Jump to content

Quando vocês começaram a se interessar por investimentos?


Recommended Posts

Meu pai, começou a investir no começo do ano e acabou me levando para esse incrível mundo dos investimentos.

A quarentena me ajudou muito a aprender, pois o tempo ocioso me incentivou a estudar cada vez mais.
No começo quis entrar na bolsa para multiplicar meu patrimônio rapidamente kkk, mas logo vi que não era isso. E vocês, começaram quando e por que?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Comecei a me interessar por investimentos e educação financeira no momento em que eu percebi que o tanto que eu ganhava estava aumentando e no entanto o que eu gastava estava aumentando em uma escala muito maior.

Apesar de trabalhar com fórmulas de juros, não tinha a mesma visão do dinheiro que tenho hoje.
O home office durante a quarentena me possibilitou dedicar um tempo muito maior aos estudos e começar a entender de fato o que eu precisava fazer para reverter a situação.
Link para compartilhar
Share on other sites

Depois de ler “ Pai rico, pai pobre “ a chave virou. Já investi na bolsa anos atrás com ajuda de amigos. Nunca com autonomia. Foi uma experiência bacana , mas como disse, dependente de terceiros. Depois outros planos me levaram a usar o dinheiro de outras formas e parei de investir por alguns anos e agora quero retomar com conhecimento para investir de maneira consciente e independente.
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, eu tinha vontade de investir desde 2016 que foi quando abri conta numa corretora, mas só vim de fato investir em junho de 2020.
Passei esse tempo me organizando, não que eu já tivesse conhecimento de Reserva de Emergência nem nada disso, apenas estava com cartão descontrolado e quando resolvi esse problema comecei a juntar dinheiro pra trocar o carro(não queria nem ouvir falar em financiamento).
Quando foi no início de 2020 já com um valor pra trocar de carro sem financiar me deu pena de me desfazer do meu, que é um carro excelente e colocavam um valor muito baixo.
Depois disso resolvi ficar com meu carro e investir o dinheiro, com o dinheiro que ia trocar de carro deu pra fazer minha reserva de emergência e investi o restante.
Link para compartilhar
Share on other sites

Comecei no ano passado em títulos do tesouro, mas o que me abriu portas mesmo foi ler os livros “O segredos da mente milionária” e logo em seguida “Pai rico pai pobre”, no qual me abriram um caminho pra esse mundo vasto dos investimentos, em Junho de 2020 que tomei coragem de iniciar na renda variável, fundos imobiliários etc...

Foi quando comecei a acompanhar diversos canais do YouTube e ler muito mais sobre. É algo que quero levar até o fim da minha vida!
Link para compartilhar
Share on other sites

Comecei a trabalhar há cerca de 01 ano e meio e pra não cometer o mesmo problema que meus familiares eu passei a me organizar financeiramente.

Comentando com um amigo ele me disse os planos futuros dele e que havia lido sobre investimentos e planejava se aposentar com 20 anos de trabalho.
Fiquei maravilhado com essa possibilidade e passei a estudar como poderia fazer o mesmo.
Eu era totalmente ignorante nesses assuntos e acho impressionante como eu ainda seria se não tivesse tido curiosidade de buscar entender.
Se todo mundo fosse instruido em saúde financeira desde cedo a vida de muita gente seria melhor.
Link para compartilhar
Share on other sites

Comecei a ler sobre a cerca de 5 anos, depois de ver que a vida que estava levando, não ia dar certo: trabalhava muito ganhava bem, mas meus custos de vida aumentavam proporcional ou mais do que o trabalho me rendia.

Nunca cheguei a contrair dividas, mas cheguei a trabalhar 90 horas por semana para arcar com os custos, ate que saindo de um local de trabalho bati o carro e dei perda total.

Apesar de não ter sido culpa do cansaço e sim da estrada, não posso dizer que o cansaço não foi um fator.Depois disso diminui minha carga de trabalho, mudei meu setor de atuação e lendo sobre investimento e mudando minha mente para uma vida onde não antecipo sonhos, vivendo o presente, mas se preparando para o futuro.
E o passo de investir veio esse ano em fevereiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Comecei a me interessar da pior forma, quando as contas passam a não fechar e você prevê que terá que lançar mão das suas economias.

Sempre ouvi que Bolsa de Valores era igual a cassino, por isso nem considerava essa hipótese. Tenho dois filhos pequenos e os custos de educação estão cada vez mais altos.

Como a qualidade do ensino não vem acompanhando essa alta, chamei para mim a responsabilidade de acompanhar diariamente o que a escola informa e complementar a demanda que meus garotos apresentam.
Com isso meu tempo ficou muito curto, mas fiz alguns cursos virtuais nessa pandemia que trouxeram uma nova visão sobre Renda Variável.

O "UVP" é minha aposta final, pois não terei mais recursos para fazer outros cursos. Senti firmeza no Raul e por enquanto o que tenho visto só me faz ter certeza de que fiz uma ótima escolha. Ainda vou adquirir alguns dos livros citados para aprofundar mais os conhecimentos.
Com relação aos aporte fiquei muito tentado nessa fase da pandemia, pois tinha muitas empresas em baixa. Porém, como não me sentia seguro, esperei o ímpeto passar.
Espero conquistar essa confiança aqui, pois não posso errar mais.
Link para compartilhar
Share on other sites

Comecei a me interessar por investimentos, porque meus pais necessitavam de ajuda para aplicar melhor o patrimônio que já tinham.

De início, o interesse maior foi ajudá-los, depois, o assunto se tornou tão comum e intuitivo pra mim, que eu comecei a estudar cada vez mais sobre e não consegui mais parar. Hoje já me considero investidora nível intermediário, já absorvi muito conteúdo, tenho minhas próprias aplicações em renda fixa e em renda variável, mas sinto a necessidade de dar passos mais largos pra ajudar com mais confiança meus pais e, de certo modo, todas as pessoas com as quais convivo.

É um prazer pra mim conversar sobre investimentos e economia! Gosto muito mesmo do assunto. Estava ansiosa pelo curso e acho que ele irá agregar demais.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre quis investir com mais independencia, entender sobre renda variável, etc. Mas acabava colocando outras coisas como prioridades. Este ano acho que a pandemia e umas reflexoes me fizeram dar uma guinada no que pretendo pra mim e a forma como eu gostaria de me ver daqui a 20 ou 30 anos. Minha primeira aplicação sozinho foi entre maio/junho deste ano. Estou engatinhando, mas sinto que é assim que vou dar passos mais firmes num futuro próximo.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 ano depois...
comecei a investir mesmo tem um ano. Mas a uns 20 anos eu já procurava entender como funcionava esse mercado. Mas eu tinha um cunhado trader, o que acabou me afastando da renda variável por muito tempo, até que eu comecei a ver alguns canais do yt e aprendi como realmente investir na bolsa sem especulação. Agora estou buscando aprender como saber quais empresas que devo investir.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...