Jump to content
  • 0

Investimento errado

Pergunta

Investi em um terreno em um condomínio na esperança de valorizar, era 88k o valor, mas paguei 105k o mais rápido que pude quando vi o quanto tava sendo cobrado de juros... Agora tô com esse dinheiro preso, pago 250 de taxa de condomínio e não consigo vender nem pelo preço que apliquei, os corretores imobiliários que conversei falaram que eu esperava 5 anos que ele talvez valorizasse... Aí meus investimentos em FIIs e ações tão baixíssimos e meu aporte pequeno... Vendo por menos do que investi ou espero 5 anos pra vender?

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá @Rodolfo Sinésio Amador De Abreu,

Difícil falar sobre isso meu amigo...

Quando adquirimos um imóvel, existem 3 questões muito importantes: 1. Localização, 2. Localização e 3. Localização.

Mercado de imóveis está bem aquém do adequado atualmente. Taxas de juros ainda em 2 dígitos e agora com propensão de mais alta... Política monetária contracionista gera dificuldade nos negócios, ainda mais de cunho imobiliário, como sabemos.

De outro lado, a pegadinha desses contratos é um reajuste pelo cub-sinduscon, normalmente mais agressivo q os demais índices, além de uma taxa de juros de 1% a.m. sobre o saldo residual do parcelamento.

A dica aí seria vc "tentar" trazer o valor final desse lote a valor presente, com desconto dessa curvatura de juros, para averiguar se valeria a pena essa venda antecipada em detrimento de uma possível luvratividade que também não há como mensurar. Daí a importância da localização....

Espero q tenha conseguido contribuir contigo com alguns pontos aí... 🙏🏻

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Já passei por isso 2x… terreno em condomínio só valoriza em algumas situações…

quando tem poucos terrenos para vender e todo mundo já construiu

Ou quando tem poucos terrrenos igual com uma localização muito boa…

Outra opção de valorizar é fazer uma construção para vender… se tiver bons contatos, consegue fazer parceria com um empreiteiro e fazer bom bom negócio na venda da casa construída…

Editado por Eduardo Vieira
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Por experiência própria, seu terreno só vai vender se o condomínio "vingar" e tiver poucos terrenos a venda, famosa oferta x demanda, faça a conta se vale a pena segurar 5 anos, pois serão 60 pagamentos de condomínio, que serão atualizados todos os anos e podem aparecer uns valores a mais caso seja aprovada alguma melhoria em assembleia, serão 5 IPTU´s, serão 60 meses que a inflação vai corroer o Real... Eu, como tenho uma baita ansiedade assumiria o prejuízo e venderia com valor mais baixo, como já fiz umas vezes com imóveis, mas isso não é uma recomendação de venda :-)

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Edson Arcanjo Pereira disse:

Por experiência própria, seu terreno só vai vender se o condomínio "vingar" e tiver poucos terrenos a venda, famosa oferta x demanda, faça a conta se vale a pena segurar 5 anos, pois serão 60 pagamentos de condomínio, que serão atualizados todos os anos e podem aparecer uns valores a mais caso seja aprovada alguma melhoria em assembleia, serão 5 IPTU´s, serão 60 meses que a inflação vai corroer o Real... Eu, como tenho uma baita ansiedade assumiria o prejuízo e venderia com valor mais baixo, como já fiz umas vezes com imóveis, mas isso não é uma recomendação de venda :-)

É fogo, ansiedade mata os investimentos kkkk somos 2… hehe

5 anos em um condomínio é pouco tempo, principalmente se você foi um dos primeiros a comprar terreno, que na teoria são os mais baratos… 

normalmente leva entre 10/15 anos para ter uma boa valorização…  5 anos dependendo do condomínio ainda tem muito terreno livre… e depende também muito do condomínio, normalmente a valorização é só por causa da inflação/valores já pago…

Editado por Eduardo Vieira
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Rodolfo Sinésio Amador De Abreu disse:

Investi em um terreno em um condomínio na esperança de valorizar, era 88k o valor, mas paguei 105k o mais rápido que pude quando vi o quanto tava sendo cobrado de juros... Agora tô com esse dinheiro preso, pago 250 de taxa de condomínio e não consigo vender nem pelo preço que apliquei, os corretores imobiliários que conversei falaram que eu esperava 5 anos que ele talvez valorizasse... Aí meus investimentos em FIIs e ações tão baixíssimos e meu aporte pequeno... Vendo por menos do que investi ou espero 5 anos pra vender?

Olá, Rodolfo!

Investi num terreno em no ano de 2000. Na época o terreno era em um loteamento que prometia se transformar em condomínio. O valor do terreno era 17k, mas negociei para pagar à vista e consegui um descontinho. Paguei 15k.  Com o passar dos anos, o loteamento se transformou em condomínio... E várias pessoas foram construindo a cada ano. Comecei a ter que pagar condomínio do terreno além do IPTU.  Em 2007 resolvi por construir nesse terreno. Na época um terreno estava custando uns 70 a 80k... Hoje um terreno está custando  uns 300k.

Relatei esse caso  para reforçar que a questão da  valorização ou não de um terreno, vai sim demandar tempo. Tem que ver o que de fato você está disposto a fazer. Se decidir pela venda, pode ser que você não consiga obter lucro, principalmente se a intenção é vender rápido. Mas se decidir por não vender agora, ele poderá sim valorizar a medida que as pessoas forem construindo. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Bom Rodolfo, eu não sei de que cidade você fala, mas em algumas cidades está ocorrendo excesso de lançamentos, todos sonham em morar em condomínio e na primeira oportunidade que aparece todos correm para investir, hoje aqui ao menos em Goiânia existe muito mais lotes e casas em condomínio a venda do que o número de compradores para estes imóveis, conheço diversas pessoas que estão com estes imóveis a venda e sem perspectiva de conseguir vender...

É a famosa lei da oferta e procura, no momento (ao menos aqui) não é o momento de se vender, no momento quem vende é quem vende mais barato...

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...