Jump to content

Financiamento x aluguel


Recommended Posts

Olá galera, ontem tive uma discussão com a família da minha namorada sobre financiar um imóvel ou juntar dinheiro para comprar a vista, mesmo que isso demore alguns anos.
Eu defendi o ponto de comprar a vista, pois acho que financiamento é uma forma de jogar você ao fundo do poço, porém todos da família dela defenderam o financiamento.
Queria saber a opinião de vocês.
Link para compartilhar
Share on other sites

Em geral o custo do financiamento supera e muito o valor de pagar um aluguel + aportar a diferença deste para o valor do financiamento durante o tempo que pagaria financiando.

De certa forma vc paga menos, tem mais liberdade de mudar se for preciso e no final do período, onde a casa seria sua, você poderia comprar uma a vista por um preço menor, tendo maior maturidade e estabilidade pra escolher. As vezes ainda sobra uma boa granda pra mobilha ;D
Link para compartilhar
Share on other sites

Mais lembrando também que o financiamento é um compromisso e imprevistos acontecem, isso por si só já é um risco de longo prazo.

Além disso, seguir com o planjeamento de alugar e comprar a vista exige diciplina e planejamento, não vale pegar aquela diferença do aluguel e do financiamento e usar pra pagar imprevistos.

Esse dinheiro tem q ser visto com a mesma mentalidade do financiamento.
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito bom Lucas, concordo 100\% com você, é uma pena que a maioria das pessoas ( como a família da minha namorada ) não tem acesso, ou não querem buscar se informar sobre o assunto.

O principal argumento deles é que no final do financiamento o imóvel será seu, mas o problema é que pode demorar décadas para isso.
Além disso argumentam que o dinheiro do aluguel é dinheiro jogado fora, pois ele não está dando um retorno, o que é verdade, porém eles não pensam na diferença do valor do aluguel e do financiamento, que pode ser muito bem investido e gerar cada vez mais.
A ignorância é um grande problema do brasileiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
É normal que exista uma ignorância com relação a isso, na maioria dos casos financiar é uma ideia muito ruim, agora com a Taxa Selic nesse patamar, compensa sempre fazer o cálculo.
As pessoas normais estão tão anestesiadas, que assumem dívidas para os próximos 32 anos ou basicamente para a vida toda para antecipar um sonho, sem nem refletir, sem calcular, quase que sem pensar. Mas vou te dar um conselho para a vida: NÃO TENTE CONVENCER PESSOAS A MUDAREM DE IDEIA EM RELAÇÃO A DINHEIRO, você pode acabar se colocando numa fria muito grande com isso.

Explicou? Ensinou? A pessoa não entendeu? Deixa para lá, a vida ensina, não se meta nos investimentos de outras pessoas, se essa pessoa já fez a burrice, pode acabar desmotivando-a de pagar, ou arranjar uma desculpa pertinente para que ela faça besteiras com o próprio dinheiro.
Porque mesmo um investimento RUIM, em alguns casos pode ser EXCELENTE para certos perfis de seres humanos, se alguém gasta absolutamente tudo o que ganha, de maneira descontrolada e não consegue melhorar nesse aspecto, ter dívidas que produzam algum tipo de bem, pode ser uma saída, talvez a única. No passado, eu discutia MUITO sobre isso com meus amigos e familiares, brigava, defendia minhas opiniões a ferro e fogo.
Tudo o que a gente consegue com isso é antipatia, é a mesma coisa que tentar explicar para uma criança de 3 anos, física aplicada, ela não vai entender, falta conhecimentos básicos, dê um livro de presente: Pai Rico, Pai Pobre, Segredos de uma mente milionária, algo do começo.
As pessoas precisam de "drogas mais leves" antes de entrar nas mais pesadas.
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o exposto acima. Ainda tem mais uma variável pra tomar esta decisão: a questão emocional.
Como é o imóvel no qual vai constituir sua família, morar e passar grande parte do tempo, o fato de estar em um local "provisório" ou sem garantias reais de permanecer por muito tempo, pode impactar no psicológico, sem falar que mudanças constantes sempre consomem energia, tempo e dinheiro.
Então, na minha visão, além da decisão financeira, exposta pelos amigos acima, ainda existe a emocional.
Bom colocar tudo na conta pra escolher bem e persistir no objetivo. abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Ensinar para quem não quer aprender e quase impossível. Uma das ideia do UVP acredito que seja justamente isso, fazer um ambiente onde todos tem o mesmo perfil em relação a algo ( no caso investimentos) e com isso tenhamos um local para um ensinar o outro.

Sou 110 por cento do aluguel e tenho como meta ou sonho construir uma casa.
Mas não quero antecipar sonhos, por isso não financio. No meu caso sou casado e fui aos poucos conversando com minha esposa sobre investimento e mentalidade de investimento.
E hoje ela estuda comigo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Até 1 ano atrás eu pensava muito em adquirir um imóvel próprio (mesmo tendo onde morar sem pagar aluguel). Hoje, com a possibilidade de teletrabalho, inclusive fora do País e, com a quarentena, eu vi que não seria bom pelo lado econômico e muito menos pela questão de vida.
Qualquer mudança de trabalho que envolva deslocamento permanente já fica a pessoa vinculada a uma necessidade de venda ou locação do bem adquirido. Então além de não se beneficiar do imóvel morando nele pode ter custo para mantê-lo vazio caso não alugue. O cálculo se vale a pena alugar ou comprar pode ser feito neste site (https://mepoupenaweb.uol.com.br/simuladores-online-de-investimentos/simulador-alugar-ou-financiar/)

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu fiz um financiamento habitacional por 15 anos (em torno de 30\% do valor do imóvel) e hoje me arrependo, principalmente depois de ver a aula sobre o tema, na qual ficou claramente comprovado que, na maioria das vezes, financiar não compensa. Agora que já está feito, estou com a ideia de reunir recursos para realizar a quitação antecipada, ainda de que de forma fracionada, pois a CAIXA faz o abatimento prévio dos juros. Mas, concordo com o Fernando Bueno, a questão emocional acaba pesando na aquisição do imóvel próprio, embora eu reconheça que não seja muito racional.

Link para compartilhar
Share on other sites

Culturalmente sempre nos disseram que quando financiamos é nosso, e na verdade não é. Você falar que mora de aluguel para a família eles já te olham com uma cara estranha. Também financiei um imóvel anos atrás. Estou super arrependido. A solução é ir amortizando e diminuindo os juros pagos memso.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
No meu caso, eu financiei só uma parte da obra, então o valor do financiamento era menor do que o que eu pagava de aluguel. Depende muito do momento que está na vida. Chega uma idade que você quer tranquilidade. Morar de aluguel é nunca saber quando o dono do imóvel vai pedir o fim do contrato. Eu pagava um valor de aluguel numa casa grande, o proprietário quis encerrar o contrato para reformar a casa, fui para outra menor pagando o dobro praticamente. Foi quando decidi construir. Com relação a vista ou financiado, tem pessoas que se não tiverem um boleto para pagar, vão gastar com qualquer outra coisa e não vão guardar.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...