Jump to content

Insights dos primeiros módulos.


Recommended Posts

Sobre a aula "Para de procrastinar". Um grande insight que tirei foi que no lugar de disciplina, devemos ter propósitos. Tem um livro "Rápido e Devagar, Duas formas de pensar" de Daniel Kahneman, que é um psicólogo que estuda sobre a economia comportamental, que o autor aborda que temos dois sistemas cerebrais, o primeiro sendo Rápido e emocional ( um sistema mais intuitivo, relacionado a experiências já vividas com decisões mais precipitadas); e um sistema Deliberado e Racional (Que sempre busca filtrar as informações, analisar cada situação antes de tomar cada decisão).
Por natureza, nosso cérebro é preguiçoso e procrastinador, preferindo sempre o primeiro sistema. Com as dicas passadas nessa aula, é importante tentar sempre "deixar" o cérebro no sistema dois. Existe uma metodologia nas empresas chamada de PDCA, que quero adaptar para minha rotina e decidi compartilhar com a comunidade, para tentar ajudar. É o PDCA. P - Plan; D - Do; C - Check; A - Action. Acredito que usando esse método, fica mais fácil fazer o cérebro funcionar no sistema 2.

Na definição de metas eu gosto muito de usar a ferramenta "5W2H", que consiste em:
Who (Quem); When (Quando); Where (Onde); Why (Por que?); What (O que?); How (Como); How much (Quanto custa)
Com o vídeo do Raul que aborda as metas SMART, acredito que juntando essas duas metodologias, pode ajudar muito na formulação de metas, pois, c om essa ferramenta, é possível ter mais clareza na hora de elaborar metas e definir seus prazos.

E para quem está começando a estudar e não tem tanto ritmo, vale a pena a pesquisa da "Técnica pomodoro".
Forte abraço.
https://www.youtube.com/watch?v=YFDMX9W0Pg8&t=202s
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom dia Leonardo Barbosa! De fato são metodologias incríveis! Complementando o que você já trouxe. A PDCA diz respeito a Plan, Do, Check, e Action. Ou seja, planejar o que deve ser feito, executar o plano, checar e avaliar se houve falhas e por fim agir de forma a corrigir as falhas. A Técnica Pomodoro é uma metodologia para estudo/trabalho. Na definição do desenvolvedor, você deve passar 25 min estudando e em seguida descansar 5 min, para depois voltar às atividades. É possível fazer adaptações, eu, por exemplo, utilizo o intervalo 50/10 nas sessões de estudo. A utilização dessa técnica aumenta a concentração e eficiência no trabalho e diminui o cansaço mental e fadiga corporal.
Esses dois primeiros módulos foram essenciais para esse processo de planejamento e redirecionamento das nossas vidas! E essas metodologias têm total relevância colaborativa para o desenvolvimento. Melhorando a cada dia! Vamos juntos!
Link para compartilhar
Share on other sites

Perfeito Andriw Araújo Álvares, excelente complemento, obrigado! Na técnica pomodoro tmb adapto um pouco por conseguir me concentrar mais tempo do que os 25 min que é proposto, pro pessoal que está começando, os 25 min é uma boa meta; depois de 4 intervalos da técnica, vale a pena descansar uns 30 minutos se for possível.
Link para compartilhar
Share on other sites

Samuel Rodrigo Vasconcellos Eu tive a oportunidade de fazer um técnico em ADM, também estudei e aprendi a maior parte desses conceitos no curso, mesmo não seguindo na área foi um curso de extrema importância pra minha vida... Conceitos como: Matriz de Eisenhower; ishikawa (diagrama de espinha de peixe). São outras metodologias empresariais que a adm me ensinou que é possível adaptar e aplicar de forma prática no nosso dia a dia.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...