Jump to content

Vocês se sentem responsáveis?


Recommended Posts

Oi Sardinhas!
Então, até pouco tempo atrás eu era um brasileiro normal - totalmente ignorante quando o assunto é investimento. Logo que entrei na UVP, um dos meus primeiros posts foi falando sobre isso. (https://aulas.unicaverdadepossivel.com.br/mod/hsuforum/discuss.php?d=1289#)
Depois que comecei a estudar e entender um pouco mais sobre finanças e investimentos - obrigado Raul Sena e UVP - eu me vejo meio que um evangelizador dos meus amigos e colegas de trabalho. Procuro fazer isso sem "cagar regra" para ninguém, mas sim colocando algumas perguntas no ar e enviando links de alguns vídeos que fazem as pessoas pensarem. Faço um esforço danado para que as dicas sejam dadas de forma objetiva e construtiva, tentando não ser chato e insistente.
Vejo duas vertentes de "vítimas" da minha evangelização: - Aqueles que não conseguem poupar nada, dando dicas objetivas de formas de economizar, tipo "se pagar primeiro" ou fazer supermercado com dinheiro, evitando assim gastar mais do que devia com o cartão, e ainda outras - Os que guardam dinheiro na poupança, para esses eu envio links de vídeos explicando o Tesouro Direto, B-a-bá dos Fundos Imobiliários, o que NÃO se deve fazer na bolsa de valores.
Não vou dizer que tenho sucesso em 100\% das vezes - tem gente que é cabeça dura mesmo - mas a grande maioria gosta e passa a se interessar pelo assunto e assim já descobre um caminho para melhorar suas vidas financeiras. Uma observação interessante é o que acontece com algumas pessoas é que elas também se interessam e aprender mais e também divulgam aquilo que aprendem com os amigos e familiares, causando um efeito bola-de-neve na evangelização.
Isso só acontece comigo ou vocês também se sentem meio que responsáveis pela irresponsabilidade financeira de seus amigos e familiares?
Mais uma vez, obrigado UVP por me tirar a tarefa de ser mau exemplo!!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

opa amigo, me identifico com o seu termo "evangelização"! não que eu busque isso como aparentemente você o faz, mas sempre que vejo algo informativo e esclarecedor procuro compartilhar. Isso é importante, precisamos dessa bola de neve, de acabar com essa irresponsabilidade financeira criada por um sistema que omite a instrução/educação do povo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia. Li seu texto até rindo... Fico diariamente conversando com meus pais e meus amigos sobre.. apesar de ainda ter conhecimento limitado, acho que quanto antes começar, melhor. Mas parece que falo sozinho... Haha mas continuo tentando... Acho legal tbm, que depois que comecei a ler sobre o assunto, vi que alguns amigos tbm estavam interessados, então essa troca entre amigos e interessante em qualquer aspecto, ao meu ver! ?
Link para compartilhar
Share on other sites

Desde adolescente, quando tinha zero conhecimento sobre a existência de investimentos, só conhecia a poupança, eu já ficava chocada em como algumas pessoas levavam suas vidas financeiras. Hoje, depois de ter visto amigos que mesmo morando com os pais e não pagando conta endividados, amigo que faz empréstimo para comprar iphone mesmo estando desempregado, que acha que cheque especial e empréstimo é extensão do salário, amigos de 20 anos de idade que tem medo de deixar dinheiro em banco saca tudo e deixa o dinheiro guardado em casa... nada me choca mais.

O que eu tento fazer é falar o mínimo, não tem como falar de investimento de mais de 10/20 anos, de ficar com "dinheiro preso", para certas pessoas, eu falo o mínimo assim "amiga você acabou de entrar no emprego, está em período de experiência de 45 dias, você não deveria comprar uma TV de 2.000 reais parcelada em 12 vezes agora, espera passar o período de experiência". E é assim, tem que ir começando a explicar aos poucos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que posso me sentir assim mais para o final do curso, como ainda estou bem no começo (modulo 2 concluído) ainda não me sinto muito confiante pra abordar tanto o assunto com as pessoas que conheço. Mas no geral quem sabe que eu invisto, vem sondar o assunto então gosto de recomendar canais no YT de investimentos e sugerir leituras pra pessoa ja ir se familiarizar com educação financeira.
Link para compartilhar
Share on other sites

Comigo acontece muito, tenho que me policiar pra meus assuntos não tenderem sempre pro lado dos investimentos. Mesmo antes de iniciar a UVP eu já investia em bolsa e assim que descobri esse mundo maravilhoso comecei a compartilhar com todos que tenho oportunidade, sinto que estou fazendo o bem compartilhando o pouco que eu sei para melhorar a vida financeira de todos ao meu redor.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...