Jump to content

Recommended Posts

Postado
Olá galera, ontem tive uma discussão com a família da minha namorada sobre financiar um imóvel ou juntar dinheiro para comprar a vista, mesmo que isso demore alguns anos.
Eu defendi o ponto de comprar a vista, pois acho que financiamento é uma forma de jogar você ao fundo do poço, porém todos da família dela defenderam o financiamento.
Queria saber a opinião de vocês.
Postado
Em geral o custo do financiamento supera e muito o valor de pagar um aluguel + aportar a diferença deste para o valor do financiamento durante o tempo que pagaria financiando.

De certa forma vc paga menos, tem mais liberdade de mudar se for preciso e no final do período, onde a casa seria sua, você poderia comprar uma a vista por um preço menor, tendo maior maturidade e estabilidade pra escolher. As vezes ainda sobra uma boa granda pra mobilha ;D
Postado
Mais lembrando também que o financiamento é um compromisso e imprevistos acontecem, isso por si só já é um risco de longo prazo.

Além disso, seguir com o planjeamento de alugar e comprar a vista exige diciplina e planejamento, não vale pegar aquela diferença do aluguel e do financiamento e usar pra pagar imprevistos.

Esse dinheiro tem q ser visto com a mesma mentalidade do financiamento.
Postado
Muito bom Lucas, concordo 100\% com você, é uma pena que a maioria das pessoas ( como a família da minha namorada ) não tem acesso, ou não querem buscar se informar sobre o assunto.

O principal argumento deles é que no final do financiamento o imóvel será seu, mas o problema é que pode demorar décadas para isso.
Além disso argumentam que o dinheiro do aluguel é dinheiro jogado fora, pois ele não está dando um retorno, o que é verdade, porém eles não pensam na diferença do valor do aluguel e do financiamento, que pode ser muito bem investido e gerar cada vez mais.
A ignorância é um grande problema do brasileiro.
  • Time AUVP (Admin)
Postado
É normal que exista uma ignorância com relação a isso, na maioria dos casos financiar é uma ideia muito ruim, agora com a Taxa Selic nesse patamar, compensa sempre fazer o cálculo.
As pessoas normais estão tão anestesiadas, que assumem dívidas para os próximos 32 anos ou basicamente para a vida toda para antecipar um sonho, sem nem refletir, sem calcular, quase que sem pensar. Mas vou te dar um conselho para a vida: NÃO TENTE CONVENCER PESSOAS A MUDAREM DE IDEIA EM RELAÇÃO A DINHEIRO, você pode acabar se colocando numa fria muito grande com isso.

Explicou? Ensinou? A pessoa não entendeu? Deixa para lá, a vida ensina, não se meta nos investimentos de outras pessoas, se essa pessoa já fez a burrice, pode acabar desmotivando-a de pagar, ou arranjar uma desculpa pertinente para que ela faça besteiras com o próprio dinheiro.
Porque mesmo um investimento RUIM, em alguns casos pode ser EXCELENTE para certos perfis de seres humanos, se alguém gasta absolutamente tudo o que ganha, de maneira descontrolada e não consegue melhorar nesse aspecto, ter dívidas que produzam algum tipo de bem, pode ser uma saída, talvez a única. No passado, eu discutia MUITO sobre isso com meus amigos e familiares, brigava, defendia minhas opiniões a ferro e fogo.
Tudo o que a gente consegue com isso é antipatia, é a mesma coisa que tentar explicar para uma criança de 3 anos, física aplicada, ela não vai entender, falta conhecimentos básicos, dê um livro de presente: Pai Rico, Pai Pobre, Segredos de uma mente milionária, algo do começo.
As pessoas precisam de "drogas mais leves" antes de entrar nas mais pesadas.
  • Você é pobre premium 1
Postado
Concordo com o exposto acima. Ainda tem mais uma variável pra tomar esta decisão: a questão emocional.
Como é o imóvel no qual vai constituir sua família, morar e passar grande parte do tempo, o fato de estar em um local "provisório" ou sem garantias reais de permanecer por muito tempo, pode impactar no psicológico, sem falar que mudanças constantes sempre consomem energia, tempo e dinheiro.
Então, na minha visão, além da decisão financeira, exposta pelos amigos acima, ainda existe a emocional.
Bom colocar tudo na conta pra escolher bem e persistir no objetivo. abraço!
Postado
Ensinar para quem não quer aprender e quase impossível. Uma das ideia do UVP acredito que seja justamente isso, fazer um ambiente onde todos tem o mesmo perfil em relação a algo ( no caso investimentos) e com isso tenhamos um local para um ensinar o outro.

Sou 110 por cento do aluguel e tenho como meta ou sonho construir uma casa.
Mas não quero antecipar sonhos, por isso não financio. No meu caso sou casado e fui aos poucos conversando com minha esposa sobre investimento e mentalidade de investimento.
E hoje ela estuda comigo.
Postado
Até 1 ano atrás eu pensava muito em adquirir um imóvel próprio (mesmo tendo onde morar sem pagar aluguel). Hoje, com a possibilidade de teletrabalho, inclusive fora do País e, com a quarentena, eu vi que não seria bom pelo lado econômico e muito menos pela questão de vida.
Qualquer mudança de trabalho que envolva deslocamento permanente já fica a pessoa vinculada a uma necessidade de venda ou locação do bem adquirido. Então além de não se beneficiar do imóvel morando nele pode ter custo para mantê-lo vazio caso não alugue. O cálculo se vale a pena alugar ou comprar pode ser feito neste site (https://mepoupenaweb.uol.com.br/simuladores-online-de-investimentos/simulador-alugar-ou-financiar/)

Postado
Eu fiz um financiamento habitacional por 15 anos (em torno de 30\% do valor do imóvel) e hoje me arrependo, principalmente depois de ver a aula sobre o tema, na qual ficou claramente comprovado que, na maioria das vezes, financiar não compensa. Agora que já está feito, estou com a ideia de reunir recursos para realizar a quitação antecipada, ainda de que de forma fracionada, pois a CAIXA faz o abatimento prévio dos juros. Mas, concordo com o Fernando Bueno, a questão emocional acaba pesando na aquisição do imóvel próprio, embora eu reconheça que não seja muito racional.

• 1 ano depois...
Postado
No meu caso, eu financiei só uma parte da obra, então o valor do financiamento era menor do que o que eu pagava de aluguel. Depende muito do momento que está na vida. Chega uma idade que você quer tranquilidade. Morar de aluguel é nunca saber quando o dono do imóvel vai pedir o fim do contrato. Eu pagava um valor de aluguel numa casa grande, o proprietário quis encerrar o contrato para reformar a casa, fui para outra menor pagando o dobro praticamente. Foi quando decidi construir. Com relação a vista ou financiado, tem pessoas que se não tiverem um boleto para pagar, vão gastar com qualquer outra coisa e não vão guardar.
  • Criar novo...