Jump to content

Mão de Vaca em reabilitação!


Recommended Posts

Gente, eu sou mão de vaca desde que comecei a ter meu próprio dinheiro lá na adolescência, eu nunca passei dificuldade mas mesmo assim sou a única mão de vaca da família haha. Como nunca precisei pagar conta, além dos meus gastos pessoais, sempre juntei 80-90\% de toda minha renda desde que era bolsista e ganhava apenas 350 reais por mês. E coloquei na minha cabeça que assim deveria ser.

Preenchendo a planilha de gastos pessoais do módulo 2, percebi que tenho uma grande dificuldade de identificar o que é prazer (gasto supérfluo) de conforto. Percebi que eu caracterizada todos meu confortos como supérfluos.

Por exemplo quando eu ganhava 1.200 reais e me comprometia a só gastar 120 reais com supérfluos, sendo que minha conta de celular era de 50 reais, então eu pensava que me sobravam só 70 reais, mas celular nos dias de hoje não é supérfluo, é até mais que conforto, é quase necessidade.

Depois que li o segredo das mentes milionárias me comprometi a gastar 5\% do meu salário com supérfluos, mas supérfluos mesmo. O livro ensina, dentre muitas coisas, a importância de se recompensar a cada meta alcançada.

Desculpem o textão é que eu precisa externar essa minha autodescoberta. E eu vou estar criando o MVA, Mãos de Vaca Anônimos para quem quiser participar haha
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Raquel de Miranda Otero l, você deveria sentir orgulho das economias que consegue fazer. Quanto aos MVAs (rssss) e ser uma MVA, pense também que existe algo chamado custo x benefício e economias porcas. Uma coisa é economizar por não comprar que você não precisa, outra é pagar menos por algo de qualidade inferior que acaba te fazendo gastar duas vezes ou mais, por comprar primeiro o produto barato e depois ter que comprar novamente o mesmo item, mas de boa qualidade. Dessa forma, a economia da primeira compra transforma-se em desperdício.
Link para compartilhar
Share on other sites

Quem sou eu pra dar pitaco mas... se você vive bem assim e não sente falta de "prazeres" ou "confortos", a mim parece ok, eu veria problema se você deixasse de fazer algo que deseja PARA economizar. Se fosse assim, aí entraríamos no que o Raul chamou de ser o mais rico do cemitério.
Mas eu te invejo um pouco... dessa maneira a sua liberdade financeira está bem mais próxima hehe
Link para compartilhar
Share on other sites

Ainda não cheguei neste módulo, mas penso que a forma como somos mão de vaca ou não, depende da sua experiência com dinheiro e a falta dele. Sou mão de vaca, não gosto de gastar com nada que não tem alguma utilidade para mim, o que pode ser apenas o prazer de ter alguma coisa, nestes casos, em geral, é para presentear alguém. E, sou adepta ao que disse William Redig, compro coisas que avaliei a qualidade e o preço. Então, quando identifico o que eu quero faço economias para comprar e não me contento com algo inferior.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também sou um pouco assim, mas tenho reservado alguns valores para os gastos supérfluos (em sua maioria comidas e bebidas). Nunca passei necessidade, mas na minha família nunca tivemos muito para esbanjar e meus pais nunca guardaram dinheiro, o que causou vários incômodos, e quando comecei a ganhar meu dinheiro, procurei sempre guardar um valor. Quando fui comprar meu primeiro carro (usado), fiquei guardando dinheiro por meses para comprá-lo à vista e estou com ele até hoje. Não vejo muita necessidade de trocá-lo, está velhinho, mas me atende bem e para comprar um similar a esse um pouco mais novo, gastaria muito e sou mão de vaca demais para isso, hehe
Link para compartilhar
Share on other sites

Posso entrar fácil no MVA. Eu realmente tenho dificuldade de gastar e cometo todos os erros dos mau gastadores. Tenho melhorado mas muito pouco e muito lentamente. Compro produtos inferiores porque são mais baratos, não compro coisas que quero por que acho supérfluo. Mas como você tenho uma história, comecei a cuidar da casa e das contas muito cedo, o dinheiro era tão contado que se eu gastasse em qualquer coisa fora da lista tinha que voltar pra casa andando tipo umas 2 horas de caminhada. Mas nessa época tinha uma irmã que balanceava e quando nós duas começamos a trabalhar juntávamos o dinheiro e ela gastava e eu poupava e foi muito complementar, acabei não precisando aprender a gastar pois ela fazia isso por mim. Foi muito funcional, mas hoje me faz muita falta esse conhecimento ... rsrsrs MVA em recuperação mas com dificuldade extrema
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...