Post popular Luis Gustavo Calderaro Da Silva Postado 16 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 16 de Outubro Boa tarde amigos! Sou comerciante no ramo de rações e banho e tosa, tenho 34 anos de idade e estou nesse mercado há 20 anos . Nesses ultimos 2 anos , notamos uma queda nas vendas e a diminuição do nosso ticket médio, eu e minha esposa (minha sòcia ) estavamos planejando uma ampliação da empresa e uma nova contratação, porem conversando com parceiros de outras loja e tambem vendedores , os relatos eram sempre os mesmos , queda nas vendas e o sumiço do dinheiro do mercado . Minha ansiedade está em niveis alarmante, pois me parece que não é um problema só da minha gestão , mas algo macro economico. Por enquanto congelei os investimento que faria na minha empresa por estar com esses receios perante a economia A poucos minutos saiu um vendedor da minha loja , veio anunciar que a marca de ração que ele vende( lider de mercado na região) vai baixar o valor das mercadorias , eu nunca vi algo parecido acontecendo , mas ele alegou que essa tal queda no preço é devido a queda bruta nas vendas, e a fabrica resolveu fazer essa ação para tentar recuperar essa perca. Faço aqui esse desabafo mas tambem uma tentativa de entender , o que está acontecendo , se é algo regional, nacional, se isso tambem está acontecendo na sua região, ou se é apenas uma percepção erronia da minha cabeça. 3 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Hugo Barone Postado 16 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 16 de Outubro 9 minutes ago, Luis Gustavo Calderaro Da Silva disse: Nesses ultimos 2 anos , notamos uma queda nas vendas e a diminuição do nosso ticket médio, Oi @Luis Gustavo Calderaro Da Silva como vai? Eu realmente admiro os empresários aqui no Brasil como muitos de vocês que estão aqui na comunidade. Eu sou autônomo, então não tenho a vivência e experiência de vcs, mas quando você fala nessa queda das vendas e diminuição do ticket, de quanto estamos falando objetivamente? 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luis Gustavo Calderaro Da Silva Postado 16 de Outubro Author Compartilhar Postado 16 de Outubro 7 minutes ago, Hugo Barone disse: Oi @Luis Gustavo Calderaro Da Silva como vai? Eu realmente admiro os empresários aqui no Brasil como muitos de vocês que estão aqui na comunidade. Eu sou autônomo, então não tenho a vivência e experiência de vcs, mas quando você fala nessa queda das vendas e diminuição do ticket, de quanto estamos falando objetivamente? Oi @Hugo Barone,vou bem e você? Tivemos uma boa queda em geral, de uma faturamento bruto de R$60 mil em média caiu para R$40 a 45 mil média. As maiores quedas foram dos serviços de banho e tosa , a frequencia de visita dos clientes diminuiu pela metade. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Francisco Viégas Vianna Postado 16 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 16 de Outubro (edited) Fala, @Luis Gustavo Calderaro Da Silva, espero que esteja tudo bem aí. Longe de mim tentar simplificar com uma resposta de algumas linhas o que está acontecendo, mas acho que é um sinal claro dos efeitos de uma taxa selic alta na nossa economia. E pior... quando achávamos que a coisa ia começar a melhorar, a expectativa agora é que volte a subir novamente. Vendo que vc é da turma 36, vou arriscar um resumo aqui: A taxa SELIC é a nossa taxa básica de juros. Basicamente ele acaba determinando o custo do dinheiro, ou seja, se alguém quiser pegar crédito (desde o cara que quer subir 200,00 no limite do cartão, até as empresas emitindo dezenas de milhões em dívida) tem que pagar mais juros. Isso diminui a circulação de dinheiro em toda a economia, e é um mecanismo para conter a inflação (como comerciante vc deve ter percebido como o preço de tudo subiu muito nos últimos anos) Só que aí, quando tá todo mundo com menos dinheiro na mão e tá tudo caro, a maioria das pessoas acaba se vendo obrigada a cortar gastos, dar uma segurada. E o ramo do teu negócio eu arrisco dizer que é um dos primeiros a rodar nessa dança aí. Claro, a parte de banho e tosa. A venda de ração eu imagino que não tenha sido tão afetada. No máximo a galera vai optar por produtos mais baratos, ngn deixa de alimentar o pet. Acredita-se que com a redução da taxa de juros, esse cenário melhore novamente, mas as perspectivas que eram pra 2025 agora meio que ninguém sabe mais o que esperar. A melhor pista que temos é o novo presidente do BC, que foi indicado pelo Lula agora. O Lula tem falado muito mal da elevada taxa de juros e espera-se que ela realmente caia. Mas vai saber.... Editado 16 de Outubro por Francisco Viégas Vianna 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Hugo Barone Postado 16 de Outubro Compartilhar Postado 16 de Outubro 4 minutes ago, Luis Gustavo Calderaro Da Silva disse: Oi @Hugo Barone,vou bem e você? Tivemos uma boa queda em geral, de uma faturamento bruto de R$60 mil em média caiu para R$40 a 45 mil média. As maiores quedas foram dos serviços de banho e tosa , a frequencia de visita dos clientes diminuiu pela metade. Ok, uma queda expressiva de mais de 30%. Interessante notar que recentemente estive lendo sobre o mercado pet no Brasil e os dados me pareceram em franco crescimento. Algo a se destacar é que tem se tornado um mercado mais robusto e estruturado (Petz tem capital aberto na bolsa por exemplo). Tenho poucas dúvidas que a sua empresa deve estar sofrendo por concorrência e pressão de mercado ao invés de escassez de consumidor. A tendência é do brasileiro gastar cada vez mais com esse tipo de mercado. Obviamente sem querer me intrometer e até sendo um pouco inocente, você leva em consideração o marketing/ divulgação do seu negócio, além de parcerias locais? 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Gustavo Henrique Gomes Postado 16 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 16 de Outubro Boa tarde, tudo bem? Gostaria de deixar uma pequena observação sobre o mercado de rações. No que se refere ao mercado de rações, trabalho em uma empresa do setor de proteína animal, onde os subprodutos gerados no processo produtivo são processados e vendidos para a fabricação de farinha, utilizada na composição de rações para pets. O mercado de proteína animal está vivendo seu melhor ano em talvez uma década, enquanto o segmento de subprodutos enfrenta o pior desempenho no mesmo período. Normalmente, quando o mercado de proteína vai mal, os subprodutos ajudam a sustentar o setor, e quando a proteína está em alta, os subprodutos tendem a sofrer. Os preços da farinha caíram mais de 15% em relação a 2023, e o mercado atribui essa queda ao alto nível de estoque que algumas fábricas mantiveram ao longo do ano. Acredito que essa redução no preço das rações esteja relacionada a esse movimento. No entanto, vale ressaltar que o mercado é bastante cíclico; um ano ruim em 2024 não significa necessariamente que 2025 seguirá a mesma tendência. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jaimson Bispo Postado 16 de Outubro Compartilhar Postado 16 de Outubro 35 minutes ago, Hugo Barone disse: Interessante notar que recentemente estive lendo sobre o mercado pet no Brasil e os dados me pareceram em franco crescimento. Eu não li nada, mas pelo menos aqui na região onde moro, vejo como um mercado em pleno crescimento, tem gente que se preocupa mais com os pets que com os filhos.. hehhehe 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Thiago Moreira Borges Postado 16 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 16 de Outubro A minha irmã é empresária no ramo pet e o que eu vejo também é um crescimento bem expressivo nesse mercado. Um ponto a se observar é o processo de evolução, as pessoas tem tratado pet muito mais como filho do que como animal. Então eu vejo muitos locais na minha cidade que eram bem tradicionais no meio de tratar os "bixanos" foram ficando pra trás e fechando. O modelo de negócio da minha irmã conta com creche, piscina para eles etc. chama bastante atenção nos detalhes e segue essa tendência de mercado. Outro ponto extremamente sensível é que qualquer MÍNIMO erro no tratamento desses "filhos" pode acabar pra sempre com a reputação do local, eu morro de preocupação nesse sentido. Desde um simples corte numa tosa ou um erro médico num procedimento cirúrgico. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Igor Menezes Marinho De Souza Postado 16 de Outubro Compartilhar Postado 16 de Outubro Então, se o petshop (banho e tosa) estivesse com o faturamento diminuindo aqui na minha região eu acharia que seria devido a concorrência. Moro da região do vale do paraíba em SP, e perto da minha casa (coisa de 5min andando ) tem pelo menos uns 3 banho e tosa. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evandro Postado 16 de Outubro Compartilhar Postado 16 de Outubro A preocupação crescente é justificável e em todas as áreas. Que pena! Como empreender sob um plano de negócio eficiente? O que vejo são os modismos de sempre. Mas há outro meio de proceder? Deve existir, obviamente. Fácil não está! Se surge uma ideia, física ou virtual de negócio, as cópias acontecem numa velocidade enorme; daí à saturação… um pulo. Exemplos não faltam: dos cuidados com os pets às hamburguerias, passando por essa doideira de ser influencer da coisa nenhuma aos borbotões. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Cliscerio Cavalcante Uchoa Postado 16 de Outubro Compartilhar Postado 16 de Outubro Tenho um deposito de construções. Aqui esta "normal" tem dia q vende, tem dia q não vende. Mas aqui tenho a vantagem de ser bem antigo, ja tenho nome. Acredito pra quem ta começando é bem mais complicado. O Certo é fazer um estudo, ver pessoalmente se alguem do segmento esta crescendo. Geralmente nunca é ruim pra todo mundo e tem q ver onde estão acertando. Pode ver q numa crisce sempre alguma empresa cresce. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tarcísio Nascimento Postado 16 de Outubro Compartilhar Postado 16 de Outubro 6 horas atrás, Luis Gustavo Calderaro Da Silva disse: Boa tarde amigos! Sou comerciante no ramo de rações e banho e tosa, tenho 34 anos de idade e estou nesse mercado há 20 anos . Nesses ultimos 2 anos , notamos uma queda nas vendas e a diminuição do nosso ticket médio, eu e minha esposa (minha sòcia ) estavamos planejando uma ampliação da empresa e uma nova contratação, porem conversando com parceiros de outras loja e tambem vendedores , os relatos eram sempre os mesmos , queda nas vendas e o sumiço do dinheiro do mercado . Minha ansiedade está em niveis alarmante, pois me parece que não é um problema só da minha gestão , mas algo macro economico. Por enquanto congelei os investimento que faria na minha empresa por estar com esses receios perante a economia A poucos minutos saiu um vendedor da minha loja , veio anunciar que a marca de ração que ele vende( lider de mercado na região) vai baixar o valor das mercadorias , eu nunca vi algo parecido acontecendo , mas ele alegou que essa tal queda no preço é devido a queda bruta nas vendas, e a fabrica resolveu fazer essa ação para tentar recuperar essa perca. Faço aqui esse desabafo mas tambem uma tentativa de entender , o que está acontecendo , se é algo regional, nacional, se isso tambem está acontecendo na sua região, ou se é apenas uma percepção erronia da minha cabeça. @Luis Gustavo Calderaro Da Silva Esse ramo, eu não conheço bem, é claro, tem a questão da macro economia que influencia isso é fato. Por mais que exista macro economia, ninguém deixará de ter pets, por aperto eles ainda assim precisam ser alimentados, o que pode ocorrer é uma mudança para uma marca de valor abaixo, isso seria inevitável. Eu tenho pet, sou de Aracaju, uma capital pequena, mas chegou um pouco depois, mas chegou tanto a Petz, quanto a Cobasi, merece uma análise se os clientes não estão migrando e-comerce, aqui tem uma empresa local, que subiu o investimento em propaganda, justamente para não peder tanto mercado, essa empresa chama-se: Atalaia rações. Você poderia avaliar, além da questão macro econômica, se essa baixa de faturamento, pode estar ligada ao comportamento de compra do cliente, se não tem como concorrer com e-comerce, da o diferencial no prazo de entrega, atendimento, agregue valor ao cliente, uma sugestão claro, mas empreender no Brasil, precisa muito passar pelo processo de adaptação. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Anderson Silva Brasil Postado 17 de Outubro Compartilhar Postado 17 de Outubro 8 horas atrás, Luis Gustavo Calderaro Da Silva disse: Boa tarde amigos! Sou comerciante no ramo de rações e banho e tosa, tenho 34 anos de idade e estou nesse mercado há 20 anos . Nesses ultimos 2 anos , notamos uma queda nas vendas e a diminuição do nosso ticket médio, eu e minha esposa (minha sòcia ) estavamos planejando uma ampliação da empresa e uma nova contratação, porem conversando com parceiros de outras loja e tambem vendedores , os relatos eram sempre os mesmos , queda nas vendas e o sumiço do dinheiro do mercado . Minha ansiedade está em niveis alarmante, pois me parece que não é um problema só da minha gestão , mas algo macro economico. Por enquanto congelei os investimento que faria na minha empresa por estar com esses receios perante a economia A poucos minutos saiu um vendedor da minha loja , veio anunciar que a marca de ração que ele vende( lider de mercado na região) vai baixar o valor das mercadorias , eu nunca vi algo parecido acontecendo , mas ele alegou que essa tal queda no preço é devido a queda bruta nas vendas, e a fabrica resolveu fazer essa ação para tentar recuperar essa perca. Faço aqui esse desabafo mas tambem uma tentativa de entender , o que está acontecendo , se é algo regional, nacional, se isso tambem está acontecendo na sua região, ou se é apenas uma percepção erronia da minha cabeça. Acredito que estamos sempre sujeitos a fatores externos e por mais que acreditemos que estamos prestando um bom trabalho ou serviço, podemos estar entrando dentro de uma zona de conforto. A mesmice e um concorrente diferenciado acabam impactando de forma negativa em conjunto com os desafios financeiros de nossos clientes e também do mercado. Já pensou em disparar um algumas perguntas em paralelo a alguma campanha aos seus clientes? Acredito que poucas pessoas estejam dispostas a responder o que você precisa ao acaso. Mas uma campanha promocional pode propiciar o interesse real em lhes dar a resposta ao que você procura. Não só preço, e produto, mas um serviço que você possa não estar executando ainda. Acredito que por sua experiência já tenha tentado algo do tipo, mas vai que de repente eu consegui engatilhar alguma luz. Espero ter podido ajudar de alguma forma @Luis Gustavo Calderaro Da Silva 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
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