Jump to content

O melhor país para se viver!


Recommended Posts

Boa noite, pessoal,

Atualmente, estou morando em Portugal. Em 2018, já havia passado pelos Estados Unidos, depois voltei ao Brasil. Em 2022, pulando boa parte da história, saí do Brasil com o plano de vir para Portugal. Acabei passando umas duas semanas na França como voluntário na Legião Estrangeira (passei em todos os testes, mas, por ser casado e ter uma filha, imagino que esse foi o motivo que me eliminou). Mas, voltando ao foco, estou prestes a completar três anos aqui em Portugal. De certa forma, imigrar para um país novo tem sempre um custo alto, e não se trata apenas de custos financeiros. A distância da família e muitos outros fatores tornam a escolha de permanecer muito complexa. Acho importante ressaltar esse ponto, pois a decisão de sair do país normalmente se baseia em um idealismo, na esperança do que se imagina como seria estar naquele local, quando a realidade, de fato, é outra. Não estou aqui para dizer se Portugal ou qualquer outro país é muito bom ou ruim. Por acaso, eu gosto daqui, mas sinto que, de certa forma, ainda não estou 100% em paz comigo mesmo.

Estava pensando, na realidade, no próximo ano, em passar um tempo no Canadá, na cidade de Winnipeg. Mas acho que essa próxima mudança precisa ser uma decisão bem pensada, até porque tenho minha filha de 6 anos, outro filho a caminho, e, embora a criança só tenha passado por uma mudança (do Brasil para Portugal), é hora de criar raízes, de certa forma, abrir uma empresa e buscar alcançar logo essa liberdade financeira. Minha experiência de baixa expectativa financeira, para não resumir a, sei lá, "liso" talvez seja uma palavra mais ou menos decente para dizer, já durou o suficiente. Não quero que pareça grosseiro; na verdade, isso nem é um pedido de conselho, é algo que talvez possa ser também um questionamento presente na vida de outra pessoa.

Quando pequeno, sempre imaginei conhecer e desbravar o mundo. De certa forma, até gosto disso, conheci muita gente legal e muita gente canalha também. Se ainda não consegui o dinheiro que esperava, foi bom ter uma ideia de coisas sob outras perspectivas. Voltando a Portugal, a questão é que vejo talvez a América ou o Canadá como locais com mais capacidade de permitir que eu tenha minha própria empresa. Mas, nesse aspecto, de verdade, sinto-me como se ainda estivesse na caverna, observando algumas ilusões. Embora ainda não tenha encontrado a saída, já sei que nunca desistirei. Ou eu consigo, ou morro tentando. Uma hora devo acertar.

Para terminar, na minha opinião, se alguém quer sair do Brasil pensando que a felicidade ou aquele "algo a mais" que se idealiza, como já mencionei antes, não está em sair ou permanecer no nosso país. Aqui, vi muitas oportunidades em certos aspectos e tive limitações em muitos outros também. A saudade, já faz quase 3 anos que não vejo meus familiares, é algo que realmente te faz pensar: "Será? No futuro, tudo isso valerá a pena?" Mas é por isso que hoje luto todos os dias pela liberdade. Escolhi carregar este fardo. Muitos perecem, muitos estagnam, e alguns até alcançam. Vamos ver onde isso termina. Todos têm as suas próprias batalhas. Muitos caminhos podem te levar ao mesmo lugar. Busquem o sucesso com sabedoria. Acho que é só.

gladiador.jpg

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

×
×
  • Criar novo...