Jump to content
  • 0

Como achar pessoas que podem te ajudar a crescer e fazer uma ideia acontecer?


Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 31/07/2024 at 20:45, Ernesto Paulo Dos Santos Junior disse:

Tenho 31 anos e sou arquiteto de soluções(TI) em um bancão e tenho uma EUpresa de segurança da informação que presto serviços para empresas brasileiras e estrangeiras e vim de uma familia humilde, tive que começar a trabalhar com 8 anos de idade na roça moendo milho e dando lavagem para porco para ajudar em casa na êpoca difícil da familia. 

 

Tenho uma renda de +ou- 20K/mês, invisto tudo que posso e estou na metade do caminho para ser milionário (+ou- 500K investidos), apesar de estar melhor e a frente de ~90% dos brasileiros sinto que sou um fracasssado e nunca consegui atingir sonhos e ser efetivamente realizado por conquistas que sempre quis e nunca tive (sou muito grato e sempre lembro que o eu tenho hoje era o que eu queria ontem)

 

minha frustração está em dois principais motivos:

 

  • Não consigo fazer algo grandioso dar certo. Tentei canal no youtube de jogos que gosto muito, tentei ter um canal no instagram de cervejas que gosto muito também, tento achar projetos grandes na minha eupresa que sejam suficientes para eu largar o CLT, queria a oportunidade de ser socio em uma empresa e tomar decisões estratégicas. Tentei por alguns anos para não ser o desistente de 3 meses e as coisas não viram.

 

  • Não acho pessoas que queiram ajudar a fazer essas ideias acontecerem, sempre tive de tentar sozinho porque sempre que chamo e comento as pessoas falam que tem interesse mas nunca partem para a ação de ajudar. Quando se está sozinho e as coisas apertam no CLT você fica cansado e diminue o ritimo, se você tenta de mais para de cuidar da saude e ai você acaba cada vez fazendo menos até parar de fazer porque não dá pra manter 110% de performance por muito tempo sem prejudicar o corpo e mente.


Minhas principais dúvidas é como vocês acham e identificam pessoas que fizeram suas ideias ou as dela acontecerem para trabalhar juntas? Como os Sócios de grandes empresas chegaram aonde chegaram(sinto que vou trabalhar minha vida inteira e não vou chegar a um executivo de grande empresa mesmo que eu queira e estude para)? Seria prudente largar uma oportunidade CLT que pega 17K/mes com bonus anual de 60K para se dedicar e algo diferente? 

Ernesto,

Vou colocar um pensamento em separado aqui, na sequencia respondo o restante

- NÃO LARGUE SEU TRABALHO ATUAL ! 

A forma mais confortável de fazer uma transição para empreender é tendo fluxo de caixa, mutias vezes um empreendimento no inicio somente vai CONSUMIR dinheiro... então até ele chegar no ponto de equilíbrio e depois você poder viver dele, é EXTREMAMENTE mais seguro e confortável ter OUTRO fluxo...

Você só não pode cair na armadilha de fazer as coisas meia-boca porque se não der certo você tem a outra renda... você tem que FINGIR com todas suas forças que largou o outro trabalho, e que tem que dar tudo de si nesta nova ideia para ela dar certo.

Você já tentou empreender em algumas coisas, imagine se tivesse largado o trabalho nestas tentativas... ia dar um belo atraso na sua vida.

Você mora em qual cidade ?

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Erick Ferreira disse:

1) meu amigo, tu passa longe de ser um fracassado rsrsrsrs e acredito que no fundo vc sabe disso

2) vc tem uma eupresa, como vc mesmo disse, e já tem clientes! Vc só tem 31 anos, cara. Imagine como essa empresa pode estar daqui a 5 ou 10 anos! Na minha visão aqui, só lendo o que vc escreveu, vc já construiu algo com potencial de ser grandioso. Sem comentar sobre seu trabalho clt, que é um ponto fora da curva!

3) se vc ama TI, acredito que o mais fácil para você seria produzir conteúdo sobre TI. É uma bagagem absurda que vc tem, e chamaria atenção pelo fato de só ter 31 anos. Com um canal no youtube tendo thumbnails boas, roteiro bom, boa produção, vc poderia atrair pessoas grandes que se interessariam em fazer negócio contigo.

4) se vc tem tempo livre, e quer se dedicar a algo diferente de TI - talvez a um assunto que seja um grande hobbie seu, o segredo pra dar certo seria usar os mesmos métodos que vc usou em TI: tratar como trabalho... rsrsrs à medida que vc profissionaliza e aperfeiçoa sua forma de aprender mais sobre o assunto, produzir conteúdo, abordar potenciais clientes ou parceiros, ou talvez até promover seu conteúdo de maneiras pagas, vc começa a abrir caminho na mata fechada. Acredito que vc sabe disso muito melhor do que eu kkk sou um mero programador iniciante, com minha primeira oportunidade de trabalho em Portugal. Mas já tive negócios no Brasil.

5) se a sua eupresa ainda não te gera a renda que vc espera, e se ainda não engatilhou num ramo novo, não vejo lá motivos para vc abrir mão do seu trampo clt agora não, cara... 

Primeiro agradeço de verdade pelo tempo dedicado e pelas palavras Erick,

 

Realmente já pensei em fazer conteúdo de TI e vou dedicar um tempo para tentar. Por saber que editar vídeo é um coisa bem complexa e que demanda muito tempo fico com receio de juntar 2 obrigações(TI e edição de vídeo) e acabar travando meu psicológico e gerando um conteúdo ruim, por isso pensei em juntar algo que gosto muito com algo que é preciso ser feito.

 

Se você souber de algum lugar aqui na comunidade AUVP ou outros lugares que juntem pessoas para fazerem networking de ideias e se empenhem em fazer ideias darem certo, eu gostaria de participar.

 

Caso você um dia queira ir para area de arquitetura de solução ou quiser saber mais sobre o papel me coloco totalmente disponível para conversarmos.

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Ernesto,

Vou colocar um pensamento em separado aqui, na sequencia respondo o restante

- NÃO LARGUE SEU TRABALHO ATUAL ! 

A forma mais confortável de fazer uma transição para empreender é tendo fluxo de caixa, mutias vezes um empreendimento no inicio somente vai CONSUMIR dinheiro... então até ele chegar no ponto de equilíbrio e depois você poder viver dele, é EXTREMAMENTE mais seguro e confortável ter OUTRO fluxo...

Você só não pode cair na armadilha de fazer as coisas meia-boca porque se não der certo você tem a outra renda... você tem que FINGIR com todas suas forças que largou o outro trabalho, e que tem que dar tudo de si nesta nova ideia para ela dar certo.

Você já tentou empreender em algumas coisas, imagine se tivesse largado o trabalho nestas tentativas... ia dar um belo atraso na sua vida.

Você mora em qual cidade ?

Obrigado de verdade pelo tempo dedicado e pelas palavras Marcelo.

 

Eu concordo em gênero, número e grau contigo, imaginei que essa linha raciocínio seria a mais segura com maiores chances de dar certo. Por medo estar enviesado resolvi compartilhar para ver se alguém com anseios e trajetória parecida tivesse um insight ou uma forma de pensar muito diferente e isso tranformace minha visão.

 

Lidar com o CLT + MEI já é um esforço, quando tentei outras coisas ainda tive que me dedicar a edição de vídeo, contrução de conteúdo etc. depois de um tempo nessa rotina frenética meu corpo e mente começaram a pedir socorro e fiquei imaginando se o problema era eu que não sabia botar esforço no lugar certo/se esforçando pouco ou se realmente eu só não achei pessoas e oportunidade que me possibilitaria um resultado bem maior com menos esforço.

 

Moro em São Paulo capital e você?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Ernesto Paulo Dos Santos Junior disse:

Obrigado de verdade pelo tempo dedicado e pelas palavras Marcelo.

 

Eu concordo em gênero, número e grau contigo, imaginei que essa linha raciocínio seria a mais segura com maiores chances de dar certo. Por medo estar enviesado resolvi compartilhar para ver se alguém com anseios e trajetória parecida tivesse um insight ou uma forma de pensar muito diferente e isso tranformace minha visão.

 

Lidar com o CLT + MEI já é um esforço, quando tentei outras coisas ainda tive que me dedicar a edição de vídeo, contrução de conteúdo etc. depois de um tempo nessa rotina frenética meu corpo e mente começaram a pedir socorro e fiquei imaginando se o problema era eu que não sabia botar esforço no lugar certo/se esforçando pouco ou se realmente eu só não achei pessoas e oportunidade que me possibilitaria um resultado bem maior com menos esforço.

 

Moro em São Paulo capital e você?

Sou de Campinas... empreendo há mais de 25 anos :-)

Antes disso tive uma breve carreira CLT, inclusive com 4 anos atingi um cargo de liderança sendo responsável por uma região que incluía 5 cidades, e liderava pessoas com 3x minha idade kkk ... mas eu queria mesmo empreender e sempre quis !

Gosto muito do tema...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

Sou de Campinas... empreendo há mais de 25 anos :-)

Antes disso tive uma breve carreira CLT, inclusive com 4 anos atingi um cargo de liderança sendo responsável por uma região que incluía 5 cidades, e liderava pessoas com 3x minha idade kkk ... mas eu queria mesmo empreender e sempre quis !

Gosto muito do tema...

Parabéns pela história e conquista Marcelo!

Obrigado pela contribuição 👍

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Ernesto Paulo Dos Santos Junior disse:

Parabéns pela história e conquista Marcelo!

Obrigado pela contribuição 👍

Fala mais sobre seus planos… não pretende mais empreender sozinho ? 
Quando tem sócio, tem vantagens e desvantagens também, só não esqueça disso.

Quando procurar alguém , tendemos naturalmente a nos identificar com pessoas com as mesmas habilidades, fuja disso, procure conhecimentos complementares…

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Outra coisa… lendo o título do seu tópico…

“Como achar pessoas que podem te ajudar a crescer e fazer uma ideia acontecer?”

Importante você ter clareza do que precisa e busca…

Quando você diz fazer uma ideia acontecer …

você já tem a ideia ?

você quer ideias ?

você tem o capital ?

procura capital ?

procura network ?

tem a habilidade técnica para a ideia ? Ou procura isso ?

Enfim, essas perguntas são para ajudar direcionar seu pensamento e facilitar a busca, às vezes aqui na comunidade mesmo nasce alguma coisa legal !

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Marcelo R disse:

Outra coisa… lendo o título do seu tópico…

“Como achar pessoas que podem te ajudar a crescer e fazer uma ideia acontecer?”

Importante você ter clareza do que precisa e busca…

Quando você diz fazer uma ideia acontecer …

você já tem a ideia ?

você quer ideias ?

você tem o capital ?

procura capital ?

procura network ?

tem a habilidade técnica para a ideia ? Ou procura isso ?

Enfim, essas perguntas são para ajudar direcionar seu pensamento e facilitar a busca, às vezes aqui na comunidade mesmo nasce alguma coisa legal !

Continuo hoje em dia com minha microempresa com alguns cliente + o CLT.

 

você já tem a ideia? 

  • Tenho vontade te ter algo online focada em produzir conteúdo (youtube,instagram,tiktok)
  • Tenho vontade de abrir uma churrascaria ou dark kitchen (sou muito bom fazendo churrasco para galera)
  • Gostaria de ter clientes ou oportunidades na minha empresa que superassem o quanto ganho CLT para poder me dedicar mais.

você quer ideias ? 

Sim estou aberto e ajudar outras pessoas com suas ideias seja como sócio ou viabilizador 

você tem o capital ?

Pouco, mais ou menos uns 400k.

procura capital ?

No momento não.

procura network ?

Sim, acho que seria o principal hoje. Gostaria de ter novas visões de pessoas que cresceram e querem crescer, hoje as pessoas que me cercam estão satisfeitas com a vida CLT e não se interessam realmente em algo novo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde Ernesto, sou de TI também e tenho os mesmos anseios. Já tive negócios que foram mal e negócios que foram bem e todos eles me trouxeram onde estou.

Com relação aos negócios, nos acostumamos à velocidade e aos valores de TI e acabamos esquecendo que negócios em geral levam tempo e esforço para se ter os resultados que imaginamos inicialmente.

Nos imaginamos excutivos e em papel de liderança e esquecemos que temos que saber de todas as nuances do negócio. Teremos que limpar o chão, contar estoque, atender cliente.... A medida que o negócio vai crescendo a necessidade de mão de obra especializada vai aumentando e o seu papel dentro dela vai se moldando.

Com relação a networking e sócios faça esse exercício, imagine montar algum negócio com as pessoas que você já conhece que estão em ramos iguais e diferentes de TI, irá encontrar possibilidades de negócio em ramos que não havia imaginado antes. Eu, por exemplo, tenho amigos de infância vendedores natos, esteticistas, banho e tosa de pets, vidraceiro, mecânico...

E claro, faremos encontros extra oficiais aqui em são paulo para nos conhecermos, beber e contar lorota. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Pereira#6244 disse:

Boa tarde Ernesto, sou de TI também e tenho os mesmos anseios. Já tive negócios que foram mal e negócios que foram bem e todos eles me trouxeram onde estou.

Com relação aos negócios, nos acostumamos à velocidade e aos valores de TI e acabamos esquecendo que negócios em geral levam tempo e esforço para se ter os resultados que imaginamos inicialmente.

Nos imaginamos excutivos e em papel de liderança e esquecemos que temos que saber de todas as nuances do negócio. Teremos que limpar o chão, contar estoque, atender cliente.... A medida que o negócio vai crescendo a necessidade de mão de obra especializada vai aumentando e o seu papel dentro dela vai se moldando.

Com relação a networking e sócios faça esse exercício, imagine montar algum negócio com as pessoas que você já conhece que estão em ramos iguais e diferentes de TI, irá encontrar possibilidades de negócio em ramos que não havia imaginado antes. Eu, por exemplo, tenho amigos de infância vendedores natos, esteticistas, banho e tosa de pets, vidraceiro, mecânico...

E claro, faremos encontros extra oficiais aqui em são paulo para nos conhecermos, beber e contar lorota. 

Obrigado pelo tempo e palavras Ricardo,

Que legal que passa/passou por caminhos parecidos com os meus, agradeço a contribuição.

Convite mais que aceito, quando tiver passando pela mooca só dar um toque apresento as boas cervejarias que tem por aqui 👍

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/08/2024 at 09:59, Ricardo Fernandes#2781 disse:

Bom dia Ernesto!! Tudo bem?

Guardada as devidas proporções, lendo seus depoimentos eu me identifiquei com bastante coisa!

  • Também sou de TI, apesar de estar mais ligado a parte de gestão atualmente, trabalho com dados na parte de planejamento logístico.
  •  Também tenho muita vontade de empreender e tentei com um instagram falando sobre investimento para pessoas que não tem tanto conhecimento e pode acreditar, pessoas que falam abertamente sobre investimento e finanças pessoais ainda é uma bolha pouco explorada, ao menos aqui onde moro, ao ponto de que nem consegui gerar interesse genuíno nelas kkkkk (falha minha).
    • Nesse ponto a grande dica que posso te dar lendo suas mensagens é que provavelmente valerá mais a pena pra ti terceirizar boa parte do canal/conta, como edição de vídeos, tráfego, estética do canal, tudo isso tem profissionais que dedicaram a vida a estudar e sabem fazer isso bem melhor que nós, esse tradeoff entre seu dinheiro e o tempo que você vai precisar dedicar pra ficar bom nisso, normalmente vai compensar em você gastar seu dinheiro e não seu tempo. Com isso você vai ter mais tempo para dedicar as ideias e conteúdo, que é o que realmente você tem know-how sem precisar transformar seu canal em um grande esforço de aprendizado, será uma experiência infinitamente mais leve!
  • Também planejo abrir uma dark kitchen, é meu sonho abrir uma hamburgueria aqui na minha cidade nesse modelo, inclusive a reforma da área gourmet aqui da casa está sendo projetada englobando um espaço para isso. Vai que a gente abre uma franquia aí para SP! hehe
  • Infelizmente estou bem longe de você para marcamos uma cervejinha, moro em Natal - RN mas as vezes por conta do trabalho dou uma passadinha por São Paulo, numa dessas a gente come um pão com mortadela ou uma carninha preparada pelo chefe Ernesto!


No mais, feliz com sua trajetória meu querido, sinto que você está no caminho certo e colherá excelentes frutos desse seu plantio e torço que a comunidade seja um potencializador disso tudo.

Só cuidado com a auto cobrança, se você considerar a pirâmide de Maslow, provavelmente seus anseios já se encontram no topo dela, você é um ponto MUITO fora da curva do Brasil. Pratique mais a gratidão do que essa busca incessante por mais, é muito importante que você não se acomode na sua situação (que já é muito boa) mas cuidado para a busca pelo próximo passo não ofuscar toda a beleza do caminho que você já trilhou!
Grande abraço! Conta comigo.


 

Agradeço de coração o tempo dedicado e as palavras Ricardo.

 

Opa, você está mais do que convidado para assar uma carne, tomar uma gelada e falarmos da nossa futura franquia rs. Só dar um toque quando estiver por aqui.

 

Realmente, a cobrança e os anseios realmente nos consomem se não praticarmos a gratidão. Mais uma vez obrigado pelo depoimento e rumo aos frutos do que estamos plantando 👍

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...