Jump to content
  • 0

Correlação entre setores e empresas


Rodrigo Carvalho Fonseca

Pergunta

Fala meus amigos, tudo certo? Ultimamente tenho refletido sobre a minha carteira, antes de entrar na AUVP eu investia por conta, estudando de forma rasa as empresas e seus fundamentos. Deste modo, acabo por ter na minha carteira algumas empresas que são de mesmos setores ou de setores correlacionados, por exemplo: GOAU4 (METALURGICA), VALE3 (MINERADORA) e CMIN3 (MINERADORA); Outro exemplo, CSMG3 (SANEAMENTO) e SAPR11 (SANEAMENTO); AGRO3 (aquisição, desenvolvimento e comercialização de propriedades rurais) e SLCE3 (PRODUÇÃO NO AGRO); CPFE3 (ENERGIA) E CMIG3 (ENERGIA). 

E a dúvida é a seguinte, considerando o buy and hold, é interessante manter na carteira empresas de mesmos setores/correlacionadas ou quanto mais descorrelacionadas melhor?

É melhor eu escolher uma única empresa (a com maior nota de acordo com o diagrama do cerrado), ou aproveitar as oportunidades de mercado (oscilações e vantagens competitivas) para aportar em outra empresa, mesmo que seja do mesmo setor?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Rodrigo Carvalho Fonseca disse:

Fala meus amigos, tudo certo? Ultimamente tenho refletido sobre a minha carteira, antes de entrar na AUVP eu investia por conta, estudando de forma rasa as empresas e seus fundamentos. Deste modo, acabo por ter na minha carteira algumas empresas que são de mesmos setores ou de setores correlacionados, por exemplo: GOAU4 (METALURGICA), VALE3 (MINERADORA) e CMIN3 (MINERADORA); Outro exemplo, CSMG3 (SANEAMENTO) e SAPR11 (SANEAMENTO); AGRO3 (aquisição, desenvolvimento e comercialização de propriedades rurais) e SLCE3 (PRODUÇÃO NO AGRO); CPFE3 (ENERGIA) E CMIG3 (ENERGIA). 

E a dúvida é a seguinte, considerando o buy and hold, é interessante manter na carteira empresas de mesmos setores/correlacionadas ou quanto mais descorrelacionadas melhor?

É melhor eu escolher uma única empresa (a com maior nota de acordo com o diagrama do cerrado), ou aproveitar as oportunidades de mercado (oscilações e vantagens competitivas) para aportar em outra empresa, mesmo que seja do mesmo setor?

Boa noite, Rodrigo!

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Nelson Pimentel Carriati.

Quando temos uma maior exposição estamos sujeitos a ter uma exposição financeira maior no setor por termos mais de um alvo de aporte. Também faz com que fiquemos mais sujeitos aos riscos sistemáticos que seriam riscos que envolvem todo o mercado independente do setor ou das empresas. Ao contrário poderia ajudar onde um evento específico da empresa (que pode se enquadrar como risco não sistemático que é o risco mitigado pela diversificação) não afetasse muito em vista que teríamos outra empresa do setor na carteira para "equilibrar" a mesma.

 

Entendo que ao longo dos anos que investimos existirá sim a chance de se ter novas empresas que passem pelos nosso crivos e que poderão ser adicionadas na carteira e não será necessário efetivamente que façamos a venda da que deixou de ser a melhor (o módulo 8 explica mais sobre isso) onde podemos deixar ela congelada e visar uma nova estratégia.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...