Jump to content

Reserva de emergência com rendimento


Recommended Posts

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Olá, Marlus! Tudo bem? Sou o Luís da turma 09! Sobre sua dúvida: Segundo o que consta em aula do módulo 03, o Raul cita em um dos vídeos a possibilidade da RDB “NUBANK” ser um bom local para alocar à reserva de emergência, visto que esta instituição paga 100\% do CDI (pouco menos que a Taxa Selic). Obs. Selic e CDI, andam basicamente juntas!???
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!! Ainda não abri o modulo 3 mas ontem na Live de dúvidas Raul tb fala sobre deixar dinheiro em "bancões" por ser mais fácil na hora de precisar com urgência, tipo poupança. Mas tambem teve a dúvida de uma colega que falou na possibilidade de ter 12 meses na reserva de emergencia, ele falou que nesse caso poderia ser investido metade (a depender da liquidez), ter valor em especie guardado e até mesmo um cartão de crédito desbloqueado em casa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Segundo a explicação do Raul, o problema dos bancos digitais são os problemas técnicos de acesso que podem ocorrer, impedindo uma retirada de emergência, o que não ocorreria com frequência nos bancos , além de poder fazer saques a qualquer hora nos caixas eletrônicos , ele ainda cita que pelo menos 2 meses de reserva de emergência deveria ficar em dinheiro vivo em casa .
Link para compartilhar
Share on other sites

Para mim não faz sentido, se chamo de "emergência" não considero investimento e não preciso de rentabilidade, considero a necessidade, emergência não tem hora nem dia para chegar. Acho que você tem considerar a possibilidade de resgate em feriados e finais de semana, mesmo que a liquidez seja "diária" se você for negociar títulos de renda fixa por exemplo no mercado secundário a negociação é até as 17 horas e em dias uteis. Costumo deixar pelo menos 1 mês de salario direto na poupança nesse caso posso sacar qualquer dia e horário para isso basta usar a rede 24 horas ou usar transferências via Pix Até deixo o restante da reserva em alguns CDBs, mas são recursos que eu considero usar em no máximo 2 dias uteis. Resgate imediato mesmo só poupança.
Link para compartilhar
Share on other sites

A questão, do meu ponto de vista é outro, deixar todos os ovos na mesma cesta. Talvez diversificar a reserva de emergência em algumas instituições diferentes para tentar mitigar o risco "tecnológico" e dos próprios bancos. No caso do Nubank, não vejo problema de liquidez, saque em banco 24hs (cobra taxa, isso é ruim) e PIX 24/7.
O saldo tem rendimento de 100\% do CDI na conta corrente e como é automático, o correntista não faz uma aplicação diretamente, é só deixar o dinheiro na conta já sai rendendo. Acredito que o máximo que se possa perder num evento de necessidade de saque é o rendimento do dia. No app possível acompanhar todos os depósitos, o vencimento da aplicação, os impostos, IOF e os saque parciais relativos a essa entrada.
E não faz mal se a reserva de emergência pelo menos corrigir uma parte da inflação, não concordam?
E deixar dinheiro parado em bancão tem o problema da tarifa que cobram todo mês, coisa que os digitais não tem.
No final das contas, cada um "sabe onde o calo aperta", e tentamos tomar as melhores decisões que pudermos com o que sabemos no momento. Sem arrependimentos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...