Jump to content

Turma 7 e a simbologia deste número


Recommended Posts

Muita gente não liga para simbologia, mas eu acho um tema bastante interessante.
- O Setenário, o poderoso número 7 (sete) é o número representativo da harmonia, resultante do equilíbrio, estabelecido por elementos não semelhantes. Provavelmente, matemáticos e estudiosos antigos chegaram a tal conclusão da força do número 7 quando descobriram que a adição dos números opostos, daria sempre, em resultado, o número 7: 1 + 6 = 7; 2 + 5 = 7; 3 + 4 = 7
O próprio Deus Universal tem 7 qualificações: IMANENTE (está contido em todas as formas existentes); TRANSCEDENTE (está acima de tudo que criou); ONISCIENTE (sabe tudo); ONIPOTENTE (tem poder ilimitado); ONIPRESENTE (está presente em toda a parte); IMUTÁVEL (não está sujeito a mudança) e IMATERIAL (não é material, em essência, é espiritual).
Para se mostrar a importância do número 7 desde os primitivos povos: os Caldeus construíram sete envilhárias cúbicas na torre de Babel, considerando essa obra mais sagrada que outras, pois o setenário desse edifício tinha por fim ligar a Terra ao Céu. Naquela época, 7 grandes astros eram conhecidos como mais ativos que as estrelas fixas: o Sol, a Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Descartes, filósofo francês, relacionou 7 paixões humanas: admiração, alegria, amor, desejo, ódio, tristeza e esperança.
Apesar de sermos educados na existência de 5 sentidos, na verdade são 7: olfato, paladar, visão, audição e tato; o sexto seria a percepção mental e o 7º a compreensão espiritual.
As notas correspondem aos 7 dias da semana que, a par das revoluções religiosas, continuam consagrar o setenário divino, concebido há mais de 5.000 anos pelos sábios.
No campo da moral, existem os chamados 7 pecados capitais: orgulho, preguiça, avareza, gula, inveja, luxúria e cólera.
E você já conhecia essas ou outras simbologias referentes ao número 7? Vou dizer agora outra coisa que percebi: São 7 os dígitos para o milhão! Acho que é um sinal inequívoco de que todos seremos milionários! Haha. Pra cima, Turma 7!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

oi Camila Wasem Fredo, eu sabia que existe uma mística em torno do número 7. Pode adicionar na lista que você curou o fato das maiores ondas no mar são sempre as sétimas de uma sequencia.
De qualquer forma, gostei dessa parte: "Vou dizer agora outra coisa que percebi: São 7 os dígitos para o milhão! Acho que é um sinal inequívoco de que todos seremos milionários! Haha."
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha turma é a 8a, mas eu gostei desse tema então vou responder, rs.
O 7 realmente tem um poder especial. Sua abordagem simbólica representa a perfeição, portanto 7 é o número das coisas perfeitas, e também daquilo relacionado a espiritualidade. Quando você elencou os 7 pecados capitais, é exatamente por isso: São os vícios opostos às 07 virtudes. O cristianismo elenca 04 virtudes cardinais (temperança, prudência, fortaleza, e justiça), e 03 teologais (caridade esperança e fé), compondo assim as 07 virtudes cristãs que são contrapostas pelos 07 pecados capitais.
Na verdade, não é exatamente uma oposição direta e diametral, porque a "lista" de virtudes que seriam opostas aos 07 pecados é um pouco diferente, mas teologicamente elas derivam dessas 07 que eu mencionei acima (seriam as virtudes da castidade, caridade, temperança, diligência, paciência, bondade e humildade). As 04 virtudes humanas (cardinais) vêm da filosofia grega, através de Platão, e as outras 03 (teologais) vêm da doutrina cristã, acredito que com Santo Ambrósio (não me lembro). "Coincidentemente" o resultado é o poderoso "7".
Ainda no cristianismo, vale lembrar que foram 07 os dias da criação; são 07 os sacramentos da igreja; e são 07 os dons do espírito santo; no apocalipse quase tudo é 07 (trombetas, visões, calamidades, etc...). Outras religiões também se valem da simbologia de perfeição e espiritualidade do 07: são 07 fases do Nirvana; e 07 céus no hinduísmo; são 07 paraísos e infernos para o Islã. Boa sorte para vocês do 7! Abraço.
Link para compartilhar
Share on other sites

Completando ainda mais a lista da Camila Wasem Fredo
- O número 7 é o número Divino da conclusão no Judaísmo;
- O símbolo geral para toda associação com Deus; o número religioso favorito do Judaísmo, tipificando a aliança de santidade e santificação, e também tudo que era santo e santificador em propósito; - As 7 Leis de Noé; - A menorah (candelabro) no Templo de Jerusalém tinha 7 luminárias de azeite de oliva; - 7 são o número de bênçãos nas "Sheva Brachot" recitadas ao casal de noivos durante a cerimônia de casamento judaico para prosperidade, paz e felicidade no lar e na nova família.
Marcia Kazue Miyamoto Morizono William Redig, gostei das adições de vocês, mas concordo que os 7 dígitos do milhão saltam aos olhos! kkkkkk
obs: não sou fanático religioso, mas o número 7 dentro do Judaísmo é sinistro, então não podia perder essa bola quicando!
Link para compartilhar
Share on other sites

oi Marcia Kazue Miyamoto Morizono, Camila Wasem Fredo e Diego Gorelik, Eu sugiro a gente unir o útil ao agradável. como milhão são 7 dígitos e 8 é o número da prosperidade, eu fico com 8 milhões, 8.888.877. O 77 do final é para o número ficar equilibrado e com 7 dígitos. rssss. Também não vamos nos esquecer das 7 cores do arco-iris.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...