Jump to content
  • 0

Carteira de Renda Fixa

Pergunta

Estou com uma duvida na hora de distribuição de investimentos na renda fixa. Sei que existe o método voltado para investi aonde não esta no foco da mídia por ex: Hj como recentemente subiu a taxa , muito buscam por CDI então ta um bom momento para investir em IPCA.

Mas existe uma porcentagem diversificar na carteira?

70% publico 30 privado 

15% pôs fixado

25%IPCA CURTO PRAZO

15% IPCA Longo prazo

35% Prefixado de curto prazo

10% prefixado longo prazo

Existe esse tipo de divisão para a parte de renda fixa da carteira? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Allyson Fernando De Moura Amorim disse:

Estou com uma duvida na hora de distribuição de investimentos na renda fixa. Sei que existe o método voltado para investi aonde não esta no foco da mídia por ex: Hj como recentemente subiu a taxa , muito buscam por CDI então ta um bom momento para investir em IPCA.

Mas existe uma porcentagem diversificar na carteira?

70% publico 30 privado 

15% pôs fixado

25%IPCA CURTO PRAZO

15% IPCA Longo prazo

35% Prefixado de curto prazo

10% prefixado longo prazo

Existe esse tipo de divisão para a parte de renda fixa da carteira? 

Olá Alysson,

Essa metodologia que você descreve até existe, porém não existe essa metodologia fixa para qualquer pessoa.

Isso está muito mais atrelado às suas condições pessoais e ao seu planejamento de vida e suas metas futuras do que propriamente uma divisão entre as modalidades de renda fixa.

Por ex., se vc tem uma meta de aportar para aposentadoria (longo prazo) vc aumenta seus aportes na renda fixa ipca+, pq tem a certeza de cobertura da inflação. Se vc tem por meta adquirir um imóvel, aporta mais na renda fixa pós fixada... Se num prazo curto/médio entende q pode extrair uma certa vantagem da selic alta, prepondera na renda fixa prefixada....

Então, como essa métrica entre pré, pós e ipca+ depende muito das suas questões pessoais, não tem como lhe passar uma "receita de bolo" do que seja o melhor ou mais rentável....

Entre o uso da renda fixa particular (cdbs, LCIs, LCAs etc) ou pública (tesouro direto), compreendo que vc deva se pautar no plus que os títulos estão oferecendo em detrimento do público, bem como no limite do fgc ou não...

Então, exemplificando, se passou do limite do fgc, vc pode lançar mão dos títulos públicos e se houver um título privado que lhe ofereça maior rentabilidade pelo risco que você esteja disposto a suportar, vc pode adquirir o CRI, CRA, debenture... Se não for suportavel ou extremamente arriscado, vc fica com o título público ou faz uma mescla entre eles, de acordo com sua propensão ao risco...

Enfim, não há receita pronta ao meu ver.

Isso não é recomendação de compra, venda ou manutenção. Veja seu apetite ao risco e suas metas para melhor decisão. 

Espero que tenha lhe auxiliado! 🙏🏻 

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...