Jump to content
  • 0

Contrafluxo


Erick Ferreira

Pergunta

Sardinhas, contrafluxo é sobre decidir se o investimento em renda fixa será em prefixado ou pós. É isso?

Tem algo mais no assunto contrafluxo que vá além disso? Têm outras aplicações?

Tenho uma dificuldade terrível para entender a aula rssrs Assisti umas 3 vezes e sempre sinto que não estou pegando direito o ponto central do assunto, como se eu tivesse deixando escapar algo. Valeu!

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 25/07/2024 at 18:28, Edison Paulini disse:

Boa tarde, amigo!

De forma sucinta é basicamente o que você falou mesmo. É escolher um indicador (IPCA, CDI ou prefixado) em algum momento do mercado.

Vamos então estender um pouquinho tema para enriquecer o conhecimento.

Sabemos que o mercado é feito de ciclos. Hora estamos com a inflação estralando, hora são os juros, hora ambos estão baixos ou mais elevados, etc.

Dito isso, vamos pensar no que a maioria dos investidores fazem. Vamos pegar como exemplo um cenário que tivemos recentemente de taxa de juros alta na casa dos 13% e uns quebrados beirando 14. A maioria gostará de investir em títulos atrelado ao DI pois de bate pronto é um bom investimento. Por exemplo, 100% do CDI significa 13% de rentabilidade.

E o que ninguém olha? De modo geral sabemos que a taxa de juros elevada é uma maneira de controlar a inflação. Logo, depois de um período com taxa de juros alta estaríamos tendo a inflação mais baixa. Mas aqui tem um porém. Emissores de títulos que querem pagar IPCA+ não conseguem captar recursos. Imagine dentro do mesmo cenário de taxa de juros em 13% com uma inflação de 3%. Mesmo um título pagando IPCA + 9% estaríamos abaixo do rendimento da taxa de juros. Os emissores começam a colocar essas taxas altas tentando atrair investidores.

E aqui que entramos. Novamente, sabemos que o mercado é feito de ciclos. Então, por que não travar esses belos 9% de um IPCA. Em teoria, em um dado momento a inflação irá subir. Vamos imaginar que ela suba para 8%. Com a taxa travada anteriormente a 9%, temos uma bela rentabilidade de 17%. Maravilha, não?! E isso só acontece porque travamos essa taxa antes. Em um cenário de inflação a 8% JAMAIS acharíamos algo oferecendo IPCA + 9. Seria algo em torno de 2, 3 chutando alto.

 

Então essa é a estratégia. Saber qual o melhor indexador para comprarmos títulos no momento objetivando travar essa taxa para nos beneficiarmos muito futuramente.

A lógica via se aplicar também para o cenário contrário do que sugeri acima. Por exemplo, inflação nas alturas, taxa de juros baixa com emissores oferecendo 150% do CDI (percentual hipotético). Pense que legal ter uma rentabilidade de 150% do CDI onde a taxa de juros chegou a quase 14%.

 

Espero que tenha esclarecido mais o tema!

Top, meu amigo! Acredito que entendi agora o conceito. Muito obrigado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...