Jump to content
  • 0

Racional das questões do diagrama do cerrado


Pergunta

Recentemente concluí o curso e agora estou começando a desenvolver o diagrama. Estou abrindo esta sessão para discutirmos quais perguntas devemos incluir no nosso diagrama.

A lógica é a seguinte: cada entrada deve conter a pergunta, o critério, o racional e a fonte da informação.

Dessa forma, podemos criar um repositório de perguntas, que poderemos usar ou não, conforme acharmos adequado.

----

Pergunta: Quantos anos a empresa tem?

Critério: + 30 ou + 100 anos - se mais de 100 anos será pontuada 2 vezes

Racional: Quanto mais velha a empresa, mais perene é o negócio e provavelmente se manterá no mercado por mais tempo.

Onde achar informação: Investidor 10

----

Pergunta: Qual é P/L da empresa?

Critério: Está abaixo de 15 atualmente?

Racional: Critério de Value Investing - Benjamin Graham

Onde achar informação: Investidor 10

----

Pergunta: Qual é P/VP da empresa?

Critério: Está abaixo de 1,5 atualmente?

Racional: Critério de Value Investing - Benjamin Graham

Onde achar informação: Investidor 10

----

Pergunta: Valor da empresa?

Critério: Acima de 50 bi reais?

Racional: Empresas grandes tem maior capacidade de ultrapassar crises e se chegou nesse patamar de valor é porque provavelmente o negócio tem gera valor consistente.

Onde achar informação: Investidor 10

----

Pergunta: Como estão os dividendos da empresa nos últimos 5 anos?

Critério: Paga dividendos consistentes ano a ano?

Racional: Se está distribuindo dividendo é porque o negócio está lucrativo 

Onde achar informação: Investidor 10

----

Pergunta: Qual é o payout da empresa nos últimos 5 anos?

Critério: Em média ficou abaixo de 60%? Se tiver tendencia a aumentar ano a ano, pontua negativo.

Racional: Se distribuir muito dividendo, pouco investirá no negócio.

Onde achar informação: Investidor 10

----

Pergunta: Tem cliente único ou interferência estatal

Critério: ?

Racional: Falas infelizes de políticos ou perda do cliente pode afetar significativamente o negócio.

Onde achar informação: ?

-----

Pergunta: Qual é o tagalong da ação?

Critério: Está em 100%?

Racional: Perigo de deságio. (Critério do próprio curso). (Explicar melhor depois)

Onde achar informação: Investidor 10

-----

Pergunta: Como está a receita e o lucro da empresa nos últimos 5 anos?

Critério: Tem um crescimento consistente ano a ano? (cuidado com crescimento de receita expressivos e queda no lucro)

Racional: Se ano a ano a empresa está aumentando lucro ou aumentado receita, o negócio está crescendo.

Onde achar informação: Investidor 10

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala Henrique, tudo bem cara?

Cara, eu não colocaria um critério valendo 02 pontos como vc pensou em colocar no tempo de fundação da empresa, pois colocaria muito peso em cima desse critérios. Explico.

Na minha visão, o objetivo do Diagrama não é escolher empresas, mas sim colocar peso em um cenário de balanceamento. Dessa forma, um critério que vale 02 pontos pode causar grande diferença. Ao colocarmos uma resposta negativa como -1 e uma positiva como 02, nós terímos um saldo de +1, porém analisando 02 critérios apenas, entendeu?

Claro que no cenário nacional, empresas que tem mais de 100 anos de fundação são muito difíceis de se encontrar.

Uma questão que eu adicionei no meu diagrama, após ter lido o livro do phillip fisher, foi se a empresa apresentou um crescimento consistente na margem bruta, mostrando melhor eficiência da mesma.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...