Jump to content

Ser ansioso e manter investimentos para longo prazo?


Recommended Posts

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Mais do que apenas nos investimentos, mas como o nosso comportamento impacta nas decisões da nossa vida! Além do conhecimento técnico / teórico para fazer qualquer coisa no mundo, inteligência emocional também é algo que deveria ser trazido para a superfície mais vezes. Um exemplo clássico é fazer uma dieta: Nos primeiros dias você vai pensar que está com uma fome gigantesca, mas na verdade era apenas a ansiedade por mastigar algo. Superando a barreira você fica mais perto dos seus objetivos! Mesma coisa pra trabalho, saúde e no nosso caso, finanças :D
Link para compartilhar
Share on other sites

somos naturalmente imediatista, e nesse mundo acelerado que vivemos não queremos esperar nada. Isso impacta diretamente nas nossas decisões de investimento. Geralmente queremos viver o agora, gastar tudo pra ontem e acabamos não investindo, simplesmente porque é o mais fácil. Não gostamos de tomar decisões dificieis
Link para compartilhar
Share on other sites

Ser ansioso é a pior coisa que você pode fazer quando se trata de investimentos, seja renda fixa ou variável. O ansioso consegue perder dinheiro até no tesouro direto.
O segredo é manter seus investimentos em ativos e proporções que não te gerem ansiedade nem te façam agir impulsivamente, cada um tem o seu limite. E não vai se medir pelo limite do outro que você vai se dar mal, cada um tem seu limite de exposição ao risco.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi ALEXANDRE VICINSKIS, Realmente ser ansioso não é bom nos investimentos. Aliás, ansiedade não é bom em quase nenhum caso. No mundo dos investimentos, os resultados de investimentos bem fundamentados virão, mas não existe um prazo de entrega para os mesmos. Nas épocas de grandes quedas nas bolsas, como ocorreu na semana passada, os ansiosos sofrem. Com o passar do tempo, você vai se acostumar a ter paciência.
Link para compartilhar
Share on other sites

Como o pessoal comentou a ansiedade atrapalha em várias etapas da vida. Um psicólogo consegue ajudar sempre nessa questão. O que mais torna as pessoas ansiosas penso que é o imediatimos em tudo, tudo tem que ser agora e já. Em qualquer coisa na vida penso que o tempo ajuda, investimento, dieta, experiência, etc. Aprendendo a usar o tempo a nosso favor, só tendemos a melhorar. Não existe forma mágica, provavelmente o problema que tu tem, por exemplo perder peso, já foi resolvido a muito anos, agora o real problema é fazer o que é correto, pois provavelmente vai dar um bom trabalho e levar um bom tempo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Um conselho que me ajudou muito a evitar o imediatismo nos investimento foi: "esconder" o aplicativo da corretora no celular, ter dias predefinidos para investir todo mês, como sou CLT, já tenho um dia certo que vou receber no mês, então apenas nesse dia eu entro na corretora e outra, como sou muito ansioso, tento ocupar minha cabeça ao máximo com outras informações ou desafios no cotidiano. Acrescido disso, ter uma rotina, com hora para fazer tudo, ajuda também.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou uma pessoa ansiosa tambem, para evitar ficar olhando mercado o tempo todo, deixei um celular em casa com as contas das corretoras bancos e afins e saio para trabalhar com meu outro celular. Foi a maneira mais facil que achei. Outra coisa a se colocar na cabeça é que o dinheiro que foi pra corretora e está investido e rendendo dividendos "nao é mais seu" vc nao tira mais esse dinheiro da corretora, só aporta mais e mais...
Link para compartilhar
Share on other sites

Também sou bastante ansiosa em vários aspectos, mas tenho conseguido manter mais sobre controle quando se trata de investimentos. Recomendo a leitura do livro "A Psicologia Financeira - Morgan Housel", ele explana muito bem os gatilhos comportamentais da relação de cada um com dinheiro e investimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sempre achei que seria fácil manter a calma nas quedas... Realmente, nas quedas que presenciei, mantive a calma... O problema são as subidas... Qualquer subidinha que eu via, já queria vender e rebalancear... Aprendendo um pouco mais, estou conseguindo ficar um pouco mais indiferente as oscilações do mercado...?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...