Jump to content

Impostos x Tesouro


Recommended Posts

Corrijam-me se eu estiver errado. O Governo pede um empréstimo, você concede (compra o título) e, quando você vai receber seu dinheiro de volta o Governo ainda leva uma parte como imposto? Dependendo do prazo, pelo menos 15\% de IR, mas se você precisar pegar bem antes, ainda tem o IOF com uma taxa maior de IR. Ou seja, mesmo quando você "ajuda" o Governo, ele ainda te cobra? Isso acontece em todos os países ou só no Brasil?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Pedro é muito interessante seu ponto de vista. Pensei aqui que eu trabalho em banco e teve um determinado momento em que foram reduzidas as linhas de empréstimos e focou-se em arrecadação de tarifa, para melhorar a tesouraria. É algo similar, pq qdo o governo arrecada em impostos o custo é muito pequeno, apenas o diluído no funcionamento da máquina. Já quando capta o custo é muito maior com o pagamento de juros. Assim... arrecadar daquilo que ele mesmo lhe pagou gera um acréscimo de custo baixo à tesouraria... se o governo fosse eficiente arrecadar é muito barato que captar... A grande maioria dos países cobram IR dos investimentos em tesouro, exatamente por ser renda...
Link para compartilhar
Share on other sites

Vivemos num país que pra você crescer financeiramente tem que ralar dobrado, numa das aulas do Raul ele mostrou que os cálculos de cobrança de impostos a arrecadação chega a mais de 70\% dos nossos ganhos, simplesmente um roubo legalizado que obrigam a população a pagar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Leonardo Barbosa, pretendo participar da live sim, até porquê será a última da qual poderei participar. As aulas na PUC Goiás começam no dia 14/2 e eu ministrarei aula à noite às segundas, quartas e quintas. Então só terei disponibilidade nas noites de terça e sexta. Quanto a fazer a pergunta na live, talvez o Raul Sena veja os comentários por aqui e já comente logo no início da live. Grato a todos pelos comentários! Abraços.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
É Pedro Valle, Infelizmente o temos um dos maiores impostos do mundo (se não for o maior) em relação ao retorno proporcionado a população. Existe um documento divulgado pelas empresas de capital aberto chamado de "Demonstrações contábeis" ou "Demonstrações financeiras". No ITAU por exemplo é chamado de "Demonstrações contábeis completas em IFRS", no divulgado em 2021 no item "Distribuição do valor adicionado" a distribuição aos acionistas foi de 28 bilhões e 27 bilhões foi na forma de imposto (em alguns exercícios o imposto supera a distribuição aos sócios). O governo recebe tanto dinheiro quanto aqueles que assumem todo o risco e ainda querem mais. É sempre bom lembrar disso toda vez que o governo tenta cobrar mais impostos com aquela ideia de os ricos precisam "dividir" mais com os pobres.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...