendiz estou atento a mercados que realmente tem potencial de crescimento e que principalmente merecem meu tempo e dinheiro. Porém quando falamos em investimentos aqui no nosso país em se tratando de energias renováveis, sempre me deparo com notícias não muito atraentes, ao invés de caminharmos rumo ao futuro, ainda existe pessoas que não pensam da mesma forma, se essas pessoas fossem apenas especuladores tudo bem, mas essas pessoas são as que criam as leis, leis essas que nos engessam mais ainda quando o assunto é incentivo e progresso. Não acho que não devemos pagar pelo processo de transmissão da energia, desde que seja um valor justo, já que estamos produzindo uma energia limpa. Alguém mais pensa da mesma maneira? Alguém aqui já investe nesse mercado ou está estudando para investir? O que acham do mercado? Gostariam de compartilhar suas experiências ou opiniões? Agregaria muito valor a minha pesquisa e seria muito importante!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Cristiano Lessa,
Em 1982 eu trabalhava em uma indústria que estava comercializando aquecedores de água a energia solar. Na época eu visitei uma empresa de engenharia nos Estados Unidos que estava desenvolvendo coletores solares parabólicos destinados à geração de vapor. Esse projeto todo enorme estava sendo bancado verbas de pesquisa do governo americano. Aqui no Brasil, havia zero incentivo para desenvolvimento de produtos, não tinha isenção fiscal ou qualquer tipo de benefício. Passados muitos anos, numa viagem, aluguei um carro híbrido. Achei maravilhoso, super-econômico e gostoso de dirigir. Ao voltar para cá, fui ver o preço de um carro híbrido e a diferença de preços em relação ao modelo à gasolina é de quase 30\% mais caro. Enquanto Estados Unidos e Europa estão incentivando o uso de energia renovável, no nosso país, a ganância dos impostos, talvez incentivada também pela Petrobras, não estamos nem engatinhando. Apesar de tudo isso, acho que no longo prazo, esse será o caminho, aqui também, e por isso, quando o nosso "desgoverno" acordar para essa tendência e decidir incentivar o início dessa mudança, acho que há bastante potencial de crescimento. Empresas que já investem em produtos e em energias renováveis, tais como a Weg, a Raizen e outras, terão reais chances de um aumento significativo em suas vendas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Cristiano Lessa,
Geração de energia elétrica é parte do desenvolvimento econômico, atualmente balizado pela descarbonização e demais metas ambientais.
Uma fonte confiável de informação no Brasil é a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). https://www.epe.gov.br/pt
Para pesquisa internacional você pode acessar o site da Internacional Energy Agency (IEA) https://www.iea.org/
Espero que e lhe seja útil nos seus estudos. Abraço
Link para compartilhar
Share on other sites

Vejo a utilização de energia renovável não apenas como mais um caminho, mas como o único. As empresas que estão atentas a isso sairão na frente. Já vão ganhando parte do mercado e quando isso se tornar realidade, já estarão muito à frente. Infelizmente o Brasil deixa a desejar no setor na questão de incentivo, mas vejo que logo terão que mudar essa política.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...