Jump to content

Resumão Módulo 2 - Abrindo espaço para a Live do dia 31/01 ?


Recommended Posts

- Todo mundo da família precisa estar envolvido quando se trata de finanças. Inclusive os filhos, faz parte da vida das suas crianças saber quanto elas estão custando por mês. - É preciso categorizar os gastos para identificar os gargalos, ver pra onde o dinheiro está indo. Tendo essa visão conseguimos planejar e organizar o destino do dinheiro. - Você SEMPRE deve pagar o seu eu do futuro primeiro e depois gastar o que sobrar. - Gastar dinheiro é importantíssimo pra manter a felicidade. É importante investir e não deixar de viver. Não tenha remorso de gastar o seu dinheiro! - Investir às vezes exige algum sacrifício, você precisa decidir suas prioridades. Tudo no dinheiro é negociável, mas se você acrescenta em algum lugar, precisa tirar de outro.
- LEI: 25\% do dinheiro que cair na sua conta você vai enviar pra corretora. - Você pode mexer no destino do dinheiro, na reserva de oportunidade, que não é obrigatória. Mas NÃO pode mexer nos investimentos, na liberdade financeira e na coluna de aumentar a sua renda. E a partir de hoje deve sempre buscar se aprimorar com cursos ou leituras. - ANTES de começar a investir você precisa constituir sua Reserva de Emergência. Formada por: Custo Fixo + Conforto, e deve somar um montante de 6 meses ou 1 ano desse valor. - A reserva de emergência deve ficar na conta corrente, poupança, ou outra conta com total liquidez. Reserva de emergência é para emergências, não é investimento. Esse dinheiro não existe. Reserva de emergência é prioridade. Mesmo se o mercado estiver caindo, você não pode pegar da reserva de emergência, pra isso existe a reserva de oportunidade. Quem não tem reserva de emergência não é adulto. - Depois de constituir a reserva de emergência você precisa pagar suas dívidas.
- É uma falácia dizer que “pobre só constrói com parcela”. Financiamento não compensa. Faz você ficar escravo de um valor por mais de 30 anos e quem lucra é o banco. Ao financiar, você não aluga um imóvel, mas está alugando dinheiro. - CET – custo efetivo total – é o quanto quanto você realmente paga em um financiamento. Você paga Prestação (com juros) + Seguro + taxa de ADM + encargos. - Caso já tenha um financiamento, você tem direito a fazer portabilidade do seu financiamento para outra instituição, o que pode gerar uma economia. E pode amortizar a dívida para pagar menos juros. - O dinheiro investido vale muito mais a pena que o dinheiro pago em um financiamento.
- Consórcios não são tops! Apesar de não ter juros, possui uma taxa de administração. Reajustado pelo INCC – índice nacional da construção civil. A forma correta de comprar um imóvel é no longo prazo, estabelecendo uma meta e investindo as parcelas até obter o montante necessário. - Se financiar o imóvel e alugar por um preço maior que o da parcela de financiamento- pode ser uma boa estratégia, pois você está adquirindo o bem, porém, o imóvel pode ficar desalugado e você vai precisar lidar com isso, é um risco.
- O prazo para alcançar sua independência financeira depende do quanto vai investir e no que vai investir, renda variável o fixa, por exemplo. Precisamos de um distanciamento histórico ao longo do tempo para visualizar o desenvolvimento. Com o tempo seu salário aumenta, pois vai somar a renda passiva – ano após ano – seu dinheiro trabalhando por você. - O objetivo da liberdade financeira é fazer você ganhar mais renda passivamente do que de maneira ativa, ou seja, mais dinheiro com o dinheiro trabalhando do que você trabalhando pra ganhar o dinheiro. A única verdade possível é essa! - Se quiser se aposentar, pra viver de renda, precisa de cerca de 2 milhões investidos. O que pode levar em média 30 anos, investindo 2 mil por mês. Você precisa utilizar o tempo a seu favor,
- Previdência privada na maioria dos casos é ruim. Podemos formular uma carteira de investimentos com qualidade e aportar na renda fixa, como se fosse uma aposentadoria, por exemplo. - Pontos positivos da previdência privada: Não tem come cotas como nos fundos de investimento de renda fixa; pode fazer uma portabilidade para outra empresa privada; não incide imposto sobre herança – ITCMD. Quando é ruim: Baixa remuneração – abaixo da SELIC; taxa de ADM abusiva; possui taxa de carregamento; taxa de saída cara e sem prazo. - Se a empresa paga metade da previdência e você não recebe o dinheiro de outra forma, pode compensar, pois você tá ganhando dinheiro a mais.
Em busca da ÚNICA VERDADE POSSÍVEL! Que venha o módulo 3!!! ?❤️?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Resumiu bem o modulo 2 Andriw Araújo Álvares, alguns pontos que me fizeram pensar um pouco foi a questão da previdência privada, que sim acredito também ser um péssimo investimento, mas como trabalho numa empresa que me forçou desde o inicio do contrato aderir a um plano de previdência complementar, sigo nesse plano já a 18 anos pois não posso retirar os recursos investidos á menos que eu saia da empresa. Mas fiz uma diminuição na minha contribuição ao fundo, visto que a empresa também contribui de forma paritária!
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Samuel Rodrigo Vasconcellos, é sempre importante repensarmos para onde está indo nosso dinheiro. Esse módulo foi uma chave pra isso. Sobre a previdência, é possível ainda analisar se a sua tem os pontos positivos e não tem os negativos, e caso existam possibilidades melhores, ver se vale a pena uma portabilidade. Pode observar também como anda a questão do recolhimento do IR, pra que você possa recolher o imposto apenas no resgate e nesse meio tempo investir valor que iria para o IR.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...