Jump to content

Pedido de pitaco - Troco IVVB11 pelo IVV?


Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje tenho 10 ações investidas em IVVB11 (cerca R$3.361,60 na cotação atual com um PM de R$ 237,97) e mais cerca de R$ 3 mil investidos em no fundo Warren USA que segue o índice S&P 500.

Minha duvida seria: Vale a pena resgatar esse dinheiro e investir direto no IVV? Em uma conta internacional.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

41 minutes ago, Lucas Cruz Wottrich disse:

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje tenho 10 ações investidas em IVVB11 (cerca R$3.361,60 na cotação atual com um PM de R$ 237,97) e mais cerca de R$ 3 mil investidos em no fundo Warren USA que segue o índice S&P 500.

Minha duvida seria: Vale a pena resgatar esse dinheiro e investir direto no IVV? Em uma conta internacional.

Bom dia, Lucas!

Talvez não seja a resposta que você gostaria de ver de imediato, mas é que depende  😅

Vai depender um pouco do seu objetivo e também do que cada ativo oferece. 

O IVV lhe isenta de uma exposição a dupla legislação ficando apenas a mercê da legislação do exterior sobre o fundo e também lhe traz a proteção patrimonial por esta investindo diretamente em dólar que é uma moeda historicamente mais forte que o real. Mas isso englobará taxas de câmbio para converter reais em dólares e fazer o investimento. Se você julgar que estes pontos são relevantes e de acordo com sua estratégia, vale a pena pensar na conversão lembrando que você terá de fazer a declaração de IR ano que vem informando a venda.

O IVV11 é uma forma mais simples de se expor ao mercado americano mas ainda com o patrimônio em reais o que podemos dizer que facilita o acumulo de patrimônio aqui no Brasil. O X da questão é estar sujeito a uma dupla legislação e não ter a proteção patrimonial.

Perceba então que temos prós e contras em cada alternativa e você precisará pensar um pouquinho sobre o que faz mais sentido para seus objetivos.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Salve @Lucas Cruz Wottrich! Tudo beleza?

Eu, particularmente, iria pelo seguinte caminho:

Tenho mais de 100 mil investidos no Brasil?
Não: Deixo esse ativo parado na quarentena, sem investir mais nele ou vender.
Sim: Possivelmente efetuaria a conversão, visto ser um valor pequeno comparado com o patrimônio total investido. Porém, tendo em mente o ponto do IR, como o @Edison Paulini comentou (Caso achar que seja um problema a declaração disso, deixa na quarentena também kkkkkkkk).

Valeuu! o/

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, Lucas!

Talvez não seja a resposta que você gostaria de ver de imediato, mas é que depende  😅

Vai depender um pouco do seu objetivo e também do que cada ativo oferece. 

O IVV lhe isenta de uma exposição a dupla legislação ficando apenas a mercê da legislação do exterior sobre o fundo e também lhe traz a proteção patrimonial por esta investindo diretamente em dólar que é uma moeda historicamente mais forte que o real. Mas isso englobará taxas de câmbio para converter reais em dólares e fazer o investimento. Se você julgar que estes pontos são relevantes e de acordo com sua estratégia, vale a pena pensar na conversão lembrando que você terá de fazer a declaração de IR ano que vem informando a venda.

O IVV11 é uma forma mais simples de se expor ao mercado americano mas ainda com o patrimônio em reais o que podemos dizer que facilita o acumulo de patrimônio aqui no Brasil. O X da questão é estar sujeito a uma dupla legislação e não ter a proteção patrimonial.

Perceba então que temos prós e contras em cada alternativa e você precisará pensar um pouquinho sobre o que faz mais sentido para seus objetivos.

 

Espero que ajude a refletir!

@Edison Paulini perfeito! A ideia não é ter uma bala de prata não hehe era entender quais são os pontos que devo me atentar, você ajudou demais!

Minha ideia já era buscar alguns ativos na bolsa dos EUA, por isso a duvida sobre ser interessante já levar parte do que seria uma exposição no exterior de fato para o exterior hehe

Pensando na questão da venda você acha que faz sentido deixar o IVVB11 em quarentena e começar a aportar dinheiro apenas no IVV? Vejo isso como uma possibilidade também

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Lucas Cruz Wottrich disse:

@Edison Paulini perfeito! A ideia não é ter uma bala de prata não hehe era entender quais são os pontos que devo me atentar, você ajudou demais!

Minha ideia já era buscar alguns ativos na bolsa dos EUA, por isso a duvida sobre ser interessante já levar parte do que seria uma exposição no exterior de fato para o exterior hehe

Pensando na questão da venda você acha que faz sentido deixar o IVVB11 em quarentena e começar a aportar dinheiro apenas no IVV? Vejo isso como uma possibilidade também

Lucas, aqui eu faço um gancho com o comentário no nosso amigo @Mauricio Demonti Amorim.

A depender do patrimônio que possui investido eu particularmente acho mais prático deixar congelado pois seus aportes com o passar do tempo vão fazer com que a posição que você tenha no ativo hoje seja muito pequena. Agora se estamos falando de um montante grande para o ativo em questão, chutando valores altos como ter os 100 mil investidos e seus aportes são de R$1000 no mês, aí talvez valha a pena pensar em ir se desfazendo do ativo gradualmente vide ensinado no módulo 8. Perceba que neste exemplo você levaria muito tempo para fazer com que seus aportes cubram o valor congelado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...