Jump to content

Fundos de investimento (multimercado, ações, etc.)


Recommended Posts

Fala sardinhas!
Cheguei a uma conclusão: em função do meu negócio, eu não consigo fazer um estudo mais aprofundado para montar uma carteira sólida.
Já faz um tempo que procuro estruturar os meus ativos (o diagrama do serrado ajudou muito), mas o fato é que quando chega o momento de escolher ações - e até mesmo investimentos de renda fixa - me sinto perdido.
Sendo assim, estou pensando seriamente em delegar grande parte dos meus investimentos a um gestor, seja por fundos de ações ou mesmo multimercado.
Alguém teria algum feedback quanto à essa decisão? Grande abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Guilherme Joner,
Eu já até cogitei usar uma consultoria de investimentos para me ajudar nisso, mas no final vi que não daria certo, pois eu ia discordar de algumas alocações e acabaria não seguindo o plano. A primeira vez que eu decidi por fazer investimentos - tem 9 meses - fiquei totalmente perdido ao ver as opções disponíveis nas corretoras. Decidi por aportar em 4 fundos diferentes - para fazer um teste. Passados esses 9 meses, o resultado da soma dos 4 fundos está negativa em 22\%, enquanto a carteira de ações e fundos imobiliários que eu mesmo escolhi está negativa em 10\%. As aplicações de renda fixa estão performando acima de 110\% do CDI, ma média geral de todas. Considerando que a bolsa está indo ladeira abaixo nos últimos 3-4 meses, meu desempenho está melhor, apesar de longe de ser bom. Resumindo, minha experiência com fundos está sendo péssima (e olha que um dos fundos baseado em cripto está positivo em mais de 10\%). Nos fundos imobiliários, considerando proventos e valor da cota, está positiva em uns 5\%. As ações estão cotadas abaixo do que comprei, mas são ações para longo prazo, então não estou preocupado com o valor agora. Essa é minha experiência. Espero que lhe ajude a decidir.
Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo perfil que tenho eu não colocaria as decisões sobre meu dinheiro totalmente nas mãos de outras pessoas, preferiria gastar um tempo separando os setores que eu teria interesse em investir e em seguida iria analisando aos poucos, setor por setor, escolhendo a melhor empresa dentre eles até conseguir montar minha carteira. Depois de montada eu focaria nos aportes, afinal, agora eu não precisaria mais dedicar tanto tempo assim, o trabalho a partir daí seria apenas de abrir o broker e comprar as ações de acordo com o meu aporte. Até para distribuir o valor nós temos um aliado, o Diagrama do Cerrado. Meu conselho para você é o mesmo que eu faria, e já que não tens tanto tempo disponível, tenta separar meia hora ou uma hora por dia ate concluir a montagem da tua carteira. Não sei qual sua turma do curso, mas se fores da 8, podes substituir o tempo que estás usando para assistir as aulas assim que concluir o curso. Quando eu me senti apressado para montar minha carteira, lembrei que um mês a mais para concluir a escolha dos meus ativos não faria tanta diferença, já que o investimento é pro longo prazo. Boa sorte na decisão e espero ter conseguido te ajudar em algo!
Link para compartilhar
Share on other sites

O que eu estou passando, não sabia muita coisa antes da UVP apenas o que li. Depois de algumas aulas as coisas começaram a ganhar norte e ficarem mais claras. Como o Raul comenta quem não é da área deve focar no seu trabalho por isso a UVP tenta simplificar um pouco. Mas acho que delegar para outra pessoa é complicado porque podem não ter a mesma visão e o mesmo cuidado. Eu vou tentar no caminho de seguir sozinho e vendo ideias de amigos que são parecidos e quem sabe até da UVP e vamos ver onde vai dar.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Guilherme Joner hoje na UVP nós não recomendamos a alocação em fundos, como você se dedicou a estudar, aprendeu a analisar ações, FIIs, Renda Fixa e investimentos internacionais.
Nenhuma alocação dessas cobriria sua totalidade, seriam vários fundos e muitas taxas pagas desnecessariamente.
Você pode fazer a maior parte da sua alocação por ETFs e fazer alguns investimentos separados, isso vai te consumir menos de 1 hora ao mês, vale mais a pena.
Link para compartilhar
Share on other sites

Guilherme Joner Estava passando pelo mesmo problema. O que me ajudou demais foi voltar nas aulas de análises praticas e anotar os pontos chaves do que fazer. Tenta fazer um resumo ou um passo a passo, e depois acrescentar ao diagrama coisas que você notou importante. Assim você vai conseguir tomar um norte. Para a análise da empresas não devemos ter pressa, e particularmente prefiro tomar minhas próprias decisões quando penso nos meus investimentos! Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...