Jump to content
  • 0

o que um sábio faria no meu lugar ?


Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Muitas vezes buscamos apenas validação para fazer o que já decidimos lá no fundo. Você claramente está isatisfeita com a dinâmica de morar com sua vó e possui a sorte de ainda ter apoio familiar. Apoio esse que não estará lá para sempre e quanto mais velhos ficamos mais temos que nos virar.

A chave é planejamento e ser realista com o que é melhor pra SUA VIDA. Não te aconselharia seguir seu sonho se ele for estudar algo como Estudos de Gênero e Diversidade (nada contra quem fez isso) pois a chance de te dar retorno é mínima. Faça isso após já ter uma carreira e liberdade financeira pra ligar o foda-se e fazer o que der na mente.

O melhor conselho que tive lá atrás é de que devemos trabalhar com o que amamos se isso também nos trouxer dinheiro e estabilidade financeira. 

Caso contrário, procure algo que te estabilize e que você não odeia. O que tu ama faça de hobbie com o dinheiro do seu trabalho. Após atingir a tão sonhada liberdade financeira fique a vontade pra realizá-los. Ninguém vive de sonhos e eles por si só não vão te preencher.

Espero que isso faça sentido pra você. Abraço!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu acho que cada um tem que ter sua vida. Não digo para você abandonar sua avó,  mas você não pode abdicar de sua vida porque ela usa isso dizendo que estaria sendo abandonada. 

Vi uma amiga minha bem triste nos seus 30 e poucos anos porque ela cuidava de todos os problemas da família ( pai, mãe e irmão) e não tinha conseguido construir uma família. E todos tinham a condição de se cuidar. Seja justa e honre sua avó,  mas pense se esse não vai ser o seu caso no futuro ( familia, sonho, viagem ou profissão).

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Aconteceu algo parecido aqui em casa recentemente - a sobrinha da minha esposa - com 17 anos, foi convidada a vir nos ajudar com nossa pequena - minha esposa ainda grávida. Primeira viagem de avião da 'menina', primeira vez fora da cidade, primeira viagem longa - ela completou 18 anos aqui conosco e de quebra o filho do irmão dela ia nascer no mesmo periodo - ela terminou o namoro e veio 

 

Teve oportunidade de proucurar trabalho ou estudar e no final ela decidiu voltar - ela não disse com as palavras, mas, suponho que fosse por saudades da mãe, irmão - da casa dela

 

Suponho que vc deva pesar se vc tem 'esse apego no hoje' (pensa como seria estar sozinha) - ou se vc estaria se apegando ao que está plantando - seja lá o que for ... pq não é só estudar - isso tem a ver com independencia - vc vai ter que se virar em vários aspectos até o fato de chegar em casa e ter que fazer comida, ou pensar em algo - não ter aquela compania e ter disciplina de estudar 

 

Se fosse eu - iria, afinal vc tem que plantar o seu futuro - ele pode ser em um vasinho de planta ou em um quintal gigante - ou quem sabe no meio de uma area enorme - tem riscos, mas, também tem novas experiencias 

Editado por Carlos Matos
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0


Qualquer que seja sua escolha, poderia te gerar arrependimento, culpa, frustração?
Talvez seja interessante começar avaliando e equilibrando isso, pq esses sentimentos pesam muito.
Pensar antecipadamente sobre cenários possíveis e como você poderia reagir a eles da melhor forma.
E decidir "de cabeça fria", sem medo, ansiedade, raiva, ressentimento...
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É um caso muito delicado, então pense bem antes de tomar sua decisão para não gerar arrependimento.

Tipo, eu assisti a aula da família e concordo que não podemos abdicar do nosso futuro e sonhos, mas eu sempre tento me colocar no lugar do outro para saber se estou ou não tomando a melhor decisão. A maioria dos pais e avós abdicaram muito dos seus próprios sonhos para dar uma boa vida para seus filhos, netos. Não da para desconsiderar isso... 

Minha recomendação é você sentar novamente com a sua avó, abrir o coração, e dizer com sinceridade o quanto isso é importante para você e isso te deixaria feliz. Mostra para ela que ela é muito importante para você, e que você gostaria muito que ela participasse desse novo capítulo para construir um futuro melhor para vocês duas.

Às vezes, o jeito de falar e as palavras ajudam muito! :)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/09/2024 at 16:34, Sarah Malta Benthien Moreira De Souza disse:

Moro com a minha avó há cinco anos(só eu e ela), esse ano completei meus 18 anos e me vi em uma  situação delicada. Ela está se tornando cada dia mais dependente de mim, apesar de ser uma idosa com saúde, é uma pessoa extremamente vitimista, isso atrapalha todos que estão perto dela. Minha mãe nunca se deu bem com ela, e minha tia foi morar em outra cidade.

 Após assistir a live “aula da família” caiu ainda mais minha ficha. Minha avó é aquele tipo de pessoa que fala “vai deixar a vó sozinha, sempre fiz tudo por você, sempre dei tudo o que precisava, e agora que eu preciso, você quer ir embora”.Eu amo minha avó e claro que não quero abandoná-la, o jeito que ela fala é sempre se colocando nesse lugar de vítima mesmo eu sendo uma boa neta desde sempre. 

Surgiu uma oportunidade para eu ir estudar em outra cidade, chamei  minha avó para ir morar comigo mas ela negou, estou dividida entre deixar minha avó sozinha e seguir minha vida, aproveitando as  oportunidades que sempre foram meu sonho, ou continuar com ela pois nao posso abandonar a mulher que sempre fez tudo por mim.

Se eu for e não dar certo, volto e tudo bem, nunca tive medo de arriscar até porque graças a deus fui abençoada com uma família que nunca me deixa na mão. O ponto é: Vou para outra cidade viver sozinha, sair da minha zona de conforto  ou deixo meu sonho para quando estiver maior, com mais estabilidade financeira? O que vocês acham que vai fazer eu evoluir mais ?

Olha, eu não li as demais respostas porque não queria me enviesar. Se você me permite, queria te dizer algumas coisas, espero que possa ajudar. Se eu repetir o que os colegas disseram, me desculpe.

A primeira coisa é que essa dúvida mostra que vc é uma boa pessoa, que se importa com essa mulher tão importante na sua vida. Parabéns, pq mta gente só viraria as costas e tchau, sabe?

Agora, vou te oferecer uma visão sistêmica (do ponto de vista das Constelações Familiares, apesar de eu não ser terapeuta... dá uma pesquisada): Você está tomando o lugar da sua mãe e da sua tia nessa responsabilidade. E isso não é bom pra ninguém.

Às vezes é necessário, quando somos a única pessoa viva que de fato pode cuidar de um ente querido. Mas as filhas da sua avó são vivas!

Minha sugestão: chame sua tia e sua mãe pra conversar, explique pra elas que a decisão delas se afastarem da mãe está impedindo vc de alçar seus voos. Vc está na idade pra isso! Se tudo der certo, vc terá que cuidar da sua própria mãe um dia. E com todo carinho mostre pra elas q você não tem como arcar com isso sozinha.

Não vire as costas pra sua avó. Com o perfil dela, é capaz de ela ficar triste com você, mas essa tbm não é uma decisão sua. Infelizmente as pessoas que nos amam muitas vezes nos manipulam pelo amor que temos por elas, faz parte da vida. Esteja disponível pra ela, e com um pouquinho de sorte, as coisas se acertarão!

Boa sorte!

Ps: Sou suspeito pra falar pq é minha esposa, mas se quiser uma ajuda terapêutica pra desvendar  essas questões, @plantaeluz no insta pode te ajuda =)

Editado por Francisco Viégas Vianna
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...